Isabel Maria de Orleans e Bragança

Fonte: Monarquia Wiki
(Redirecionado de Isabel Maria do Brasil)
Isabel Maria
Princesa do Brasil
Princess Isabel Maria Josefa de Orléans e Bragança.png
Nascimento 5 de abril de 1944
  La Bourboule, França
Morte 5 de novembro de 2017 (73 anos)
  Rio de Janeiro, Brasil
Sepultado em Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, Vassouras
Nome completo  
Isabel Maria Josefa Henriqueta Francisca Michaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança
Casa Orléans e Bragança
Pai Pedro Henrique, Príncipe do Brasil
Mãe Maria Isabel da Baviera
Religião Catolicismo
Brasão

Isabel Maria Josefa Henriqueta Francisca (La Bourboule, 5 de abril de 1944Rio de Janeiro, 5 de novembro de 2017) foi a sexta na linha de sucessão ao trono brasileiro até sua morte, em 2017. Filha do príncipe Dom Pedro Henrique e da princesa Maria Isabel da Baviera, como também irmã do atual pretendente ao trono brasileiro, Dom Bertrand, portanto, membro do Ramo de Vassouras da Casa de Orleans e Bragança.

Isabel nasceu em 5 de abril de 1944, em La Bourboule (França), e foi a quarta de 12 filhos do Príncipe Pedro Henrique, Príncipe do Brasil, e sua esposa, a Dona Maria Isabel da Baviera. Foi registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris.

Família[editar | editar código-fonte]

Seus padrinhos foram o Príncipe Henrique de Orleans, Conde de Paris, Chefe da Casa Real da França, e sua esposa, a Condessa de Paris (nascida Princesa Dona Isabel de Orleans e Bragança), que eram primos de terceiro e primeiro grau de Pedro Henrique.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em maio de 1945, a Família Imperial Brasileira pôde finalmente retornar ao Brasil, encerrando assim o injusto e doloroso Exílio imposto após o golpe republicano de 15 de novembro de 1889.

Viveram no Rio de Janeiro e em Petrópolis, antes de se mudarem, em 1951, para o norte do Paraná, então a grande fronteira agrícola do Brasil. No Paraná, a Família Imperial morou inicialmente na Fazenda São José, em Jacarezinho, antes de se mudar, em 1957, para a Fazenda Santa Maria, em Jundiaí do Sul.

Em 1965, mudaram-se novamente, desta vez para o Sítio Santa Maria, em Vassouras, antigo centro cafeeiro do Império no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Educação e formação[editar | editar código-fonte]

Isabel estudou nos Colégios da Imaculada Conceição (Jacarezinho) e Sacré-Coeur de Marie (Rio de Janeiro). Em seguida, foi para a Europa, onde estudou Letras nas Universidades de Paris (França) e Munique (Alemanha).

Retornou ao Brasil em 1966, fixando-se no Rio de Janeiro.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Trabalhou, nas décadas de 1970 e 1980, como professora do Movimento Brasileiro de Alfabetização, que cuidava da alfabetização de adultos, e, na década de 1990, na Agência Colombo, grande escritório de turismo da capital fluminense, pertencente ao alguns de seus irmãos.

Além do português, a princesa falava fluentemente francês, alemão e inglês.

Atividades[editar | editar código-fonte]

A princesa Isabel era frequentemente convidada a representar a Família Imperial em eventos monárquicos ou cerimónias oficiais e semi-oficiais.

Dedicada à caridade cristã, a Princesa integrou, a partir da década de 1990, a Diretoria da Cruz Vermelha do Brasil.

Morte e sepultamento[editar | editar código-fonte]

A princesa Isabel faleceu no dia 5 de novembro de 2017, no Rio de Janeiro, aos 73 anos, consolada pelos sacramentos da Santa Igreja.

A Princesa foi sepultada no túmulo da Família Imperial no Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras.

Ancestralidade[editar | editar código-fonte]

Notas

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]