Maria Luísa de Áustria

Fonte: Monarquia Wiki
(Redirecionado de Maria Luísa da Áustria)
Maria Luísa
Retrato por François Gérard, 1810
Imperatriz Consorte dos Franceses
1º Reinado 1 de abril de 1810
a 6 de abril de 1814
Predecessora Josefina de Beauharnais
2º Reinado 20 de março de 1815
a 22 de junho de 1815
Sucessora Maria Teresa de França
 
Nascimento 12 de dezembro de 1791
  Palácio Imperial de Hofburg, Viena, Áustria, Sacro Império Romano-Germânico
Morte 17 de dezembro de 1847 (56 anos)
  Parma, Ducado de Parma e Placência
Sepultado em Cripta Imperial, Viena, Áustria
Nome completo  
Maria Luísa Leopoldina Francisca Teresa Josefa Lúcia
Cônjuge Napoleão Bonaparte (1810–1821)
Adam Albert von Neipperg (1821–1829)
Charles-René de Bombelles (1834–1847)
Descendência Napoleão II de França
Albertina von Neipperg
Guilherme Alberto von Neipperg
Matilde von Neipperg
Casa Habsburgo-Lorena (nascimento)
Bonaparte (casamento)
Pai Francisco I da Áustria
Mãe Maria Teresa de Nápoles e Sicília
Religião Catolicismo
Assinatura Assinatura de Maria Luísa

Marie Louise (12 de dezembro de 1791 - 17 de dezembro de 1847) foi uma arquiduquesa austríaca que reinou como Duquesa de Parma de 11 de abril de 1814 até sua morte. Ela foi a segunda esposa de Napoleão e, como tal, imperatriz dos franceses e rainha da Itália, desde o casamento em 1º de abril de 1810 até sua abdicação em 6 de abril de 1814. Como filha mais velha de Francisco II, Sacro Imperador Romano e Imperador da Áustria, e sua segunda esposa, Maria Teresa de Nápoles e Sicília, Maria Luísa cresceu durante um período de conflito contínuo entre a Áustria e a França revolucionária . Uma série de derrotas militares nas mãos de Napoleão Bonaparte infligiu um pesado tributo humano à Áustria e levou Francisco a dissolver o Sacro Império Romano.

O fim da Guerra da Quinta Coalizão resultou no casamento de Napoleão e Maria Luísa em 1810, que deu início a um breve período de paz e amizade entre a Áustria e o Império Francês. Marie Louise concordou com o casamento, apesar de ter sido criada para desprezar a França. Ela era adorada por Napoleão, que estava ansioso para se casar com um membro de uma das principais casas reais da Europa para consolidar seu relativamente jovem Império. Com Napoleão, ela deu à luz um filho, denominado Rei de Roma no nascimento, mais tarde Duque de Reichstadt, que o sucedeu brevemente como Napoleão II.

A sorte de Napoleão mudou dramaticamente em 1812 após sua fracassada invasão da Rússia. As potências européias, incluindo a Áustria, retomaram as hostilidades contra a França na Guerra da Sexta Coalizão, que terminou com a abdicação de Napoleão e seu exílio em Elba . O Tratado de Fontainebleau de 1814 deu os ducados de Parma, Piacenza e Guastalla a Maria Luísa, que governou os ducados até sua morte.

Marie Louise casou-se morganaticamente duas vezes após a morte de Napoleão em 1821. Seu segundo marido foi o conde Adam Albert von Neipperg (casado em 1821), um escudeiro que ela conheceu em 1814. Ela e Neipperg tiveram três filhos. Após a morte de Neipperg em 1829, ela se casou com o conde Charles-René de Bombelles, seu camareiro, em 1834. Marie Louise morreu em Parma em 1847.

Referências

Notas