Página principal

Fonte: Monarquia Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bem-vindo ao Monarquia Wiki


 ver · editar O que é Monarquia?


Uma monarquia é uma forma de governo na qual uma pessoa, a monarca, é chefe de estado por toda a vida ou até abdicação . A legitimidade política e a autoridade do monarca podem variar de restrita e amplamente simbólica (monarquia constitucional), a totalmente autocrática (monarquia absoluta) e pode abranger os domínios executivo, legislativo e judicial.

A sucessão dos monarcas tem sido principalmente hereditária, muitas vezes construindo períodos dinásticos. No entanto, eletiva e autoproclamada monarquias também ocorreram frequentemente ao longo da história. Aristocratas, embora não sejam inerentes às monarquias, muitas vezes servem como o conjunto de pessoas entre as quais o monarca é escolhido e para preencher as instituições constituintes (por exemplo, dieta e corte), dando muitas monarquias oligárquica elementos.

Monarcas podem carregar vários títulos, como imperador, imperatriz, rei e rainha. Monarquias podem formar federaçãos, uniões pessoaiss e reinoss com vassaloss através de associação pessoal com o monarca, o que é uma razão comum para monarcas portarem vários títulos.

As monarquias eram a forma mais comum de governo até o século 20, época em que as repúblicas tinham substituído muitas monarquias. Hoje quarenta e três nações soberanas no mundo têm um monarca, incluindo quinze reinos da Commonwealth que compartilham Rei Carlos III como seu chefe de estado. Fora isso, há uma série de entidades monárquicas subnacionais. A maioria das monarquias modernas tendem a ser monarquias constitucionais, mantendo sob uma constituição papéis legais e cerimoniais únicos para o monarca, exercendo poder político limitado ou nenhum poder político, semelhante aos chefes de estado em uma república parlamentar.


 ver · editar O que é o site Monarquia Wiki?


Monarquia Wiki, um projeto de enciclopédia gratuita em português sobre monarquia e escrito de maneira colaborativa, e hospedado na Miraheze, formada por 867 artigos. A Monarquia Wiki é disponível em apenas um idioma, o português.

Edição

Não tenha medo de editar artigos. Qualquer pessoa pode editar qualquer página da Monarquia Wiki! Clique no separador Editar no topo da página que quer melhorar.

  • Cite suas fontes - não descartamos automaticamente nenhuma fonte, portanto, se você estiver adicionando conteúdo a um artigo, insira detalhes das fontes usadas no texto. Quando necessário, a comunidade pode avaliar e discutir a confiabilidade das fontes de forma civilizada.
  • Atribuição - você pode importar artigos da Wikipedia, porém, anexe o aviso de atribuição {{Wikipédia2|Nome do artigo na Wikipédia}}
  • Divirta-se - mais importante ainda, divirta-se compartilhando seu interesse pela família real com pessoas que pensam como você. Todos os editores bem-intencionados são bem-vindos, e aqueles que desejam danificar o artigo serão banidos.

Tenho que me registrar?

Na Monarquia Wiki, não é obrigatório ter uma conta de usuário. Mais, sendo um usuário, você pode:

  • Dependendo do tempo e das suas contribuições:
    • Subir de nível (exemplo: administrador e etc...)
 ver · editar Artigo selecionado


Imperador (do Latim imperatore) é a designação dada aos soberanos de algumas nações. Aquele que rege um império. O feminino de imperador é imperatriz. Imperadores são geralmente reconhecidos como superiores aos reis em honra. Seu posto pode ser obtido por hereditariedade, ou por força, como num golpe de estado. Além disso, pode ser um posto conferido por eleição de outros soberanos, como no caso do Sacro Império Romano Germânico. No caso de haver uma imperatriz regente, seu marido não recebe título de imperador, sendo chamado simplesmente de consorte. O termo em português para imperador deriva do Latim imperatore (literalmente, "alguém que se prepara contra"; algo como "comandante"). Em alemão, o título Kaiser é usado; em idiomas eslavos, os termos usados são tsar ou czar. Ambos derivam do título romano César. Geralmente, o termo Império designa um estado composto por diferentes nações e nacionalidades, além de um estado nacional comum. Na atualidade o único país que possui um imperador como chefe de estado é o Japão.

 ver · editar Monarca selecionado


Maomé VI de Marrocos (em árabe: محمد السادس) (Rabat, 21 de agosto de 1963) é rei de Marrocos desde a morte de seu pai Hassan II, em 1999. Como filho mais velho do rei Hassan II de Marrocos e sua esposa, Lalla Latifa Hammou, de uma importante tribo norte-africana, antes de se tornar rei, foi detentor do título de príncipe herdeiro. Ele foi coroado a 23 de Julho de 1999, somente algumas horas depois da morte de seu pai. O jovem rei logo se tornou um modernizador que tem assegurado a legalidade de uma monarquia constitucional, um sistema político que tem vigorado em Marrocos desde a constituição de 1972.

 ver · editar Membro da realeza selecionado


Akiko de Mikasa (em japonês: 彬子女王; Tóquio, 20 de dezembro de 1981) é um membro da Casa Imperial do Japão e a filha mais velha do príncipe Tomohito de Mikasa e da princesa Nobuko de Mikasa. Tem uma irmã mais nova, a princesa Yōko de Mikasa.

Durante sua formação acadêmica, ela passou um ano na Inglaterra, estudando História e Arqueologia na Universidade de Oxford. Obteve seu bacharelado em História pela Universidade de Gakushuin em março de 2004. Ainda em 2004, ela retornou à Inglaterra, como doutoranda no Instituto Oriental da Universidade de Oxford. Em dezembro de 2006, a princesa auxiliou a Universidade de Tóquio na abertura de uma exibição especial sobre um movimento artístico conhecido como Japonismo.

Em 6 de junho de 2012, seu pai faleceu após longa batalha contra o câncer que culminou em falência de múltiplos órgãos. Akiko foi a principal pranteadora, durante o funeral xintoísta ocorrido no cemitério imperial de Toshimagaoka, em Tóquio.

 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Eventos atuais


  • 14 de janeiro de 2024: S.M o Rei Frederico X torna-se o novo rei da Dinamarca.
  • 1 de janeiro de 2024: S.M a Rainha Margarida II abdica do trono da Dinamarca.

Mortes recentes: • Vítor Emanuel, Príncipe de Nápoles

 ver · editar Sabia que


 ver · editar Consorte selecionado


Máxima (nascida Máxima Zorreguieta; 17 de maio de 1971) é Rainha dos Países Baixos como esposa do rei Guilherme Alexandre.

Argentina de nascimento, trabalhava com marketing quando conheceu Willem-Alexander, filho mais velho e herdeiro aparente da rainha Beatriz dos Países Baixos, em 1999. Eles se casaram em 2002 e se tornaram rei e rainha com a abdicação de sua sogra em 30 de abril de 2013. Máxima promoveu integração social de imigrantes, direitos LGBT e inclusão financeira. Ela e Willem-Alexander têm três filhas, Princesas Catarina Amália, Princesa de Orange, Alexia, e Ariana dos Países Baixos, que são a primeira, segunda e terceira, respectivamente, na linha de sucessão.

 ver · editar Navegação