Maria Gabriela de Orleans e Bragança

Fonte: Monarquia Wiki
(Redirecionado de Maria Gabriela do Brasil)
 Nota: Para outros significados, veja Maria Gabriela.
Maria Gabriela
Maria Gabriela de Orleans e Bragança
Maria Gabriela em 2023.
Nascimento 8 de junho de 1989 (35 anos)
  Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Nome completo  
Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga
Casa Orléans e Bragança
Pai Antônio, Príncipe Imperial do Brasil
Mãe Cristina de Ligne
Religião Catolicismo
Brasão

Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda (Rio de Janeiro, 8 de junho de 1989) é uma Princesa do Brasil, membro do ramo de Vassouras da família imperial brasileira e quarta na linha de sucessão ao trono brasileiro, filha mais nova de Antônio, Príncipe Imperial do Brasil e Cristina de Ligne. Neta por parte paterna de Pedro Henrique do Brasil e princesa Maria Isabel da Baviera, e por parte materna de Antônio, Príncipe de Ligne e princesa Alice de Luxemburgo e bisneta de Carlota, Grã-Duquesa de Luxemburgo.

Morando em Castelo de Beloeil, na Bélgica, Maria Gabriela é relativamente ativa no movimento monárquico brasileiro, participando de alguns eventos. Formada em comunicação social e arquitetura, a princesa é também cantora amadora com reconhecimento mediático.

Nascimento e infância[editar | editar código-fonte]

A princesa Maria Gabriela nasceu em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, como a filha mais nova do príncipe Antônio, Príncipe Imperial do Brasil e da princesa Christine de Ligne. Por parte de pai, é tataraneta da imperatriz Isabel I do Brasil, enquanto por parte de mãe, é bisneta de Carlota, grã-duquesa de Luxemburgo. Atualmente, ocupa a quarta posição na linha de sucessão ao trono brasileiro, que atualmente é chefiado por seu tio Bertrand, Príncipe do Brasil.

Formação[editar | editar código-fonte]

Frequentou curso de comunicação social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com foco em publicidade e marketing. Ela morou em Londres por um tempo por causa de seu trabalho como arquiteta, mas depois mudou-se para o Château de Beloeil, na Bélgica, onde atualmente mora com sua tia, a princesa Eleonora, e a Casa de Ligne (família de sua mãe).

Trabalho monárquico[editar | editar código-fonte]

A princesa costuma comparecer a alguns eventos monárquicos como o Encontro Monárquico Nacional e reuniões menores, além de missas com seus pais. Parte do motivo de sua mudança para a Europa está relacionada à busca de um príncipe para se casar com ela e assim manter seus direitos dinásticos.

Segundo algumas fontes, houve um noivado entre a princesa brasileira e o príncipe Michel di Borbone, Principe di Parma, da Casa de Bourbon-Parma, que governava o Ducado de Parma mas nada foi confirmado. Em 3 de janeiro de 2024, a Casa Imperial divulgou que o anunciou de noivado era falso.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, foram surpreendidos por um falso anúncio de noivado.

Lamentamos o ocorrido e pedimos a todos que, antes de divulgar informações dessa magnitude, busquem confirmação em nosso site (monarquia.org.br) ou redes sociais (“Pró Monarquia” no Facebook, Instagram e YouTube; “Casa Imperial do Brasil” no Twitter).

Por fim, avisamos que serão adotadas todas as medidas cabíveis para coibir esse e outros usos indevidos do nome de membros da Família Imperial.

São Paulo, 3 de janeiro de 2024

Pró Monarquia / Secretariado da Casa Imperial do Brasil

Princesa do Brasil[editar | editar código-fonte]

Fundada na noção de que a família imperial brasileira tem sérias obrigações para com a pátria, Dona Maria Gabriela acompanha desde a infância seus pais, irmãos e tios aos encontros monárquicos e eventos afins. A princesa dedica-se à caridade cristã e visita regularmente os hospitais, onde canta e conforta os doentes.

Ela também é vice-presidente da Juventude Monárquica do Brasil, da qual seu irmão Dom Rafael, Príncipe do Grão-Pará é presidente.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Em 2022, o secretariado da Casa Imperial do Brasil anunciou “Terra de Santa Cruz”, canção interpretada pela princesa Maria Gabriela e composta pelo vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Malcolm Dale Kigar, em homenagem à Fé e ao patriotismo dos brasileiros neste ano do Bicentenário da Independência do Brasil. A música foi lançada em um sábado, dia 29 de outubro de 2022.[1]

A canção Terra de Santa Cruz foi o primeiro trabalho da princesa Maria Gabriela como cantora.

Extensão vocal[editar | editar código-fonte]

A princesa Maria Gabriela possui o raro ouvido absoluto, o que lhe permite identificar e recriar uma nota musical mesmo sem um tom de referência, foi do "Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis", na infância, e do "Coral da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro", onde em 2012 concluiu o curso de comunicação social. Nas horas vagas, a princesa costuma visitar hospitais, onde canta para os doentes.[2]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Álbum
2022 Terra de Santa Cruz Terra de Santa Cruz

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Seu nome completo é Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança e Ligne. Os nomes "Maria" e "Jose" (Josefa) estão nos nomes dos membros de toda a família em homenagem à Virgem Maria e São José, assim como "Miguel" (Micaela), "Rafael" (Rafaela) e "Gabriel" (Gabriela), em devoção aos arcanjos. "Fernanda" (Fernando) e "Yolanda", neste caso, são os nomes dos padrinhos da princesa, o príncipe Fernando Diniz do Brasil e a arquiduquesa Yolande da Áustria.

Títulos, estilos e honras[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 8 de junho de 1989 - presente: Sua Alteza Real Princesa Maria Gabriela do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança

Honras[editar | editar código-fonte]

Como membro da Casa de Orléans-Braganza, ela é destinatário dos seguintes despachos:

  • Grã-Cruz da Imperial Ordem da Rosa

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Rafael, Príncipe do Grão-Pará
Linha de sucessão ao trono brasileiro
4.º
Sucedido por
Eleonora, Princesa de Ligne