João Carlos I de Espanha

Fonte: Monarquia Wiki
(Redirecionado de Juan Carlos da Espanha)
João Carlos I

Dom João Carlos I em maio de 2009.
Rei de Espanha
Reinado 22 de novembro de 1975
a 19 de junho de 2014
Investidura 27 de novembro de 1975
Antecessor(a) Afonso XIII (deposto em 1931)
Sucessor(a) Filipe VI
 
Nascimento 5 de janeiro de 1938 (86 anos)
  Roma, Itália
Nome completo  
João Carlos Afonso Vitor Maria de Bourbon e Bourbon-Duas Sicílias
Esposa Sofia da Grécia e Dinamarca
Descendência Elena, Duquesa de Lugo
Cristina da Espanha
Filipe VI da Espanha
Casa Bourbon
Pai João, Conde de Barcelona
Mãe Maria das Mercedes das Duas Sicílias
Religião Catolicismo
Assinatura Assinatura de João Carlos I
Brasão

Juan Carlos I (Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón-Dos Sicilias, Itália, 5 de janeiro de 1938) é um membro da família real espanhola que reinou como rei da Espanha a partir de 22 de novembro de 1975 até sua abdicação em 19 de junho de 2014. Na Espanha, desde sua abdicação, Juan Carlos costuma ser chamado de Rey Emérito. Juan Carlos é neto de Alfonso XIII de Espanha, o último rei da Espanha antes da abolição da monarquia em 1931 e a subsequente declaração da Segunda República Espanhola.

Juan Carlos nasceu em Roma durante o exílio de sua família. Francisco Franco assumiu o governo da Espanha após sua vitória na Guerra Civil Espanhola em 1939, mas em 1947 o status da Espanha como monarquia foi afirmado e uma lei foi aprovada permitindo que Franco escolhesse seu sucessor. O pai de Juan Carlos, infante João, Conde de Barcelona, era o terceiro filho do rei Alfonso XIII de Espanha e assumiu suas reivindicações ao trono depois que Alfonso morreu em fevereiro de 1941. No entanto, Franco considerou Juan muito liberal e em 1969 declarou Juan Carlos seu sucessor como chefe de estado.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Juan Carlos passou seus primeiros anos na Itália e veio para a Espanha em 1947 para continuar seus estudos. Depois de concluir os estudos secundários em 1955, iniciou o treinamento militar e ingressou na Academia Militar Geral de Zaragoza . Mais tarde, frequentou a Escola Militar Naval e a Academia Geral da Aeronáutica, e concluiu o ensino superior na Universidade de Madrid.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Em 1962, Juan Carlos casou-se com a princesa Sophia da Grécia e Dinamarca em Atenas. O casal teve duas filhas e um filho juntos: Elena, Cristina e Felipe.

Reinado[editar | editar código-fonte]

Devido ao declínio da saúde de Franco, Juan Carlos começou a atuar periodicamente como chefe de estado da Espanha no verão de 1974. Franco morreu em novembro do ano seguinte e Juan Carlos tornou-se rei em 22 de novembro de 1975, dois dias após a morte de Franco, o primeiro monarca reinante. desde 1931, embora seu pai exilado não renunciou formalmente a suas reivindicações ao trono em favor de seu filho até 1977.

Esperava-se que Juan Carlos continuasse o legado de Franco. No entanto, Juan Carlos introduziu reformas para desmantelar o regime franquista e iniciar a transição espanhola para a democracia logo após sua adesão. Isso levou à aprovação da Constituição espanhola de 1978 em um referendo que restabeleceu uma monarquia constitucional. Em 1981, Juan Carlos desempenhou um papel importante na prevenção de um golpe que tentou reverter a Espanha ao governo franquista em nome do rei. Em 2008, foi considerado o dirigente mais popular de toda a Ibero-América. Aclamado por seu papel na transição da Espanha para a democracia, o rei e a reputação da monarquia começaram a sofrer depois que surgiram controvérsias em torno de sua família, exacerbadas pela controvérsia pública centrada em uma viagem de caça a elefantes que ele realizou durante um período de crise financeira na Espanha.

Abdicação[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2014, Juan Carlos, alegando motivos pessoais, abdicou em favor de seu filho, que ascendeu ao trono como Felipe VI. Desde agosto de 2020, Juan Carlos vive em exílio autoimposto da Espanha devido a ligações supostamente impróprias com negócios na Arábia Saudita.

Referências

Notas