Bem-vindo ao Portal da Monarquia


 ver · editar Monarquia


Uma monarquia é uma forma de governo na qual uma pessoa, a monarca, é chefe de estado por toda a vida ou até abdicação . A legitimidade política e a autoridade do monarca podem variar de restrita e amplamente simbólica (monarquia constitucional), a totalmente autocrática (monarquia absoluta) e pode abranger os domínios executivo, legislativo e judicial.

A sucessão dos monarcas tem sido principalmente hereditária, muitas vezes construindo períodos dinásticos. No entanto, eletiva e autoproclamada monarquias também ocorreram frequentemente ao longo da história. Aristocratas, embora não sejam inerentes às monarquias, muitas vezes servem como o conjunto de pessoas entre as quais o monarca é escolhido e para preencher as instituições constituintes (por exemplo, dieta e corte), dando muitas monarquias oligárquica elementos.

Monarcas podem carregar vários títulos, como imperador, imperatriz, rei e rainha. Monarquias podem formar federaçãos, uniões pessoaiss e reinoss com vassaloss através de associação pessoal com o monarca, o que é uma razão comum para monarcas portarem vários títulos.

As monarquias eram a forma mais comum de governo até o século 20, época em que as repúblicas tinham substituído muitas monarquias. Hoje quarenta e três nações soberanas no mundo têm um monarca, incluindo quinze reinos da Commonwealth que compartilham Rei Carlos III como seu chefe de estado. Fora isso, há uma série de entidades monárquicas subnacionais. A maioria das monarquias modernas tendem a ser monarquias constitucionais, mantendo sob uma constituição papéis legais e cerimoniais únicos para o monarca, exercendo poder político limitado ou nenhum poder político, semelhante aos chefes de estado em uma república parlamentar.

 ver · editar Artigo selecionado


Imperador (do Latim imperatore) é a designação dada aos soberanos de algumas nações. Aquele que rege um império. O feminino de imperador é imperatriz. Imperadores são geralmente reconhecidos como superiores aos reis em honra. Seu posto pode ser obtido por hereditariedade, ou por força, como num golpe de estado. Além disso, pode ser um posto conferido por eleição de outros soberanos, como no caso do Sacro Império Romano Germânico. No caso de haver uma imperatriz regente, seu marido não recebe título de imperador, sendo chamado simplesmente de consorte. O termo em português para imperador deriva do Latim imperatore (literalmente, "alguém que se prepara contra"; algo como "comandante"). Em alemão, o título Kaiser é usado; em idiomas eslavos, os termos usados são tsar ou czar. Ambos derivam do título romano César. Geralmente, o termo Império designa um estado composto por diferentes nações e nacionalidades, além de um estado nacional comum. Na atualidade o único país que possui um imperador como chefe de estado é o Japão.

 ver · editar Monarca selecionado


Sua Majestade Juan Carlos da Espanha (Roma, 5 de janeiro de 1938) foi até 2014, rei da Espanha. Nasceu na Itália durante o exílio do seu avô, sendo filho de Juan de Borbón y Battenberg e de Maria das Mercedes de Bourbon e Orléans, Princesa das Duas Sicílias. Por expresso desejo de seu pai, a sua formação fundamental desenvolveu-se na Espanha, onde chegou pela primeira vez aos 10 anos, procedente de Portugal, onde residiam os Condes de Barcelona desde 1946, na vila atlântica do Estoril, e foi aluno interno num colégio dos Marianos da cidade suíça de Friburgo. O ditador General Francisco Franco foi quem nomeou Juan Carlos como rei em 1969, após a Espanha já ter extinto a monarquia. Após a morte de Franco, conseguiu fazer a transição pacífica do regime franquista para a democracia parlamentar.

 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Consorte selecionado


Máxima (nascida Máxima Zorreguieta; 17 de maio de 1971) é Rainha dos Países Baixos como esposa do rei Guilherme Alexandre.

Argentina de nascimento, trabalhava com marketing quando conheceu Willem-Alexander, filho mais velho e herdeiro aparente da rainha Beatriz dos Países Baixos, em 1999. Eles se casaram em 2002 e se tornaram rei e rainha com a abdicação de sua sogra em 30 de abril de 2013. Máxima promoveu integração social de imigrantes, direitos LGBT e inclusão financeira. Ela e Willem-Alexander têm três filhas, Princesas Catarina Amália, Princesa de Orange, Alexia, e Ariana dos Países Baixos, que são a primeira, segunda e terceira, respectivamente, na linha de sucessão.

 ver · editar Navegação