Nicolau II

Fonte: Monarquia Wiki
(Redirecionado de Nicolau II da Rússia)
Nicolau II
Imperador e Autocrata de Todas as Rússias
Nicolau II
Imperador da Rússia
Reinado 1 de novembro de 1894
a 15 de março de 1917
Coroação 26 de maio de 1896
Antecessor(a) Alexandre III
Sucessor(a) Monarquia abolida
 
Nascimento 18 de maio de 1868
  Palácio de Alexandre, Tsarskoye Selo, Rússia
Morte 17 de julho de 1918 (50 anos)
  Casa Ipatiev, Ecaterimburgo, RSFS da Rússia
Sepultado em 17 de julho de 1998, Catedral de Pedro e Paulo,
São Petersburgo, Rússia
Nome completo Nicolau Alexandrovich Románov
Esposa Alice de Hesse e Reno
Descendência Olga Nikolaevna da Rússia
Tatiana Nikolaevna da Rússia
Maria Nikolaevna da Rússia
Anastásia Nikolaevna da Rússia
Alexei Nikolaevich, Czarevich da Rússia
Casa Holsácia-Gottorp-Romanov
Pai Alexandre III da Rússia
Mãe Dagmar da Dinamarca
Religião Ortodoxa Russa
Assinatura Assinatura de Nicolau II

Nicolau II ou Nikolai II Alexandrovich Romanov (Palácio de Alexandre, Tsarskoye Selo, 18 de maio de 1868Casa Ipatiev, Ecaterimburgo, 17 de julho de 1918), conhecido na Igreja Ortodoxa Russa como 'São Nicolau, o Portador da Paixão", foi o último imperador da Rússia, rei do Congresso da Polônia e Grão-Duque da Finlândia, governando de 1 de novembro de 1894 até sua abdicação em 15 de março de 1917. Durante seu reinado, Nicolau apoiou as reformas econômicas e políticas promovidas por seus primeiros-ministros, Sergei Witte e Pyotr Stolypin.

Ele defendeu a modernização com base em empréstimos estrangeiros e laços estreitos com a França, mas resistiu a dar papéis importantes ao novo parlamento (a Duma). Em última análise, o progresso foi prejudicado pelo compromisso de Nicolau com o regime autocrático, forte oposição aristocrática e derrotas sofridas pelos militares russos na Guerra Russo-Japonesa e na Primeira Guerra Mundial. Em março de 1917, o apoio público a Nicolau havia diminuído e ele foi forçado a abdicar do trono, encerrando assim o governo de 304 anos da Dinastia Romanov na Rússia (1613–1917).

Nicholas assinou a Convenção Anglo-Russa de 1907, que foi projetada para combater as tentativas da Alemanha de ganhar influência no Oriente Médio; terminou o Grande Jogo de confronto entre a Rússia e o Império Britânico. Ele pretendia fortalecer a Aliança Franco-Russa e propôs a malsucedida Convenção de Haia de 1899 para promover o desarmamento e resolver pacificamente as disputas internacionais.

Internamente, ele foi criticado pela repressão de seu governo aos oponentes políticos e por sua falha percebida ou inação durante a Tragédia de Khodynka, pogroms antijudaicos , Domingo Sangrento e a repressão violenta da Revolução Russa de 1905. Sua popularidade foi ainda mais prejudicada pela Guerra Russo-Japonesa, que viu a frota russa do Báltico aniquilada na Batalha de Tsushima, junto com a perda da influência russa sobre a Manchúria e a Coréia e a anexação japonesa do sul da Ilha Sakhalin.

Durante a crise de julho, Nicolau apoiou a Sérvia e aprovou a mobilização do exército russo em 30 de julho de 1914. Em resposta, a Alemanha declarou guerra à Rússia em 1 de agosto e sua aliada França em 3 de agosto, iniciando a Primeira Guerra Mundial. As severas perdas militares levaram a um colapso do moral na frente e em casa; uma greve geral e um motim da guarnição em Petrogrado desencadearam a Revolução de Fevereiro e a desintegração da autoridade da monarquia. Depois de abdicar para si e para seu filho, Nicolau e sua família foram presos pelo Governo Provisório Russo e exilados na Sibéria. Depois que os bolcheviques tomaram o poder na Revolução de Outubro, a família foi mantida em Yekaterinburg, onde foram executados em 17 de julho de 1918.

Em 1981, Nicholas, sua esposa e seus filhos foram reconhecidos como mártires pela Igreja Ortodoxa Russa Fora da Rússia, com sede na cidade de Nova Iorque. Seu túmulo foi descoberto em 1979, mas isso não foi reconhecido até 1989. Após a queda da União Soviética, os restos mortais da família imperial foram exumados, identificados por análise de DNA e re-enterrados com um elaborado estado e igreja. cerimônia em São Petersburgo em 17 de julho de 1998, exatamente 80 anos após suas mortes. Eles foram canonizados em 2000 pela Igreja Ortodoxa Russa como portadores da paixão. Nos anos seguintes à sua morte, Nicolau foi insultado por historiadores soviéticose a propaganda do estado como um "tirano insensível" que "perseguia seu próprio povo enquanto enviava inúmeros soldados para a morte em conflitos inúteis". Apesar de ser visto de forma mais positiva nos últimos anos, a opinião da maioria entre os historiadores é que Nicolau era um governante bem-intencionado, mas pobre, que se mostrou incapaz de lidar com os desafios enfrentados por sua nação.

Referências

Notas