Maria José da Bélgica

Fonte: Monarquia Wiki
Maria José
Maria José da Bélgica
Rainha Consorte da Itália (de jure)
Reinado 12 de junho de 1946
a 18 de março de 1983
Predecessora ela mesma
Sucessora Marina Ricolfi Doria
Rainha Consorte da Itália
Reinado 9 de maio de 1946
a 12 de junho de 1946
Predecessora Helena de Montenegro
Sucessor Monarquia Abolida
 
Nascimento 4 de agosto de 1906
  Oostende, Bélgica
Morte 27 de janeiro de 2001 (94 anos)
  Thônex, Suíça
Sepultado em 2 de fevereiro de 2001, Abadia de Hautecombe, Saint-Pierre-de-Curtille
Nome completo  
Maria José Carlota Sofia Amélia Henriqueta Gabriela
Marido Humberto II da Itália
Descendência Maria Pia de Saboia
Vítor Emanuel, Príncipe de Nápoles
Maria Gabriela de Saboia
Maria Beatriz de Saboia
Casa Saxe-Coburgo-Gota (nascimento)
Saboia (casamento)
Pai Alberto I da Bélgica
Mãe Isabel da Baviera
Brasão

Marie-José da Bélgica (Marie-José Charlotte Sophie Amélie Henriette Gabrielle; 4 de agosto de 1906 - 27 de janeiro de 2001) foi a última rainha da Itália. Seu mandato de 34 dias como rainha consorte lhe rendeu o apelido de "a rainha de maio", filha mais nova do rei Alberto I da Bélgica e de sua consorte, a duquesa Isabel da Baviera.

Por parte de sua mãe, ela era sobrinha-neta da imperatriz Isabel da Áustria e de Maria Sofia da Baviera, última rainha consorte do Reino das Duas Sicílias. Durante a Primeira Guerra Mundial, ela foi evacuada para a Inglaterra, onde foi aluna interna na Brentwood Ursuline Convent High School em Brentwood, Essex. Mais tarde, ela frequentou o Colégio da Santissima Annunziata em Florença, Itália, onde conheceu seu futuro marido. Em 1924, Marie-José compareceu ao seu primeiro baile na quadra. Para a ocasião, ela recebeu uma tiara antiga de pérolas e diamantes que originalmente pertencia a Stéphanie de Beauharnais.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a princesa residia principalmente na Grã-Bretanha, mas era frequentemente escoltada pelo mensageiro do rei belga, Archibald Alexander Gordon, até seus pais na Bélgica. Em 1918, a princesa repreendeu o major Gordon quando ele chamou seu coelho de marechal Soult pelo nome de Soult. A princesa explicou que se ela chamasse "Gordon", ninguém seria capaz de entender a quem ela se referia. Ainda assim, se ela se dirigisse a ele como major Gordon, todos a entenderiam porque todos sabiam quem era o major Gordon.

Referências

Notas