Vítor Emanuel, Príncipe de Nápoles

Fonte: Monarquia Wiki
Vítor Emanuel
Vítor Emanuel, Príncipe de Nápoles
Rei da Itália (de jure)
Reinado 18 de março de 1983 a
3 de fevereiro de 2024
Predecessor Humberto II da Itália
Sucessor(a) Emanuel Felisberto
 
Nascimento 12 de fevereiro de 1937
  Nápoles, Itália
Morte 3 de fevereiro de 2024 (86 anos)
  Genebra, Suíça
Nome completo  
Vitor Emanuel Alberto Carlos Theodoro Humberto Bonifácio Amadeu Bernardino Januário Maria de Saboia
Esposa Marina Ricolfi Doria
Descendência Emanuel Felisberto
Casa Saboia
Pai Humberto II da Itália
Mãe Maria José da Bélgica
Religião Catolicismo
Brasão

Vítor Emanuel, em italiano: Vittorio Emanuele (Nápoles, 12 de fevereiro de 1937Genebra, 3 de fevereiro de 2024) é o único filho do rei Umberto II, o último rei da Itália, e sua esposa Maria José da Bélgica. Foi o Chefe da Casa Real da Itália de 1983 até sua morte, em 2024 e adotou o título de Duque de Sabóia. Em 2006, sua chefia foi contestada pelo ramo de Aosta da Casa de Saboia, cujo atual representante é o príncipe Aimone, Duque de Aosta.

Ele viveu a maior parte de sua vida no exílio após o referendo constitucional de 1946, que viu uma maioria estreita votar pela abolição da monarquia e pela criação de uma república italiana. O próprio referendo foi visto por muitos observadores como profundamente falho devido ao fato de as fronteiras do pós-guerra da Itália não terem sido resolvidas, milhões de eleitores excluídos das listas eleitorais e fraude eleitoral em certas áreas da Itália por partidários comunistas. Ele só foi autorizado a retornar à Itália em 2002.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Vittorio Emanuele nasceu em Nápoles, filho do herdeiro do trono italiano, Umberto, príncipe do Piemonte , que mais tarde se tornaria o último rei da Itália como Umberto II, e a princesa Marie-José da Bélgica. Após seu nascimento, seu avô, o rei Victor Emmanuel III da Itália, concedeu o título de Príncipe de Nápoles a seu neto, o título foi o último carregado por seu avô antes de sua sucessão ao trono e alternado com o título de Príncipe do Piemonte cada geração como o título do herdeiro do trono.

Após o nascimento[editar | editar código-fonte]

O nascimento de Vittorio Emanuele, que deu um herdeiro masculino direto ao trono, foi saudado com grande entusiasmo em toda a Itália, com 101 salvas de tiros e uma multidão de 200.000 italianos marchando para o Palácio Real de Nápoles para comemorar o nascimento, com seu pai e sua avó, a rainha Elena aparecendo na varanda em cinco ocasiões para cumprimentar a multidão. O Príncipe Vittorio Emanuele foi batizado em Roma, na Capela Paulina do Palácio do Quirinal, em 31 de maio de 1937.

Infância e exílio[editar | editar código-fonte]

Em julho de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, o avô do príncipe Vittorio Emanuele removeu o primeiro-ministro fascista Benito Mussolini do cargo e o prendeu, substituindo-o pelo marechal da Itália, Pietro Badoglio. Apesar disso, o rei foi criticado por políticos liberais que se recusavam a servir no governo de Badoglio. Vários membros do gabinete de Badoglio também defenderam a abdicação do rei e do príncipe do Piemonte e que Vittorio Emanuele, então com seis anos, subisse ao trono sob uma regência. Durante este período, devido à demissão de Mussolini, aliado do Führer alemão Adolf Hitler, Vittorio Emanuele foi levado para a Suíça com suas irmãs por sua mãe para protegê-los de possíveis represálias nazistas.

No final das contas, o avô de Vittorio Emanuele abdicaria em 9 de maio de 1946, pouco antes de um referendo constitucional para determinar a forma de governo entre uma monarquia sob o popular pai de Vittorio Emanuele, agora rei Umberto II, ou uma república que, quando os resultados chegaram, viu uma maioria estreita votar em uma república. Apesar do próprio referendo ter sido visto por muitos observadores como profundamente falho devido às fronteiras pós-guerra da Itália não terem sido resolvidas, milhões de eleitores excluídos do rol eleitoral e fraude eleitoral em certas áreas da Itália por partidários comunistas, apesar de não aceitar o resultado, o rei Umberto II, que estava no trono há apenas 34 dias, partiu para o exílio com sua família para não arriscar uma guerra civil. O príncipe Vittorio Emanuele, de nove anos, que deixou a Itália via Nápoles em 6 de junho de 1946, ao deixar o Palácio do Quirinal pela última vez, notou o contraste entre a recepção que a família teve quando seu pai assumiu o trono um mês antes e agora:

mas como, primeiro eles nos aplaudem e depois nos mandam embora?

Impedido de colocar os pés na Itália por uma lei de exílio de 1947 aprovada pela república italiana, o príncipe Vittorio Emanuele iniciou brevemente seu exílio em Portugal, onde seu pai estabeleceria residência, antes de ser levado para morar na Suíça com sua mãe, a rainha Marie-Jose, onde ele estava matriculado em um internato. Ele estudou ciência política e economia em Genebra, na Suíça, após o que ganhou experiência trabalhando no setor financeiro antes de estabelecer um negócio de importação e exportação de helicópteros em 1966.

Casamento[editar | editar código-fonte]

No final dos anos 1950 e início dos anos 1960, o príncipe Vittorio Emanuele mantinha um relacionamento com um plebeu francês, Dominique Claudel. Seu pai, o rei Umberto, se opôs ao casamento e escreveu a seu filho que, se ele se casasse com Claudel, seria removido da linha de sucessão, perderia todos os seus títulos, incluindo o de príncipe de Nápoles, e se tornaria um cidadão comum com seu primo, o príncipe. Amedeo, duque de Aosta como o próximo na linha de sucessão ao trono. O rei afirmou ainda que tal resultado seria comunicado por ele a todos os membros da Casa de Sabóia, a todos os soberanos e chefes de famílias reais e publicamente ao povo italiano. O Príncipe Vittorio Emanuele reconheceu a carta de seu pai e resolveu pensar nas consequências de se casar com a Srta. Claudel.

O príncipe Vittorio Emanuele e Dominique Claudel mais tarde se separaram e em 1963 ele estava em um relacionamento com a esquiadora aquática suíça Marina Ricolfi-Doria. Após uma entrevista com o príncipe Vittorio Emanuele e Ricolfi-Doria publicada em uma revista italiana em julho de 1963, o rei Umberto II escreveu novamente a seu filho lembrando-o de sua carta sobre um casamento com Dominique Claudel.

O príncipe Vittorio Emanuele e Ricolfi-Doria mantiveram um relacionamento e se casaram em uma cerimônia civil em Las Vegas em 11 de janeiro de 1970. Eles se casaram religiosamente na capital iraniana Teerã em 7 de outubro de 1971. Apesar das ameaças anteriores do rei de remover Os títulos e a posição do Príncipe Vittorio Emanuele na linha de sucessão e comunicar tal ato aos membros da Casa de Saboia, soberanos e chefes de famílias reais e ao povo italiano não foram feitas tais comunicações e o Príncipe Vittorio Emanuele continuou a ser visto por autoridades como o Genealogisches Handbuch des Adels Fürstliche Häuser (sucessor do Almanach de Gotha) e Burke's Peerage como herdeiro de seu pai, uma visão nunca contestada pelo rei Umberto.

Além disso, após o nascimento do filho do casal, Emanuele Filiberto, em 1972, o rei Umberto concedeu o novo título de Príncipe de Veneza a seu neto e, no ano seguinte, em vez de retirar de seu filho o título de Príncipe de Nápoles, de fato reconheceu sua filha em lei Marina Ricolfi-Doria como Sua Alteza Real a Princesa de Nápoles.

Chefe da Casa de Sabóia[editar | editar código-fonte]

Embora barrado na Itália, o príncipe Vittorio Emanuele agitou pela restauração da monarquia. Durante a eleição presidencial de 1978, que teve nove turnos de votação, ele afirmou:

a eleição presidencial revela-se cada dia mais como a principal causa da atual instabilidade, na minha opinião uma monarquia renovada afastando a cimeira do estado da escolha partidária poderia melhor garantir a unidade nacional, a estabilidade na continuidade e o indispensável prestígio internacional

Com o pai gravemente doente, o príncipe Vittorio Emanuele pediu, sem sucesso, que a lei do exílio fosse revogada para permitir que seu pai voltasse à Itália para morrer. Após a morte de seu pai em Genebra em 18 de março de 1983, o Príncipe Vittorio Emanuele assumiu a chefia da Casa Real da Itália (a Casa de Sabóia), a soberania das ordens dinásticas da Casa de Sabóia e o título de Duque de Sabóia. Ele foi publicamente reconhecido como chefe da Casa Real Italiana pela República Italiana, soberanos reinantes e chefes das casas não reinantes e todos os trabalhos de referência genealógica publicados posteriormente. No início do ano seguinte, em 30 de janeiro de 1984, ele emitiu um decreto confirmando que sua esposa deveria ser denominada principalmente como Sua Alteza Real, a Duquesa de Sabóia.com Princesa de Nápoles para ser um título secundário. Ao mesmo tempo, emitiu um novo decreto concedendo o título de Príncipe do Piemonte a seu filho Emanuele Filiberto, Príncipe de Veneza.

Em 1993, um encontro histórico ocorreu em Bruxelas após o funeral do primo do Príncipe Vittorio Emanuele, o Rei Balduíno da Bélgica, entre Vittorio Emanuele e o Presidente da República Italiana, Oscar Luigi Scalfaro (1918-2012), onde pela primeira vez no pós 1946 era republicana, um presidente italiano e chefe da Casa Real italiana havia apertado as mãos. O encontro histórico foi notícia de primeira página nos jornais italianos e levou a especulações sobre se a monarquia seria restaurada na Itália, onde o país era visto como próximo do colapso devido a um escândalo de corrupção em andamento, uma campanha de bombardeio terrorista e uma onda de crimes da Máfia.

Em 1997, uma tentativa do governo de centro-esquerda da Itália de revogar a lei do exílio que impedia o príncipe Vittorio Emanuele e seu filho, o príncipe Emanuele Filiberto, de entrar na Itália falhou devido à oposição do Partido da Refundação Comunista. Ao fazer lobby por seu retorno, ele declarou que ele e seu filho "eram leais à nossa constituição e ao nosso presidente", o que foi bem-vindo pelos partidos políticos, mas condenado pelos monarquistas e resultou no Conselho Real de Senadores, que havia sido abolido em 1946 e restabelecido no exílio pelo rei Umberto II em 1955, declarando lealdade ao príncipe Amedeo de Savoy-Aosta, duque de Aosta.

Finalmente, em 2002, o governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi aprovou uma legislação para permitir que a constituição fosse alterada para permitir que o príncipe Vittorio Emanuele e seu filho retornassem à Itália. Depois de uma tentativa tardia fracassada de esquerdistas de reunir 500.000 assinaturas para forçar um referendo sobre o assunto, em 23 de dezembro de 2002, o príncipe Vittorio Emanuele, acompanhado de seu filho e esposa, fez seu tão esperado retorno à Itália, desembarcando perto de Roma, de onde a família real foi levada. para visitar o Papa João Paulo II no Vaticano para uma audiência privada de 20 minutos antes de retornar para sua casa em Genebra horas depois de sua chegada com o príncipe Vittorio Emanuele afirmando que uma grave lesão nas costas o impediu de ficar mais tempo. A brevidade da viagem causou revolta em todo o espectro político na Itália, com alguns vendo isso como uma afronta à Itália por não terem visitado o presidente italiano ou ficado no país por muito tempo. Enquanto os monarquistas ficaram desapontados, a família não visitou o Panteão de Roma, o local de sepultamento dos dois primeiros reis da Itália da Casa de Savoy, Victor Emmanuel II e Umberto I.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Por causa de uma série de escândalos em que o príncipe Vittorio Emanuele esteve envolvido, seu primo, o príncipe Amedeo de Savoy-Aosta, duque de Aosta, foi visto de forma mais favorável por vários italianos como apto para representar a herança real italiana.

Morte de Dirk Hamer (1978-2015)[editar | editar código-fonte]

Na noite de 17 de agosto ou na manhã de 18 de agosto de 1978, na ilha de Cavallo (que fica na costa sul da Córsega), Vittorio Emanuele descobriu que o bote de borracha de seu iate havia sido levado e preso a outro iate próximo. Armando-se com um rifle, ele tentou embarcar no navio. Ele atirou em um passageiro que havia acordado; o tiro errou o passageiro, mas feriu mortalmente um jovem de 19 anos chamado Dirk Hamer, um passageiro dormindo no convés de outro iate adjacente. O príncipe admitiu a responsabilidade civil pela morte em uma carta datada de 28 de agosto de 1978. Dirk Hamer morreu devido aos ferimentos em 7 de dezembro de 1978, e Vittorio Emanuele foi preso.

Em 11 de outubro de 1989, Vittorio Emanuele foi indiciado sob a acusação de infligir ferimentos letais e posse de uma arma perigosa. No entanto, em 18 de novembro de 1991, após treze anos de processos legais, o Tribunal de Paris o absolveu das acusações de ferimento fatal e homicídio não intencional, considerando-o culpado apenas de posse não autorizada de um rifle M1 Garand. Ele recebeu uma sentença de prisão suspensa de seis meses.

Quando encarcerado em junho de 2006, sob acusações não relacionadas de corrupção, Vittorio Emanuele foi registrado admitindo que "eu estava errado, [...] mas devo dizer que os enganei [os juízes franceses]", levando a um ligação da irmã de Dirk Hamer, Birgit, para que Vittorio Emanuele seja julgado novamente na Itália por matar seu irmão.

Birgit Hamer travou uma longa luta legal para obter o vídeo completo. Ela afirmou: "O que para nós é uma confissão é uma vanglória para ele: ele ri do fato de ter matado um menino." A história do vídeo foi divulgada pela jornalista aristocrática Beatrice Borromeo, que também escreveu o prefácio de um livro sobre o assassinato, Delitto senza castigo, de Birgit Hamer. Vittorio Emanuele processou o jornal por difamação, alegando que o vídeo havia sido manipulado. Em 2015, uma decisão judicial deu razão ao jornal. No Twitter, Borromeo postou: "Vincere una causa è sempre piacevole, ma contro Vittorio Emanuele di Savoia la goduria è doppia!"("Ganhar uma causa é sempre bom, mas contra Victor Emmanuel de Savoy o prazer é duplo"), que resultou em uma briga no Twitter com seu filho Emanuele Filiberto.

Alegações de antissemitismo (2003)[editar | editar código-fonte]

Vittorio Emanuele também disse em 2003 que as leis anti-semitas aprovadas sob o regime de Mussolini "não eram tão terríveis". Em resposta, o presidente da União das Comunidades Judaicas Italianas, Amos Luzzatto, afirmou que "não estou dizendo que foi ele quem assinou as leis raciais em 1938. Mas, como herdeiro de Savoy, Victor Emmanuel nunca se distanciou deles", em entrevista ao jornal Il Corriere della Sera.

Em 27 de janeiro de 2005, em carta publicada pelo Il Corriere della Sera, Vittorio Emanuele emitiu um pedido de desculpas à população judaica da Itália, pedindo perdão à comunidade judaica italiana e declarando que foi um erro a Família Real Italiana ter assinado o acordo racial leis de 1938.

Casamento real espanhol (2004)[editar | editar código-fonte]

Em 21 de maio de 2004, golpes foram desferidos em Madri entre o príncipe Vittorio Emanuele e o duque de Aosta. Em uma sarau realizada no Palácio da Zarzuela durante as comemorações do casamento do então Príncipe das Astúrias, Amedeo abordou Vittorio Emanuele que teria lhe dado dois socos no rosto, fazendo-o tropeçar para trás na escada. A rápida intervenção de supostamente declarou que "nunca mais" seria oferecida aos rivais uma oportunidade de abusar de sua hospitalidade. Rainha Ana-Maria da Grécia, conseguiu sustentar o Duque e impedi-lo de cair no chão. Ela o ajudou discretamente dentro de casa enquanto estancava seu rosto sangrando até que os primeiros socorros fossem administrados. Ao saber do incidente, o rei Juan Carlos I da Espanha. A ação rápida da rainha evitou o que poderia ter sido um ferimento mais sério para Amedeo e uma escalada pública do confronto.

Detenção e prisão (junho de 2006)[editar | editar código-fonte]

Em 16 de junho de 2006, Vittorio Emanuele foi detido em Varenna e preso em Potenza sob a acusação de corrupção e recrutamento de prostitutas para clientes do Casinò di Campione. O inquérito foi conduzido pelo magistrado italiano John Woodcock, de ascendência britânica, famoso pelas prisões de outros VIPs.

Depois de vários dias, Vittorio Emanuele foi libertado e colocado em prisão domiciliar. Ele foi libertado da prisão domiciliar em 20 de julho de 2006, mas teve que permanecer dentro das fronteiras da Itália. Vittorio Emanuele foi absolvido de todas as acusações nos anos de 2007 e 2010. O jornal La Repubblica informou em 2006 que Emanuele Filiberto se distanciou de seu pai após sua prisão.

Depoimento do Duque de Aosta (julho de 2006)[editar | editar código-fonte]

Pouco depois da prisão de Vittorio Emanuele, em 7 de julho de 2006, seu rival de longa data, o príncipe Amedeo, duque de Aosta, finalmente se moveu contra ele e anunciou publicamente que estava assumindo a chefia da Casa Real da Itália e todas as prerrogativas que a acompanham, incluindo o título de duque de Saboia, recebendo o apoio do presidente do Conselho de Senadores do Reino e do presidente nacional da União Monárquica Italiana.

Apesar de não ter reivindicado o cargo nos 23 anos desde a morte do rei Umberto II, o príncipe Amedeo afirmou que havia sucedido como chefe da Casa Real da Itália após a morte de Umberto II, alegando que Vittorio Emanuele e seu filho foram excluídos da sucessão devido a Vittorio O casamento de Emanuele com a plebéia Marina Ricolfi-Doria, sem o consentimento do rei Umberto II, e que consequentemente todos os decretos emitidos por Vittorio Emanuele emitidos desde 1983 eram ilegítimos.

Rivalidade com os Savoy-Aosta[editar | editar código-fonte]

O Príncipe Vittorio Emanuele respondeu em 13 de dezembro de 2006 à assunção do Duque de Aosta da chefia da Casa Real da Itália, declarando que o Duque de Aosta, sua esposa, a Princesa Silvia, Duquesa de Aosta e seu filho, o Príncipe Aimone, Duque da Apúlia foram todos privados de sua pertença às ordens dinásticas da Casa de Sabóia e que a Duquesa de Aosta não era mais reconhecida como Sua Alteza Real.

Após o Duque de Aosta e seu filho assumirem o nome "di Savoia" junto com as armas indiferenciadas da Casa Real de Sabóia e do Príncipe do Piemonte, o Príncipe Vittorio Emanuele e seu filho entraram com uma ação. A ação foi bem-sucedida, com o tribunal de Arezzo decidindo em fevereiro de 2010 que o Duque de Aosta e seu filho deveriam pagar uma indenização de 50.000 euros a seus primos e cessar o uso das armas da Casa Real e do Príncipe do Piemonte. Eles também foram proibidos de usar o nome "di Savoia", em vez disso, devem retomar o uso do nome "di Savoia-Aosta".

Como o filho do príncipe Vittorio Emanuele só não tem filho, tendo apenas duas filhas, a princesa Vittoria e a princesa Luisa, em 15 de janeiro de 2020, o príncipe Vittorio Emanuele anunciou em comunicado à imprensa que em 28 de dezembro de 2019 usou seus direitos e prerrogativas como chefe da Casa de Savoy para abolir a Lei Sálica que regia a linha de sucessão em favor da primogenitura absoluta , permitindo que seus descendentes sucedessem por ordem de nascimento independentemente do sexo com base na "igualdade entre os sexos e, além disso, uma aplicação de ambos aceita e implementada por extensa normativo internacional”. Citou "a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, aplicada no Tratado de Lisboa de 2009, que reafirmou o princípio da igualdade entre homens e mulheres e os valores e objectivos da União Europeia".

No mesmo dia, em resposta a este ato, a União Monarquista Italiana anunciou que se opunha a este ato de mudança na linha de sucessão feita pelo Príncipe de Nápoles. A mudança também foi contestada pelo Duque de Aosta e seu filho. O filho de Vittorio Emanuele provocou a filial de Aosta sobre o anúncio de seu pai declarando:

Eles estavam pensando que eu, não tendo filhos, eles finalmente teriam o que esperavam, por 150 anos, .... [mas] eles se ferraram e ficaram chateados.

No entanto, a lei de 28 de dezembro de 2019 é amplamente vista como ilegítima, já que a única sucessão masculina é estipulada pela constituição real italiana, que afirma "Artigo 2. O estado é governado por um governo monárquico representativo. O trono é hereditário de acordo com a lei sálica". E, conseqüentemente, a menos que a monarquia seja restaurada, não há mecanismo constitucional e legal para alterar a sucessão. Portanto, após a morte de Vittorio Emanuele e seu filho Emanuele Filiberto, a reivindicação da filial de Aosta, cujo chefe tem dois filhos, provavelmente aumentará significativamente.

Ancestralidade[editar | editar código-fonte]

Referências

Notas