Sara, Duquesa de Iorque

Fonte: Monarquia Wiki
Sara
Duquesa de Iorque
Sara, Duquesa de Iorque
Sara em outubro de 2017
Nascimento 15 de outubro de 1959 (64 anos)
  London Welbeck Hospital, Londres, Inglaterra
Nome completo  
pt: Sara Margarida Ferguson
en: Sarah Margaret Ferguson
Cônjuge André, Duque de Iorque (c. 1986; div. 1996)
Ocupação escritora, produtora de cinema, apresentadora
Filha(s) Beatriz de Iorque
Eugénia de Iorque
Pai Ronald Ferguson
Mãe Susan Barrantes
Assinatura Assinatura de Sara
Brasão

Sarah, duquesa de York (Sarah Margaret Ferguson; 15 de outubro de 1959), também conhecida pelo apelido de Fergie, é uma autora britânica, personalidade da televisão e membro da família real britânica, ex-esposa do príncipe Andrew, duque de York, um irmão mais novo do rei Charles III.

Ela foi criada em Dummer, Hampshire, e frequentou o Queen's Secretarial College. Mais tarde, ela trabalhou para empresas de relações públicas em Londres e depois para uma editora. Ferguson começou um relacionamento com o príncipe Andrew em 1985, e eles se casaram em 23 de julho de 1986 na Abadia de Westminster. Eles têm duas filhas, as princesas Beatrice e Eugenie. Seu casamento, separação em 1992 e divórcio em 1996 atraíram muita cobertura da mídia.

Durante e após o casamento, Sarah esteve envolvida com várias instituições de caridade como patrona e porta-voz. Seu trabalho de caridade gira principalmente em torno de ajudar pacientes com câncer e crianças. Ela é patrona do Teenage Cancer Trust desde 1990 e fundou o Children in Crisis e o Sarah's Trust. Nos anos após seu divórcio, Sarah foi alvo de escândalos que afetaram seu relacionamento com a família real, mas ela apareceu em vários eventos reais nos últimos anos. Ela é autora de vários livros para crianças e adultos e trabalhou como personalidade de TV e produtora de cinema.

Referências

Notas