Maria Vladimirovna, Grã-Duquesa da Rússia

Fonte: Monarquia Wiki
Maria Vladimirovna
Chefe da Casa Imperial Russa
Reinado 21 de abril de 1992
até atualidade
Antecessor(a) Vladimir Kirillovich da Rússia
Herdeiro Jorge Mikhailovich da Rússia
 
Nascimento 23 de dezembro de 1953 (70 anos)
  Madrid, Espanha
Marido Francisco Guilherme da Prússia
Descendência Jorge Mikhailovich da Rússia
Casa Holstein-Gottorp-Romanov (nascimento)
Hohenzollern (casamento)
Pai Vladimir Kirillovich da Rússia
Mãe Leonida Georgievna Bagration-Mukhrani
Brasão

Grã-Duquesa Maria Vladimirovna (em russo: Мария Владимировна Романова; Madrid, Espanha, 23 de dezembro de 1953) é uma das pretendentes ao trono russo desde 1992, membro da Casa de Romanov da família imperial russa (que reinou como imperadores e autocratas da todas as Rússias de 1613 a 1917). Filha de Vladimir Kirillovich da Rússia e de sua esposa, Leonida Georgievna Bagration-Mukhrani.

Embora ela tenha usado a Grã-Duquesa da Rússia como seu título de pretensão com o estilo de Alteza Imperial ao longo de sua vida, seu direito de fazê-lo é contestado. Ela é uma tataraneta na linha masculina do imperador Alexandre II da Rússia.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Maria Vladimirovna nasceu em Madri, filha única do grão-duque Vladimir Kirillovich da Rússia, chefe da Família Imperial da Rússia e imperador titular da Rússia,ne da princesa Leonida Bagration-Mukhrani, de ascendência georgiana, polonesa, alemã e sueca.

Família[editar | editar código-fonte]

Seus avós paternos eram o grão-duque Kirill Vladimirovich da Rússia e a grã-duquesa Victoria Fyodorovna (nascida princesa Victoria Melita de Edimburgo e Saxe-Coburgo-Gotha), de quem ela é tataraneta da rainha Vitória. Seu padrinho era o grão-duque Andrei Vladimirovich da Rússia, para quem o príncipe Nicolau da Romênia representou na cerimônia de batismo, e sua madrinha era a rainha Ioanna da Bulgária.

Educação[editar | editar código-fonte]

Maria foi educada no Runnymede College em Madrid e Paris antes de estudar história e literatura russa na Universidade de Oxford.

Maria Vladimirovna mora em Madri. Ela é fluente em russo, inglês, francês e espanhol, e também fala um pouco de alemão, italiano e árabe.

Em 23 de dezembro de 1969, ao atingir sua maioridade dinástica, Maria fez um juramento de lealdade a seu pai, à Rússia, e de defender as Leis Fundamentais da Rússia que governavam a sucessão ao trono extinto. Ao mesmo tempo, seu pai emitiu um decreto controverso reconhecendo-a como herdeira presuntiva e declarando que, no caso de ele falecer antes de outros machos dinásticos Romanov, então Maria se tornaria a "Curadora do Trono Imperial" até a morte do última dinastia masculina. Isso foi visto como uma tentativa de seu pai de garantir que a sucessão permanecesse em seu ramo da família imperial, enquanto os chefes dos outros ramos da família imperial, os príncipesVsevolod Ioannovich do Konstantinovichi, Roman Petrovich do Nikolaevichi e o príncipe Andrei Alexandrovich do Mihailovichi declararam que as ações de seu pai eram ilegais. Acontece que Vladimir Kirillovich, que morreu em 1992, sobreviveu a todos os outros homens da dinastia Romanov, e sua filha não teve oportunidade de assumir a curadoria.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Em Dinard, em 4 de setembro de 1976 (civil) e na Capela Ortodoxa Russa em Madri, em 22 de setembro de 1976 (religiosa), Maria casou-se com o príncipe Francisco Guilherme da Prússia, seu primo de terceiro grau afastado. Ele é bisneto Hohenzollern do último imperador da Alemanha, Guilherme II, e tataraneto de Vitória, rainha do Reino Unido. Franz Wilhelm converteu-se à fé ortodoxa oriental antes do casamento, assumindo o nome de Michael Pavlovich e recebendo o título de grão-duque da Rússia do pai de Maria.

Filhos[editar | editar código-fonte]

O casal se separou em 1982, um ano após o nascimento de seu único filho, George Mikhailovich , que havia recebido o título de grão-duque da Rússia ao nascer de seu avô Vladimir. Após o divórcio em 19 de junho de 1985, Franz Wilhelm voltou a usar seu nome e estilo prussiano.

Reivindicações ao trono[editar | editar código-fonte]

Maria Vladimirovna é descendente patrilinear de Alexandre II da Rússia, que também é descendente masculino de Elimar I, Conde de Oldemburgo.

Quando Vladimir Kirillovich morreu em 21 de abril de 1992, sua filha Maria reivindicou sucedê-lo como chefe da Família Imperial Russa, alegando que ela era a única filha da última dinastia masculina da casa imperial de acordo com as leis paulinas dos Romanov. Embora o estatuto da Associação da Família Romanov (RFA), que representa outros descendentes da família Romanov, afirme a premissa de que a forma de governo da Rússia deve ser determinada democraticamente e que, portanto, a Associação e seus membros se comprometem a não adotar nenhuma posição sobre quaisquer reivindicações ao trono imperial, seus dois presidentes mais recentes se opuseram pessoalmente às reivindicações de Maria: Nicolau Romanov, Príncipe da Rússia, que manteve suas próprias reivindicações ao status dinástico e à chefia da família Romanov, declarou: "Aplicando estritamente as Leis Paulinas conforme emendadas em 1911 a todos os casamentos de igual nível, a situação é muito clara. No momento, nenhum dos imperadores ou grão-duques da Rússia deixou descendentes vivos com direitos incontestáveis ​​ao trono da Rússia", e seu irmão mais novo, o príncipe Dimitri Romanov, disse sobre a assunção de títulos de Maria, incluindo "de jure Imperatriz de todos as Rússias", "Parece que não há limites para esta farsa". Os partidários de Maria Vladimirovna apontam para o fato de que nem Nicolau nem seu irmão Dimitri tinham quaisquer reivindicações dinásticas devido àcasamento morganático de seus pais.

Pelas Leis Paulinas, ela é a legítima herdeira do trono. As Leis Paulinas enfatizam a sucessão masculina antes da feminina. Por exemplo, se o czarevich Alexei Romanov não tivesse sido assassinado em 1918 e morresse sem descendência (ou seja, sem filhos), suas irmãs Olga, Tatiana, Maria e Anastasia não se tornariam imperatrizes antes dos parentes masculinos dos Romanov. Alexandre III teve quatro filhos: Nicolau II da Rússia, cujo único filho homem morreu antes que pudesse produzir herdeiros, Grão-Duque Alexandre Alexandrovich da Rússia, que morreu pouco antes de completar 11 meses, o grão-duque George Alexandrovich da Rússia, que morreu sem descendência, e o grão-duque Michael Alexandrovich da Rússia, cujo único filho, George Mikhailovich, conde Brasov, morreu aos 20 anos, sem filhos.

A partir daí, a linha de sucessão passa para o pai de Alexandre III, Alexandre II. Seus filhos, Nicolau Alexandrovich, Tsesarevich da Rússia, e o Grão-Duque Sergei Alexandrovich da Rússia morreram sem descendência. Excluindo o futuro Alexandre III, o terceiro menino Grão-Duque Vladimir Alexandrovich da Rússia - nascido após o czarevich sem filhos e Alexandre III, cujos descendentes não podiam reivindicar a liderança por vários motivos - teve quatro filhos. O mais velho morreu na infância e o segundo mais velho, o grão-duque Kirill Vladimirovich da Rússia , teve um filho, o grão-duque Vladimir Kirillovich da Rússia. Sua única filha é a grã-duquesa Maria Vladimirovna da Rússia, tornando-a a herdeira legal do trono russo.

Após a descoberta dos restos mortais do imperador Nicolau II e da maioria de sua família imediata em 1991, Maria Vladimirovna escreveu ao presidente Boris Yeltsin sobre o enterro dos restos mortais, dizendo sobre seus primos Romanov, a quem ela não reconhece como membros da Casa Imperial (incluindo os netos da irmã de Nicolau II, a grã-duquesa Xenia), que eles "não têm o menor direito de falar o que pensam e desejam sobre esta questão. Eles só podem ir e rezar no túmulo, como qualquer outro russo, que assim desejos". A pedido da Igreja Ortodoxa Russa, Maria não reconheceu a autenticidade dos restos mortais e se recusou a comparecer à cerimônia de enterro em 1998, no entanto, de acordo com Victor Aksyuchits, ex-conselheiro de Boris Nemtsov, a razão exata por trás da ausência de Maria do enterro de estado para Nicolau II e sua família em 1998 foi motivada pela recusa do governo russo em reconhecer seu status como chefe oficial da Casa Romanov, após perguntar por meio de uma carta antes da cerimônia fúnebre. Ela também disse, em relação a alguns de seus primos Romanov, que "meu sentimento sobre eles é que agora que algo importante está acontecendo na Rússia, eles de repente acordaram e disseram: 'Ah ha! Pode haver algo a ganhar fora disso.'"

Maria espera um dia a restauração da monarquia e está “pronta para responder a um apelo do povo”. Quando questionada sobre a divisão em curso entre os descendentes dos Romanov, Maria disse:

Tentativas de depreciar meus direitos originaram-se de pessoas que, em primeiro lugar, não pertencem à Família Imperial e, em segundo lugar, ou não conhecem as leis relevantes ou pensam que outras pessoas não conhecem essas leis. Em ambos os casos, há falta de escrúpulos no trabalho. A única coisa que me lamenta é que alguns de nossos parentes desperdiçam seu tempo e energia em pequenas intrigas, em vez de se esforçarem para ser úteis para seu país. Nunca briguei com ninguém sobre esses assuntos e continuo aberto para uma discussão e cooperação com todos, incluindo, é claro, meus parentes. Mas não pode haver fundamento para cooperação sem respeito por nossas leis dinásticas, cumprindo essas leis e seguindo nossas tradições familiares.

Em 2002, Maria ficou frustrada com os conflitos internos dentro do movimento monarquista russo. Quando representantes da União dos Descendentes de Famílias Nobres, uma das duas associações nobres rivais (a outra, mais antiga sendo a Assembléia da Nobreza Russa), foram descobertos distribuindo títulos de cavalaria e condecorações da Ordem de São Nicolau, o Maravilhas, sem Com sua aprovação, ela publicou um aviso de isenção de responsabilidade com palavras relativamente fortes.

Em 2003, Kirill I Patriarca de Moscou e toda a Rússia declarou em uma mensagem de felicitações no aniversário de 55 anos de Maria Vladimirovna, "você é a personificação de uma grã-duquesa russa: nobre, sábia, compassiva e consumida por um amor genuíno pela Rússia. Embora você possa residir longe da Rússia, você continua a ter uma parte ativa em sua vida, regozijando-se quando há triunfos e mostrando empatia quando há provações. É profundamente gratificante saber que, mesmo nessas novas circunstâncias históricas, você está dando uma contribuição significativa para a construção da posição global da Rússia com base em valores espirituais e morais e as tradições seculares do povo russo A Igreja Ortodoxa Russa continua a ser a preservadora da memória histórica do povo russo e mantém, como tradicionalmente, as relações mais calorosas possíveis com a Casa Imperial Russa."

Em março de 2013, o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa fez uma declaração que parece ter atraído mais apoiadores. Em uma entrevista, ele foi questionado se algum dos Romanov tinha uma reivindicação legítima ao trono e respondeu: "Bem, para a segunda parte de sua pergunta: as reivindicações, como você diz, dos descendentes dos Romanov aos russos trono legítimo? Gostaria de dizer desde já que não há reivindicações. Hoje, nenhum dos descendentes dos Romanov reivindica o trono russo. Mas na pessoa da grã-duquesa Maria Vladimirovna e seu filho George, a sucessão do Romanov é preservado - não para o trono imperial russo, mas simplesmente historicamente." (Сегодня никто из лиц, принадлежащих к потомкам Романовых, не претендует на Российский престол. Além disso, o Patriarca observou: "E devo agradecer a esta família e a muitos outros Romanov com gratidão por sua contribuição de hoje para a vida de nossa Pátria. Maria Vladimirovna apóia muitas boas iniciativas, ela visita a Rússia, conhece pessoas, ela eleva à nobreza as pessoas mais comuns que se distinguiram. Lembro-me bem de como nas terras de Smolensk uma velha camponesa foi elevada à dignidade de nobreza, que tanto fez por aqueles que estiveram ao seu lado durante os difíceis anos de a guerra e no pós-guerra. Por isso, o contributo cultural desta família continua a ser muito notório na vida da nossa sociedade."

Em dezembro de 2013, a grã-duquesa Maria Vladimirovna visitou os Estados Unidos a pedido da Igreja Ortodoxa Russa no Exterior, que a recebeu com todas as honras e reconhecimento como chefe da Casa Imperial Russa. Em 17 de julho de 2018, ela participou da comemoração litúrgica do centenário dos assassinatos dos santos Nicolau II, da imperatriz Alexandra Feodorovna e de seus filhos, realizada em Yekaterinburg pelo Patriarca Kirill I.

Em janeiro de 2021, a grã-duquesa Maria anunciou o noivado morganático de seu filho com Rebecca Virginia Bettarini, da Itália. Bettarini se converteu à ortodoxia russa e adotou o nome de Victoria Romanovna. A grã-duquesa Maria concedeu permissão para o casal se casar. Ela decretou que Bettarini terá o título de princesa, com o predicado "Sua Alteza Sereníssima" e o direito de usar o sobrenome Romanov. Em março, ela emitiu uma declaração condenando a invasão russa da Ucrânia em 2022, depois de expressar seu apoio à anexação da Crimeia e Donbass em 2014 pela Rússia.

Honras[editar | editar código-fonte]

Honras dinásticas russas[editar | editar código-fonte]

  • Casa de Romanov: Soberano Cavaleiro da Ordem de Santo André Disputado
  • Casa de Romanov: Soberana, Grande Senhora e Dama Grande Cordão da Ordem de Santa Catarina Disputada
  • Casa de Romanov: Cavaleiro Soberano da Ordem de São Alexandre Nevsky Disputado
  • Casa de Romanov: Cavaleiro Soberano da Ordem da Águia Branca Disputado
  • Casa de Romanov: Soberano Cavaleiro da Grande Cordão da Ordem de São Jorge Disputado em suspenso
  • Casa de Romanov: Soberano Cavaleiro da Grande Cordão da Ordem de São Vladimir Disputado
  • Casa de Romanov: Soberano Cavaleiro da Grande Cordão da Ordem de Santa Ana Disputado
  • Casa de Romanov: Soberano Cavaleiro da Grande Cordão da Ordem de São Estanislau Disputado
  • Casa de Romanov: Soberano Cavaleiro da Grande Cordão da Ordem de São Miguel Arcanjo Disputado

Igreja Ortodoxa Russa[editar | editar código-fonte]

  • Igreja Ortodoxa Russa: Ordem de São Sérgio de Radonezh, 1ª Classe
  • Igreja Ortodoxa Russa Fora da Rússia: Ordem de Nossa Senhora do Sinal, 1ª Classe
  • Igreja Ortodoxa Russa Fora da Rússia: Medalha de João de Xangai e São Francisco

Igreja Ortodoxa da Moldávia[editar | editar código-fonte]

  • Igreja Ortodoxa da Moldávia: Medalha de São Paraskevi

Igreja Ortodoxa Ucraniana[editar | editar código-fonte]

  • Igreja Ortodoxa Ucraniana (Patriarcado de Moscou): Medalha de Santa Bárbara

Dinástico estrangeiro[editar | editar código-fonte]

  • Família Imperial Etíope: Cavaleiro da Grande Cordão da Ordem da Rainha de Sabá
  • Família Real Georgiana: Cavaleiro da Grande Cruz com Colar da Ordem da Rainha Tamara
  • Soberana Ordem Militar de Malta: Oficial de Justiça da Grande Cruz da Soberana Ordem Militar de Malta
  • Transnístria: Comandante da Ordem da República
  • Polônia: Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem da Águia Branca
  • Família Real Portuguesa: Cavaleiro da Grande Cruz da Real Ordem de São Miguel da Asa

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Itália: Cidadão Honorário da Cidade de Agrigento
  • Rússia: Vencedor da Pessoa Internacional Russa do Ano
  • Rússia: Cidadão Honorário do Distrito de Ivolginsky
  • Rússia: Membro honorário da Academia Russa de Artes
  • Rússia: Medalha da Assembleia da Nobreza Russa

Referências

Notas