Vitória

Fonte: Monarquia Wiki
Vitória
Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Imperatriz da Índia
Vitória
Retrato por Alexander Bassano, 1882
Rainha do Reino Unido
Reinado 20 de junho de 1837
a 22 de janeiro de 1901
Coroação 28 de junho de 1838
Antecessor(a) Guilherme IV
Sucessor(a) Eduardo VII
Imperatriz da Índia
Reinado 1 de maio de 1876
a 22 de janeiro de 1901
Delhi Durbar 1 de janeiro de 1877
Sucessor Eduardo VII
 
Nascimento 24 de maio de 1819
  Palácio de Kensington, Londres, Reino Unido
Morte 22 de janeiro de 1901 (81 anos)
  Osborne House, Ilha de Wight, Reino Unido
Sepultado em 4 de fevereiro de 1901, Mausoléu Real, Frogmore, Windsor, Berkshire, Reino Unido
Nome completo Alexandrina Vitória
Marido Alberto de Saxe-Coburgo-Gota
Descendência Vitória, Princesa Real do Reino Unido
Eduardo VII do Reino Unido
Alice do Reino Unido
Alfredo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota
Helena do Reino Unido
Luísa do Reino Unido
Artur, Duque de Connaught e Strathearn
Leopoldo, Duque de Albany
Beatriz do Reino Unido
Casa Hanôver
Pai Eduardo, Duque de Kent e Strathearn
Mãe Vitória de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Religião Anglicanismo
Assinatura Assinatura de Vitória

Victoria (Alexandrina Victoria; Palácio de Kensington, 24 de maio de 1819Osborne House, 22 de janeiro de 1901), cognominada "A Avó da Europa", foi Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda de 20 de junho de 1837 até sua morte em 1901. Seu reinado de 63 anos e 216 dias foi mais longo do que qualquer britânico anterior monarca e é conhecida como a era vitoriana. Foi um período de mudanças industriais, políticas, científicas e militares no Reino Unido e foi marcado por uma grande expansão do Império Britânico. Em 1876, o Parlamento britânico votou para conceder a ela o título adicional de Imperatriz da Índia.

Victoria era filha do príncipe Edward, duque de Kent e Strathearn (o quarto filho do rei George III), e da princesa Victoria de Saxe-Coburg-Saalfeld. Após a morte de seu pai e avô em 1820, ela foi criada sob supervisão de sua mãe e seu controlador, John Conroy. Ela herdou o trono aos 18 anos, depois que os três irmãos mais velhos de seu pai morreram sem sobreviver à descendência legítima. Victoria, uma monarca constitucional, tentou em particular influenciar a política do governo e as nomeações ministeriais; publicamente, ela se tornou um ícone nacional identificado com padrões rígidos de moralidade pessoal.

Victoria se casou com seu primo, o príncipe Albert de Saxe-Coburg e Gotha, em 1840. Seus filhos se casaram com famílias reais e nobres em todo o continente, ganhando o apelido de "a avó da Europa " e espalhando a hemofilia na realeza europeia. Após a morte de Albert em 1861, Victoria mergulhou em profundo luto e evitou aparições públicas. Como resultado de sua reclusão, o republicanismo britânico ganhou força temporariamente, mas na segunda metade de seu reinado, sua popularidade se recuperou. Seus jubileus de ouro e diamante foram momentos de celebração pública. Victoria morreu em 1901 em Osborne Housena Ilha de Wight, aos 81 anos. A última monarca britânica da Casa de Hanover, ela foi sucedida por seu filho Eduardo VII da Casa de Saxe-Coburg e Gotha.

Referências

Notas