Princesa Imperial do Brasil

Fonte: Monarquia Wiki
Princesa Imperial do Brasil
No cargo
Christine de Ligne

desde 15 de julho de 2022
Duração Vitalício
Criado em 1822
Primeiro titular Maria II de Portugal

Princesa Imperial é o título de cortesia criado após a proclamação da independência do Brasil, em 1822. Mesmo após a proclamação da República em 1889, o título manteve-se em uso pela família imperial brasileira. A atual detentora do título é Christine de Ligne, esposa de Antônio, Príncipe Imperial do Brasil.

Esse título foi dado à esposa do herdeiro presuntivo do trono do Império do Brasil, que existiu durante os reinados dos imperadores Pedro I e Pedro II. O título foi criado em 1824 por Pedro I, e foi usado por duas mulheres na história do Brasil:

  • Maria Leopoldina da Áustria, que se casou com Pedro I em 1817, quando ele ainda era príncipe do Brasil. Ela se tornou princesa imperial consorte quando seu marido proclamou a independência do Brasil em 1822, e imperatriz consorte quando ele foi coroado em 1824. Ela também foi rainha de Portugal como Maria II, após a morte de seu pai, João VI, em 1826. Ela morreu em 1853, aos 34 anos, devido a complicações no parto de seu décimo primeiro filho.
  • Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, que se casou com Pedro II em 1843, quando ele já era imperador do Brasil. Ela se tornou princesa imperial consorte quando seu marido abdicou do trono português em favor de sua filha mais velha, Isabel, em 1848. Ela foi cognominada de "Mãe dos Brasileiros" por sua dedicação à família e ao país. Ela foi a mãe de quatro filhos, dos quais dois morreram na infância. Ela morreu em 1889, aos 67 anos, poucos dias após a proclamação da república no Brasil, que depôs seu marido e sua filha.

Notas

Referências