Página principal

Fonte: Monarquia Wiki
Bem-vindos ao Monarquia Wiki
A wiki das monarquias que todos podem editar.
Quarta-feira, 12 de junho de 2024
867 artigos em português


 ver · editar O que é Monarquia?


Uma monarquia é uma forma de governo na qual uma pessoa, a monarca, é chefe de estado por toda a vida ou até abdicação . A legitimidade política e a autoridade do monarca podem variar de restrita e amplamente simbólica (monarquia constitucional), a totalmente autocrática (monarquia absoluta) e pode abranger os domínios executivo, legislativo e judicial.

A sucessão dos monarcas tem sido principalmente hereditária, muitas vezes construindo períodos dinásticos. No entanto, eletiva e autoproclamada monarquias também ocorreram frequentemente ao longo da história. Aristocratas, embora não sejam inerentes às monarquias, muitas vezes servem como o conjunto de pessoas entre as quais o monarca é escolhido e para preencher as instituições constituintes (por exemplo, dieta e corte), dando muitas monarquias oligárquica elementos.

Monarcas podem carregar vários títulos, como imperador, imperatriz, rei e rainha. Monarquias podem formar federaçãos, uniões pessoaiss e reinoss com vassaloss através de associação pessoal com o monarca, o que é uma razão comum para monarcas portarem vários títulos.

As monarquias eram a forma mais comum de governo até o século 20, época em que as repúblicas tinham substituído muitas monarquias. Hoje quarenta e três nações soberanas no mundo têm um monarca, incluindo quinze reinos da Commonwealth que compartilham Rei Carlos III como seu chefe de estado. Fora isso, há uma série de entidades monárquicas subnacionais. A maioria das monarquias modernas tendem a ser monarquias constitucionais, mantendo sob uma constituição papéis legais e cerimoniais únicos para o monarca, exercendo poder político limitado ou nenhum poder político, semelhante aos chefes de estado em uma república parlamentar.


 ver · editar O que é o site Monarquia Wiki?


Monarquia Wiki, um projeto de enciclopédia gratuita em português sobre monarquia e escrito de maneira colaborativa, e hospedado na Miraheze, formada por 867 artigos. A Monarquia Wiki é disponível em apenas um idioma, o português.

Edição

Não tenha medo de editar artigos. Qualquer pessoa pode editar qualquer página da Monarquia Wiki! Clique no separador Editar no topo da página que quer melhorar.

  • Cite suas fontes - não descartamos automaticamente nenhuma fonte, portanto, se você estiver adicionando conteúdo a um artigo, insira detalhes das fontes usadas no texto. Quando necessário, a comunidade pode avaliar e discutir a confiabilidade das fontes de forma civilizada.
  • Atribuição - você pode importar artigos da Wikipedia, porém, anexe o aviso de atribuição {{Wikipédia2|Nome do artigo na Wikipédia}}
  • Divirta-se - mais importante ainda, divirta-se compartilhando seu interesse pela família real com pessoas que pensam como você. Todos os editores bem-intencionados são bem-vindos, e aqueles que desejam danificar o artigo serão banidos.

Tenho que me registrar?

Na Monarquia Wiki, não é obrigatório ter uma conta de usuário. Mais, sendo um usuário, você pode:

  • Dependendo do tempo e das suas contribuições:
    • Subir de nível (exemplo: administrador e etc...)
 ver · editar Artigo selecionado


Uma rainha reinante (PL: rainha reinante) é uma mulher monarca, equivalente em posição e título a um rei, que reina suo jure (por direito próprio) sobre um reino conhecido como um "reino"; em oposição a uma rainha consorte, que é a esposa de um rei reinante; ou uma rainha regente, que é a guardiã de uma criança monarca e governa pro tempore no lugar da criança, seja de jure na partilha do poder ou de facto no governo sozinho. Ela às vezes é chamada de mulher rei.

 ver · editar Monarca selecionado


Sua Majestade Isabel II ou Elizabeth II (Londres, 21 de abril de 1926 - Castelo de Balmoral, 8 de setembro de 2023) foi até sua morte em 2022, Rainha do Reino Unido e de quinze outros estados independentes conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações, além de chefe da Commonwealth formada por 53 estados. É também a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e, em alguns de seus reinos, possui ainda o título de Defensora da Fé. Ao ascender ao trono em 6 de fevereiro de 1952, Isabel se tornou a Chefe da Comunidade Britânica e rainha de sete países independentes: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão. Entre 1956 e 1992 o número de reinos variou já que certos territórios ganharam sua independência e outros tornaram-se repúblicas. Atualmente, além dos quatro primeiros estados mencionados, Isabel é rainha da Jamaica, Barbados, Bahamas, Granada, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Belize, Antígua e Barbuda e São Cristóvão e Nevis.

 ver · editar Membro da realeza selecionado


Antônio, Príncipe Imperial do Brasil (Antonio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga; Rio de Janeiro, 24 de junho de 1950) é o herdeiro presuntivo do trono brasileiro, como irmão de Bertrand. Ele é filho de Pedro Henrique, Príncipe do Brasil e da princesa Maria Isabel da Baviera. Sendo neto de Luís, Príncipe Imperial do Brasil, bisneto da imperatriz Isabel I e tataraneto do imperador Pedro II.

Antônio é o atual titular do título Príncipe Imperial do Brasil de acordo com as reivindicações disputadas do ramo Vassouras (ramo da família imperial brasileira), sendo o segundo na linha de sucessão ao trono brasileiro como herdeiro de seu irmão mais velho, Bertrand, Príncipe do Brasil. Ele também é engenheiro e pintor aposentado. Ativo na promoção da causa da restauração da monarquia no Brasil, Príncipe Antônio representa a Família imperial brasileira na maioria dos eventos que acontecem no Rio de Janeiro, onde mora, tendo ocasionalmente representado também na Europa e percorrido o país em campanhas monarquistas. Menos franco do que seus irmãos mais velhos em questões políticas e controversas, o príncipe Antonio é frequentemente visto como uma alternativa menos conservadora em quem alguns monarquistas depositam sua confiança.

 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Sabia que


 ver · editar Consorte selecionado


Masenate Mohato Seeiso (nascida Anna Karabo Motšoeneng; 02 de junho de 1976) é a rainha consorte do Lesoto como esposa do rei Letsie III do Lesoto. Ela foi a primeira pessoa comum na história moderna a se casar com um membro da família real do Lesoto. Desde que se tornou rainha, é patrona de várias instituições de caridade e trabalhou para promover o trabalho de projetos relacionados ao HIV/AIDS.

Ela estudou na Universidade Nacional do Lesoto obtendo bacharelado em ciências.

Masenate e Letsie III casaram-se em 18 de fevereiro de 2000, no Estádio de Setsoto, mesmo aonde o rei havia sido coroado. Foi a primeira vez que um rei do Lesoto se casou com uma plebeia. O casal tem três filhos Princesa Senate, Princesa Masseiso e Príncipe Lerotholi.

 ver · editar Navegação


|}