Isabel II

Fonte: Monarquia Wiki
(Redirecionado de Isabel II do Reino Unido)
Isabel II
Chefe da Commonwealth (mais)
Isabel II
Isabel II em 1959.
Rainha do Reino Unido e dos
Reinos da Comunidade de Nações
Reinado 6 de fevereiro de 1952
a 8 de setembro de 2022
Coroação 2 de junho de 1953
Antecessor(a) Jorge VI
Sucessor Carlos III
 
Nascimento 21 de abril de 1926
  Mayfair, Londres, Reino Unido
Morte 8 de setembro de 2022 (96 anos)
  Castelo de Balmoral, Aberdeenshire, Escócia, Reino Unido
Sepultado em 19 de setembro de 2022[1][2], Capela de São Jorge, Castelo de Windsor, Reino Unido
Nome completo  
pt: Isabel Alexandra Maria
en: Elizabeth Alexandra Mary
Marido Filipe, Duque de Edimburgo (c. 1947; m. 2021)
Descendência Carlos III do Reino Unido
Ana, Princesa Real
André, Duque de Iorque
Eduardo, Duque de Edimburgo
Casa Windsor
Pai Jorge VI do Reino Unido
Mãe Isabel Bowes-Lyon
Religião Anglicanismo
Assinatura Assinatura de Isabel II
Brasão

Elizabeth II (Elizabeth Alexandra Mary; Mayfair, Londres, 21 de abril de 1926Castelo de Balmoral, Aberdeenshire, 8 de setembro de 2022) foi Rainha do Reino Unido e outros reinos da Commonwealth de 6 de fevereiro de 1952 até sua morte em 2022. Ela foi rainha reinante de 32 estados soberanos durante sua vida e foi chefe de estado de 15 reinos no momento de sua morte. Seu reinado de 70 anos e 214 dias foi o mais longo de qualquer monarca britânico e o mais longo reinado verificado de qualquer monarca na história.

Elizabeth nasceu em Mayfair, Londres, como a primeira filha do Duque e da Duquesa de York (mais tarde rei George VI e rainha Elizabeth, a Rainha Mãe). Seu pai ascendeu ao trono em 1936 após a abdicação de seu irmão Eduardo VIII, tornando a princesa Elizabeth, de dez anos, a herdeira presuntiva. Ela foi educada em casa em particular e começou a exercer funções públicas durante a Segunda Guerra Mundial, servindo no Serviço Territorial Auxiliar. Em novembro de 1947, ela se casou com Philip Mountbatten, um ex-príncipe da Grécia e Dinamarca, e seu casamento durou 73 anos atésua morte em 2021. Eles tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.

Quando seu pai morreu em fevereiro de 1952, Elizabeth - então com 25 anos - tornou-se rainha de sete países independentes da Commonwealth: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão (hoje conhecido como Sri Lanka), como bem como chefe da Commonwealth. Elizabeth reinou como monarca constitucional por meio de grandes mudanças políticas, como os problemas na Irlanda do Norte, a devolução no Reino Unido, a descolonização da África e a adesão do Reino Unido às Comunidades Européias e a saída da União Européia. O número de seus reinos variou ao longo do tempo conforme os territórios ganhavam independência e alguns reinos se tornavam repúblicas. Como rainha, Elizabeth foi servida por mais de 170 primeiros-ministros em seus reinos. Suas muitas visitas e reuniões históricas incluíram visitas de Estado à China em 1986, à Rússia em 1994 e à República da Irlanda em 2011, além de encontros com cinco papas.

Eventos significativos incluíram a coroação de Elizabeth em 1953 e as celebrações de seus jubileus de Prata, Ouro, Diamante e Platina em 1977, 2002, 2012 e 2022, respectivamente. Embora ela enfrentasse sentimentos republicanos ocasionais e críticas da mídia a sua família - especialmente após o colapso do casamento de seus filhos, seu annus horribilis em 1992 e a morte em 1997 de sua ex-nora Diana - apoio à monarquia nos Estados Unidos permaneceu consistentemente alto ao longo de sua vida, assim como sua popularidade pessoal. Elizabeth morreu no Castelo de Balmoral, Aberdeenshire, em 2022 aos 96 anos e foi sucedida por seu filho mais velho, Charles III.

A rainha Elizabeth II tem vários cognominacoes, alguns dos quais são: A Rainha de Diamante: Este cognominacao se refere ao seu Jubileu de Diamante, que celebrou o 60º aniversário de sua ascensão ao trono em 2012. Lilibet: Este cognominacao é um apelido carinhoso que foi dado à rainha por sua família quando ela era criança, pois ela não conseguia pronunciar seu próprio nome corretamente. Seu marido, o príncipe Philip, também costumava chamá-la assim. A Rainha Viajante: Este cognominacao se refere ao fato de que a rainha é a monarca britânica que mais viajou na história, tendo visitado mais de 130 países durante seu reinado. A Rainha da Moda: Este cognominacao se refere ao estilo icônico e colorido da rainha, que é admirado por muitos especialistas em moda e influenciadores. A rainha costuma usar cores vibrantes e chapéus elegantes para se destacar nas multidões.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Elizabeth nasceu em 21 de abril de 1926, a primeira filha do Príncipe Albert, Duque de York (mais tarde Rei George VI), e sua esposa, Elizabeth, Duquesa de York (mais tarde Rainha Elizabeth, a Rainha Mãe). Seu pai era o segundo filho do rei George V e da rainha Mary, e sua mãe era a filha mais nova do aristocrata escocês Claude Bowes-Lyon, 14º conde de Strathmore e Kinghorne. Ela nasceu às 02:40 por cesariana na casa de seu avô materno em Londres, 17 Bruton Street em Mayfair. O anglicano O arcebispo de York, Cosmo Gordon Lang, batizou -a na capela privada do Palácio de Buckingham em 29 de maio, e ela foi nomeada Elizabeth em homenagem a sua mãe; Alexandra em homenagem à bisavó paterna, falecida seis meses antes; e Mary depois de sua avó paterna. Ela foi chamada de "Lilibet" por sua família próxima, com base no que ela chamou a si mesma no início. Ela era querida por seu avô George V, a quem ela chamava carinhosamente de "Vovô Inglaterra", e suas visitas regulares durante sua doença grave em 1929 foram creditadas na imprensa popular e por biógrafos posteriores por elevar seu ânimo e ajudar em sua recuperação.

A única irmã de Elizabeth, a princesa Margaret , nasceu em 1930. As duas princesas foram educadas em casa sob a supervisão de sua mãe e de sua governanta , Marion Crawford. Aulas concentradas em história, língua, literatura e música. Crawford publicou uma biografia dos anos de infância de Elizabeth e Margaret intitulada The Little Princesses em 1950, para grande consternação da família real. O livro descreve o amor de Elizabeth por cavalos e cães, sua ordem e sua atitude de responsabilidade. Outros ecoaram tais observações: Winston Churchill descreveu Elizabeth quando ela tinha dois anos como "uma personagem. Ela tem um ar de autoridade e reflexão surpreendente em uma criança". Sua prima Margaret Rhodes a descreveu como "uma garotinha alegre, mas fundamentalmente sensata e bem-comportada". A juventude de Elizabeth foi passada principalmente nas residências dos Yorks em 145 Piccadilly (sua casa na cidade em Londres) e Royal Lodge em Windsor.

Herdeira presuntiva[editar | editar código-fonte]

Durante o reinado de seu avô, Elizabeth foi a terceira na linha de sucessão ao trono britânico, atrás de seu tio Eduardo e de seu pai. Embora seu nascimento gerasse interesse público, não se esperava que ela se tornasse rainha, pois Eduardo ainda era jovem e provavelmente se casaria e teria filhos, que precederiam Elizabeth na linha de sucessão. Quando seu avô morreu em 1936 e seu tio o sucedeu como Eduardo VIII, ela se tornou a segunda na linha de sucessão ao trono, depois de seu pai. Mais tarde naquele ano, Edward abdicou, depois que sua proposta de casamento com a socialite divorciada Wallis Simpson provocou uma crise constitucional. Consequentemente, o pai de Elizabeth tornou-se rei, assumindo o nome real de George VI. Como Elizabeth não tinha irmãos, ela se tornou a herdeira presuntiva. Se seus pais tivessem posteriormente um filho, ele seria o herdeiro aparente e acima dela na linha de sucessão, determinada pela primogenitura de preferência masculina em vigor na época.

Elizabeth recebeu aulas particulares de história constitucional de Henry Marten, vice-reitor do Eton College, e aprendeu francês com uma sucessão de governantas nativas. A empresa Girl Guides, a 1st Buckingham Palace Company, foi formada especificamente para que ela pudesse se socializar com garotas de sua idade. Mais tarde, ela foi inscrita como Sea Ranger.

Em 1939, os pais de Elizabeth viajaram pelo Canadá e Estados Unidos. Assim como em 1927, quando fizeram uma turnê pela Austrália e Nova Zelândia, Elizabeth permaneceu na Grã-Bretanha, pois seu pai a achava muito jovem para fazer passeios públicos. Ela "parecia chorosa" quando seus pais partiram. Eles se correspondiam regularmente, e ela e seus pais fizeram a primeira ligação real transatlântica em 18 de maio.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Elizabeth conheceu seu futuro marido, o príncipe Philip da Grécia e Dinamarca, em 1934 e novamente em 1937. Eles eram primos de segundo grau, uma vez removidos pelo rei Cristiano IX da Dinamarca, e primos de terceiro grau por meio da rainha Vitória. Depois de se encontrar pela terceira vez no Royal Naval College em Dartmouth em julho de 1939, Elizabeth - embora tivesse apenas 13 anos - disse que se apaixonou por Philip, que tinha 18 anos, e eles começaram a trocar cartas. Ela tinha 21 anos quando o noivado foi anunciado oficialmente em 9 de julho de 1947.

O noivado atraiu alguma controvérsia. Philip não tinha situação financeira, nasceu no exterior (embora fosse um súdito britânico que serviu na Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial) e tinha irmãs que se casaram com nobres alemães com ligações nazistas. Marion Crawford escreveu: "Alguns dos conselheiros do rei não o consideravam bom o suficiente para ela. Ele era um príncipe sem casa ou reino. Alguns dos jornais tocavam melodias longas e altas na corda da origem estrangeira de Philip." Biografias posteriores relataram que a mãe de Elizabeth tinha reservas sobre a união inicialmente e provocava Philip como "o Huno". Mais tarde na vida, no entanto,Tim Heald disse que Philip era "um cavalheiro inglês".

Antes do casamento, Philip renunciou aos seus títulos gregos e dinamarqueses, converteu-se oficialmente da Ortodoxia Grega para o Anglicanismo, e adotou o estilo Tenente Philip Mountbatten, adotando o sobrenome da família britânica de sua mãe. ​​Pouco antes do casamento, ele foi nomeado Duque de Edimburgo e recebeu o título de Sua Alteza Real. Elizabeth e Philip se casaram em 20 de novembro de 1947 na Abadia de Westminster . Eles receberam 2.500 presentes de casamento de todo o mundo. Elizabeth exigiu cupons de racionamento para comprar o material para seu vestido (que foi projetado por Norman Hartnell) porque a Grã-Bretanha ainda não havia se recuperado completamente da devastação da guerra. Na Grã-Bretanha do pós-guerra, não era aceitável que parentes alemães de Filipe, incluindo suas três irmãs sobreviventes, fossem convidados para o casamento. Nenhum dos dois foi um convite estendido ao duque de Windsor, ex-rei Eduardo VIII.

Elizabeth deu à luz seu primeiro filho, Charles , em novembro de 1948. Um mês antes, o rei havia emitido uma carta-patente permitindo que seus filhos usassem o estilo e o título de um príncipe ou princesa real, ao qual de outra forma não teriam direito. seu pai não era mais um príncipe real. Uma segunda filha, a princesa Anne, nasceu em agosto de 1950.

Após o casamento, o casal alugou Windlesham Moor, perto do Castelo de Windsor, até julho de 1949, quando passaram a residir na Clarence House em Londres. Em vários momentos entre 1949 e 1951, o Duque de Edimburgo esteve estacionado na Colônia da Coroa Britânica de Malta como oficial da Marinha Real. Ele e Elizabeth viveram intermitentemente em Malta por vários meses na aldeia de Gwardamanġa, em Villa Guardamangia , a casa alugada do tio de Philip, Lord Mountbatten. Seus dois filhos permaneceram na Grã-Bretanha.

Adesão e coroação[editar | editar código-fonte]

Como a saúde de George VI piorou em 1951, Elizabeth freqüentemente o substituiu em eventos públicos. Quando ela visitou o Canadá e Harry S. Truman em Washington, DC, em outubro de 1951, seu secretário particular Martin Charteris carregava um rascunho da declaração de adesão caso o rei morresse enquanto ela estava em turnê. No início de 1952, Elizabeth e Philip partiram para uma viagem pela Austrália e Nova Zelândia passando pela colônia britânica do Quênia. Em 6 de fevereiro, eles haviam acabado de voltar para sua casa no Quênia, Sagana Lodge, após uma noite passada no Treetops Hotel, quando chegou a notícia da morte do pai de Elizabeth. Philip deu a notícia à nova rainha. Ela escolheu manter Elizabeth como seu nome real, e, portanto, foi chamada de Elizabeth II. O numeral ofendeu alguns escoceses, pois ela foi a primeira Elizabeth a governar na Escócia. Ela foi proclamada rainha em todos os seus reinos, e a comitiva real voltou às pressas para o Reino Unido. Elizabeth e Philip mudaram-se para o Palácio de Buckingham.

Com a ascensão de Elizabeth, parecia possível que a casa real adotasse o nome de seu marido, de acordo com o costume das mulheres casadas da época. Lord Mountbatten defendeu a Casa de Mountbatten, e Philip sugeriu a Casa de Edimburgo, após seu título ducal. O primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, e a avó de Elizabeth, a Rainha Mary, favoreceram a manutenção da Casa de Windsor. Elizabeth emitiu uma declaração em 9 de abril de 1952 de que a casa real continuaria a ser Windsor. Philip reclamou: "Sou o único homem no país que não tem permissão para dar seu nome aos próprios filhos". Em 1960, o sobrenome Mountbatten-Windsor foi adotado pelos descendentes masculinos de Philip e Elizabeth que não carregam títulos reais.

Em meio aos preparativos para a coroação, a princesa Margaret disse à irmã que desejava se casar com Peter Townsend, um divorciado 16 anos mais velho que Margaret e com dois filhos de seu casamento anterior. Elizabeth pediu que esperassem um ano; nas palavras de seu secretário particular , "a rainha simpatizava naturalmente com a princesa, mas acho que ela pensou - ela esperava - com o tempo, o caso iria se esgotar". Políticos seniores eram contra o casamento e a Igreja da Inglaterra não permitia um novo casamento após o divórcio. Se Margarida tivesse contraído um casamento civil, esperava-se que ela renunciasse ao seu direito de sucessão.Margaret decidiu abandonar seus planos com Townsend. Em 1960, ela se casou com Antony Armstrong-Jones, que se tornou Conde de Snowdon no ano seguinte. Eles se divorciaram em 1978. Ela não se casou novamente.

Apesar do morte da rainha Mary em 24 de março de 1953, a coroação ocorreu conforme planejado em 2 de junho, conforme Mary havia solicitado. A cerimônia de coroação na Abadia de Westminster foi televisionada pela primeira vez, com exceção da unção e comunhão. Por instrução de Elizabeth, seu vestido de coroação foi bordado com os emblemas florais dos países da Commonwealth.

Morte e funeral[editar | editar código-fonte]

Em 8 de setembro de 2022, o Palácio de Buckingham divulgou um comunicado que dizia: "Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da Rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A Rainha permanece confortável e em Balmoral." Sua família imediata correu para Balmoral para estar ao seu lado. Ela morreu pacificamente às 15:10 BST aos 96 anos, com dois de seus filhos, Charles e Anne, ao seu lado. Sua morte foi anunciada ao público às 18h30, iniciando a Operação London Bridgee, porque ela morreu na Escócia, a Operação Unicórnio. Elizabeth foi a primeira monarca a morrer na Escócia desde Jaime V em 1542. Seu atestado de óbito registrou a causa da morte como "velhice".

Em 12 de setembro, o caixão de Elizabeth foi carregado pela Royal Mile em uma procissão até a Catedral de St Giles, onde a Coroa da Escócia foi colocada sobre ele. Seu caixão ficou em repouso na catedral por 24 horas, guardado pela Royal Company of Archers, durante o qual cerca de 33.000 pessoas passaram pelo caixão. Foi levado de avião para Londres em 13 de setembro. Em 14 de setembro, seu caixão foi levado em uma procissão militar do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall, onde Elizabeth permaneceu em estado por quatro dias. O caixão era guardado por membros da Guarda-costas do Soberano e do Divisão Doméstica. Estima-se que 250.000 membros do público passaram pelo caixão, assim como políticos e outras figuras públicas. Em 16 de setembro, os filhos de Elizabeth fizeram uma vigília em torno de seu caixão, e no dia seguinte seus oito netos fizeram o mesmo.

O funeral de estado de Elizabeth foi realizado na Abadia de Westminster em 19 de setembro, o que marcou a primeira vez que o funeral de um monarca foi realizado na Abadia desde Jorge II em 1760. Mais de um milhão de pessoas lotaram as ruas do centro de Londres, e o dia foi declarado feriado em vários países da Commonwealth. Em Windsor, ocorreu uma procissão final envolvendo 1.000 militares, que 97.000 pessoas testemunharam. O pônei caído de Elizabeth e dois corgis reais ficaram ao lado da procissão. Depois de um serviço de internação em Capela de São Jorge, Castelo de Windsor, Elizabeth foi enterrada com seu marido Philip na Capela Memorial do Rei George VI no mesmo dia, em uma cerimônia privada com a presença de seus familiares mais próximos.

Títulos, estilos e honras[editar | editar código-fonte]

  • 21 de abril de 1926 - 11 de dezembro de 1936: Sua Alteza Real, a princesa Elizabeth de York
  • 11 de dezembro de 1936 - 20 de novembro de 1947: Sua Alteza Real a Princesa Elizabeth
  • 20 de novembro de 1947 - 6 de fevereiro de 1952: Sua Alteza Real a Princesa Isabel, Duquesa de Edimburgo
  • 6 de fevereiro de 1952 - 8 de setembro de 2022: Sua Majestade, a Rainha

Elizabeth ocupou muitos títulos e cargos militares honorários em toda a Commonwealth, foi soberana de muitas ordens em seus próprios países e recebeu honras e prêmios de todo o mundo. Em cada um de seus reinos, ela tinha um título distinto que segue uma fórmula semelhante: Rainha de Santa Lúcia e de Seus outros Reinos e Territórios em Santa Lúcia, Rainha da Austrália e Seus outros Reinos e Territórios na Austrália, etc. e Ilha de Man , que são dependências da Coroa em vez de reinos separados, ela era conhecida como Duque da Normandia e Senhor de Mann, respectivamente. Estilos adicionais incluemDefensor da Fé e Duque de Lancaster.

Brasão[editar | editar código-fonte]

De 21 de abril de 1944 até sua ascensão, as armas de Elizabeth consistiam em um losango com o brasão real do Reino Unido com uma etiqueta de três pontas de prata, a ponta central com uma rosa Tudor e a primeira e a terceira uma cruz de São Jorge. Após sua ascensão, ela herdou as várias armas que seu pai mantinha como soberano. Elizabeth também possuía estandartes reais e bandeiras pessoais para uso no Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Jamaica e outros lugares.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Durante a sua vida, Isabel II teve quatro filhos, oito netos e doze bisnetos.

Imagem Nome Nascimento Casamento Filhos
Data Cônjuge
Carlos III do Reino Unido 14 de novembro de 1948 29 de julho de 1981
Divórcio em 28 de agosto de 1996
Diana Spencer Guilherme, Príncipe de Gales
Henrique, Duque de Sussex
9 de abril de 2005 Camila Shand
Ana, Princesa Real 15 de agosto de 1950 14 de novembro de 1973
Divórcio em 28 de abril de 1992
Mark Phillips Peter Phillips
Zara Phillips
12 de dezembro de 1992 Timothy Laurence
André, Duque de Iorque 19 de fevereiro de 1960 23 de julho de 1986
Divórcio em 30 de maio de 1996
Sara Ferguson Beatriz de Iorque
Eugênia de Iorque

Eduardo, Duque de Edimburgo 10 de março de 1964 19 de junho de 1999 Sofia Rhys-Jones Luísa Windsor
Jaime, Conde de Wessex

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Bond, Jennie (2006). Elizabeth: Eighty Glorious Years. Londres: Carlton Publishing Group. ISBN 1-84442-260-7 
  • Bousfield, Arthur; Toffoli, Gary (2002). Fifty Years the Queen. Toronto: Dundurn Press. ISBN 1-55002-360-8 
  • Bradford, Sarah (2012). Queen Elizabeth II: Her Life in Our Times. Londres: Penguin Books. ISBN 978-0-670-91911-6 
  • Brandreth, Gyles (2004). Philip and Elizabeth: Portrait of a Marriage. Londres: Century. ISBN 0-7126-6103-4 
  • Campbell, John (2003). Margaret Thatcher: The Iron Lady. Londres: Jonathan Cape. ISBN 0-224-06156-9 
  • Crawford, Marion (1950). The Little Princesses. Londres: Cassell & Co. 
  • Hardman, Roberto (2011). Our Queen. Londres: Hutchinson. ISBN 978-0-09-193689-1 
  • Heald, Tim (2007). Princess Margaret: A Life Unravelled. Londres: Weidenfeld & Nicolson. ISBN 978-0-297-84820-2 
  • Hoey, Brian (2002). Her Majesty: Fifty Regal Years. Londres: HarperCollins. ISBN 0-00-653136-9 
  • Lacey, Robert (2002). Royal: Her Majesty Queen Elizabeth II. Londres: Little, Brown & Co. ISBN 0-316-85940-0 
  • Macmillan, Harold (1972). Pointing The Way 1959–1961. Londres: Macmillan. ISBN 0-333-12411-1 
  • Marr, Andrew (2011). The Diamond Queen: Elizabeth II and Her People. Londres: Macmillan. ISBN 978-0-230-74852-1 
  • Neil, Andrew (1996). Full Disclosure. Londres: Macmillan. ISBN 0-333-64682-7 
  • Nicolson, Harold (1952). King George the Fifth: His Life and Reign. Londres: Constable & Co. 
  • Petropoulos, Jonathan (2006). Royals and the Reich: The Princes von Hessen in Nazi Germany. Nova Iorque: Oxford University Press. ISBN 0-19-516133-5 
  • Pimlott, Ben (2001). The Queen: Elizabeth II and the Monarchy. Londres: HarperCollins. ISBN 0-00-255494-1 
  • Roberts, Andrew (2000). Fraser, Antonia (ed.), ed. The House of Windsor. Londres: Cassell & Co. ISBN 0-304-35406-6 
  • Shawcross, William (2002). Queen and Country. Toronto: McClelland & Stewart. ISBN 0-7710-8056-5 
  • Thatcher, Margaret (1993). The Downing Street Years. Londres: HarperCollins. ISBN 0002550490 
  • Trudeau, Pierre (1993). Memoirs. Toronto: McLelland & Stewart. ISBN 0-7710-8588-5 

Documentário[editar | editar código-fonte]

  • 1969: Royal Family, da BBC, documentário censurado pela rainha que vazou no YouTube em 2021[4]

Este artigo inicialmente usou material do artigo da Wikipédia Isabel II do Reino Unido, que é lançado sob a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License (ver autores). As alterações feitas pelos usuários da Monarquia Wiki podem ser visualizadas clicando em 'Ver histórico'.
Isabel II do Reino Unido
Casa de Windsor
Ramo da Casa de Wettin
21 de abril de 1926 – 8 de setembro de 2022
Precedida por
Jorge VI

Rainha do Reino Unido e dos
Reinos da Comunidade de Nações

6 de fevereiro de 1952 – 8 de setembro de 2022
Sucedida por
Carlos III

Referências

  1. «What happens at Queen Elizabeth II's funeral? Here's what we know so far». Washington Post (em inglês). 10 de setembro de 2022. Consultado em 10 de setembro de 2022 
  2. juliavieira. «Entenda os preparativos para funeral e enterro da rainha Elizabeth II». CNN Brasil. Consultado em 10 de setembro de 2022 
  3. «Queen Elizabeth II > Ancestors». RoyaList. Consultado em 9 de junho de 2014 
  4. Marina Ferreira e Cláudia Meireles. «Vazado no YouTube, saiba detalhes do documentário banido pela rainha». Metrópoles. Consultado em 29 de janeiro de 2021. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2021 

Notas