Página principal

Bem-vindo ao Monarquia Wiki


 ver · editar O que é Monarquia?


Uma monarquia é uma forma de governo na qual uma pessoa, a monarca, é chefe de estado por toda a vida ou até abdicação . A legitimidade política e a autoridade do monarca podem variar de restrita e amplamente simbólica (monarquia constitucional), a totalmente autocrática (monarquia absoluta) e pode abranger os domínios executivo, legislativo e judicial.

A sucessão dos monarcas tem sido principalmente hereditária, muitas vezes construindo períodos dinásticos. No entanto, eletiva e autoproclamada monarquias também ocorreram frequentemente ao longo da história. Aristocratas, embora não sejam inerentes às monarquias, muitas vezes servem como o conjunto de pessoas entre as quais o monarca é escolhido e para preencher as instituições constituintes (por exemplo, dieta e corte), dando muitas monarquias oligárquica elementos.

Monarcas podem carregar vários títulos, como imperador, imperatriz, rei e rainha. Monarquias podem formar federaçãos, uniões pessoaiss e reinoss com vassaloss através de associação pessoal com o monarca, o que é uma razão comum para monarcas portarem vários títulos.

As monarquias eram a forma mais comum de governo até o século 20, época em que as repúblicas tinham substituído muitas monarquias. Hoje quarenta e três nações soberanas no mundo têm um monarca, incluindo quinze reinos da Commonwealth que compartilham Rei Carlos III como seu chefe de estado. Fora isso, há uma série de entidades monárquicas subnacionais. A maioria das monarquias modernas tendem a ser monarquias constitucionais, mantendo sob uma constituição papéis legais e cerimoniais únicos para o monarca, exercendo poder político limitado ou nenhum poder político, semelhante aos chefes de estado em uma república parlamentar.


 ver · editar O que é o site Monarquia Wiki?


Monarquia Wiki, um projeto de enciclopédia gratuita em português sobre monarquia e escrito de maneira colaborativa, e hospedado na Miraheze, formada por 867 artigos. A Monarquia Wiki é disponível em apenas um idioma, o português.

Edição

Não tenha medo de editar artigos. Qualquer pessoa pode editar qualquer página da Monarquia Wiki! Clique no separador Editar no topo da página que quer melhorar.

  • Cite suas fontes - não descartamos automaticamente nenhuma fonte, portanto, se você estiver adicionando conteúdo a um artigo, insira detalhes das fontes usadas no texto. Quando necessário, a comunidade pode avaliar e discutir a confiabilidade das fontes de forma civilizada.
  • Atribuição - você pode importar artigos da Wikipedia, porém, anexe o aviso de atribuição {{Wikipédia2|Nome do artigo na Wikipédia}}
  • Divirta-se - mais importante ainda, divirta-se compartilhando seu interesse pela família real com pessoas que pensam como você. Todos os editores bem-intencionados são bem-vindos, e aqueles que desejam danificar o artigo serão banidos.

Tenho que me registrar?

Na Monarquia Wiki, não é obrigatório ter uma conta de usuário. Mais, sendo um usuário, você pode:

  • Dependendo do tempo e das suas contribuições:
    • Subir de nível (exemplo: administrador e etc...)
 ver · editar Artigo selecionado


A monarquia constitucional, surgiu na Europa nos finais do século XVII, com a Revolução Gloriosa inglesa, em 1688. A sua característica principal reside no facto do exercício da autoridade estatal do monarca estar na dependência de um Parlamento que está reunido de forma permanente. O monarca personifica a autoridade do Estado. A sucessão monárquica pode estar regulamentada pela legislação estatal ou por preceitos de ordem familiar. Desde meados do XIX, a monarquia constitucional apresenta frequentemente uma forma democrática de estado, com as regras constitucionais daí decorrentes. A sucessão pode ser eletiva ou hereditária, conforme os países ou épocas. A monarquia inglesa, desde o século XVII, adotou este tipo de monarquia, tornando-se na mais antiga democracia do mundo e servindo de modelo a todas as democracias atuais (sejam elas monárquicas ou republicanas).

 ver · editar Monarca selecionado


Sua Majestade Juan Carlos da Espanha (Roma, 5 de janeiro de 1938) foi ate 2014, rei da Espanha. Nasceu na Itália durante o exílio do seu avô, sendo filho de Juan de Borbón y Battenberg e de Maria das Mercedes de Bourbon e Orléans, Princesa das Duas Sicílias. Por expresso desejo de seu pai, a sua formação fundamental desenvolveu-se na Espanha, onde chegou pela primeira vez aos 10 anos, procedente de Portugal, onde residiam os Condes de Barcelona desde 1946, na vila atlântica do Estoril, e foi aluno interno num colégio dos Marianos da cidade suíça de Friburgo. O ditador General Francisco Franco foi quem nomeou Juan Carlos como rei em 1969, após a Espanha já ter extinto a monarquia. Após a morte de Franco, conseguiu fazer a transição pacífica do regime franquista para a democracia parlamentar.

 ver · editar Membro da realeza selecionado


Harry, Duque de Sussex (Henry Charles Albert David; Londres, 15 de setembro de 1984), é o filho mais novo de Carlos III do Reino Unido, e sua primeira esposa Diana Spencer. Seus avós paternos são a rainha Isabel II do Reino Unido e o príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. Ele é o quinto na linha de sucessão ao trono britânico atrás de seu irmão e seus dois sobrinhos.

 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Eventos atuais


  • 14 de janeiro de 2024: S.M o Rei Frederico X torna-se o novo rei da Dinamarca.
  • 1 de janeiro de 2024: S.M a Rainha Margarida II abdica do trono da Dinamarca.

Mortes recentes: • Vítor Emanuel, Príncipe de Nápoles

 ver · editar Sabia que


 ver · editar Consorte selecionado


Maria de Teck (Londres, 26 de maio de 1867Westminster, 24 de março de 1953) foi rainha consorte do Reino Unido e dos Domínios britânicos e imperatriz consorte da Índia, como a esposa do rei-imperador Jorge V. Embora fosse tecnicamente uma princesa de Teck, do Reino de Württemberg, ela nasceu e foi criada no Reino Unido. Seus pais eram o príncipe Francisco, Duque de Teck, de origem alemã, e a princesa Maria Adelaide de Cambridge, da família real britânica. Aos 24 anos de idade, foi prometida em casamento ao príncipe Alberto Vitor, filho mais velho do Príncipe de Gales, mas, seis semanas após o anúncio do noivado, ele morreu de pneumonia. No ano seguinte, ela envolveu-se com o irmão de Alberto, Jorge, que posteriormente tornou-se rei.

 ver · editar Navegação