Guilherme, Príncipe de Gales

Fonte: Monarquia Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Guilherme
O Príncipe de Gales em 2023.
Príncipe de Gales (mais)
Nascimento 21 de junho de 1982 (42 anos)
  Hospital de St. Mary, Londres, Reino Unido
Nome completo  
pt: Guilherme Artur Filipe Luís
en: William Arthur Philip Louis
Esposa Catherine Elizabeth Middleton (c. 2011)
Descendência Jorge de Gales[1]
Carlota de Gales[1]
Luís de Gales[1]
Herdeiro Jorge de Gales[1]
Casa Windsor
Pai Carlos III do Reino Unido
Mãe Diana Frances Spencer
Irmão Henrique, Duque de Sussex
Religião Anglicanismo
Assinatura Assinatura de Guilherme

Sua Alteza Real William, Príncipe de Gales (William Arthur Philip Louis; Hospital de St. Mary, Londres, 21 de junho de 1982) é o herdeiro aparente do trono britânico, filho mais velho do rei Charles III e Diana, Princesa de Gales.

William foi nomeado Duque de Cambridge antes de seu casamento com Catherine Middleton em 2011. Eles têm três filhos: Príncipe George, Princesa Charlotte e Príncipe Louis. Ele se tornou duque da Cornualha e duque de Rothesay após a ascensão de seu pai ao trono em 8 de setembro de 2022. No dia seguinte, ele foi nomeado príncipe de Gales, o título tradicional do herdeiro aparente do monarca.

Nascimento e família[editar | editar código-fonte]

O príncipe William nasceu no St Mary's Hospital, em Londres. Seu pai é Carlos III. Sua mãe era Diana, Princesa de Gales. Ele é o terceiro neto da Rainha Elizabeth II do Reino Unido. Sua mãe, Diana, tentou proteger o príncipe William e seu irmão mais novo, o príncipe Harry, da mídia.

Educação[editar | editar código-fonte]

O príncipe William começou a estudar em escolas independentes, depois na creche de Jane Mynors e na pré-preparatória Wetherby School, ambas em Londres. Em seguida, foi para a Ludgrove School e, após passar nos exames de admissão, foi para o Eton College, onde aprendeu geografia, biologia e história da arte no A-Level.

Em Eton, ele participou de muitos esportes, incluindo futebol, basquete e pólo aquático. Ele então tirou um ano da educação (um 'ano sabático') antes de ir para a Universidade de St Andrews. Ele se formou em 2004, com uma licenciatura em geografia.

Carreira militar[editar | editar código-fonte]

William se formou na Royal Military Academy Sandhurst em 15 de dezembro de 2006; o desfile de formatura contou com a presença da Rainha e do Príncipe de Gales, junto com outros membros da Família Real, e William recebeu oficialmente sua comissão como tenente.

Com sua patente obtida, o príncipe, usando o nome de William Wales, seguiu seu irmão mais novo no Blues and Royals como comandante de tropa em uma unidade blindada de reconhecimento, após o que passou quatro meses em treinamento para o posto em Bovington. Acampamento, Dorset. Ele também aprendeu a voar e se tornou piloto de busca e resgate da RAF.

Casamento com Kate Middleton[editar | editar código-fonte]

Em 16 de novembro de 2010, foi anunciado pela Clarence House que William e Catherine Middleton iriam se casar. Catarina era uma plebéia (não da realeza). O casal se conheceu na Universidade de St Andrews. O noivado deles começou em 16 de novembro de 2010. O casamento ocorreu em 29 de abril de 2011 na Abadia de Westminster, em Londres. Esse dia foi feriado bancário no Reino Unido. Após o casamento, William e Catherine ficaram conhecidos como Duque e Duquesa de Cambridge.

Deveres reais[editar | editar código-fonte]

O príncipe William desempenhou muitos deveres públicos para sua avó, a rainha Elizabeth II, e seu pai, o rei Charles III.

Futuro[editar | editar código-fonte]

Como duque de Cambridge, ele era o segundo na linha de sucessão ao trono. Quando sua avó morreu, ele se tornou o primeiro na linha (Duque da Cornualha) e no dia seguinte seu pai o nomeou Príncipe de Gales. Pela linhagem de sua mãe, ele é descendente de vários duques. Ele também é descendente de Carlos II da Inglaterra e Jaime II da Inglaterra. Se ele se tornar rei, será o primeiro monarca descendente de Carlos I da Inglaterra desde a rainha Anne. Ele também é parente do rei Henrique IV da Inglaterra . Sir Winston Churchill também é parente distante de William.

Títulos, estilos e honras[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Royal Monogram of Prince William of Great Britain.svg
O monograma real do príncipe Guilherme.

O seu tratamento completo é: "Sua Alteza Real, o príncipe Guilherme Artur Filipe Luís, Príncipe de Gales, Príncipe da Escócia, Duque da Cornualha, Duque de Rothesay, Duque de Cambridge, Conde de Strathearn, Conde de Chester, Conde de Carrick, Barão de Renfrew, Barão Carrickfergus, Lorde das Ilhas, Real Cavaleiro da Companhia Mais Nobre da Ordem da Jarreteira, Cavaleiro Extra da Mais Antiga e Mais Nobre Ordem do Cardo-selvagem e Membro do Mais Honorável Conselho Privado de Sua Majestade".

Descendência[editar | editar código-fonte]

Imagem Nome Nascimento
Jorge de Gales 22 de julho de 2013
Carlota de Gales 2 de maio de 2015
Luís de Gales 23 de abril de 2018

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Newton, Jennifer (8 de setembro de 2022). «Prince William and Kate Middleton's new titles and roles as Charles becomes King». The Mirror (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2022 
  2. «New appointments to the Order of the Thistle, 29 May 2012». Official website of the British royal family 
  3. Duke and Duchess of Cambridge – visit the Emirates Arena Predefinição:Webarchive "The Duke and Duchess, known as the Earl and Countess of Strathearn when in Scotland..." (Accessed 24 July 2013)
  4. Prince of Wales – Dumfries House Predefinição:Webarchive (Section: April 5th Official Opening of the Tamar Manoukian Outdoor Centre) "...Their Royal Highnesses The Prince Charles, Duke of Rothesay and the Earl and Countess of Strathearn..." (Accessed 24 July 2013)
  5. Prince William, Kate Middleton, and Prince Charles have different names when they go to Scotland and Ireland — here's what they are – website of UK Business Insider
  6. The Duchess of Cambridge has a different name in Scotland and Northern Ireland – website of Country Living UK
  7. «Duke of Cornwall and Cambridge». royal.uk. Consultado em 9 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 9 de setembro de 2022 
  8. Enquanto Guilherme continua a deter os ducados da Cornualha e Cambridge, ele é geralmente tratado por seu título mais alto, que é 'Príncipe de Gales'.
  9. «Watch: King Charles's first speech in full». BBC News. 9 de setembro de 2022. Consultado em 9 de setembro de 2022 
  10. Como filho mais velho do novo monarca, William herdou automaticamente o título de 'Duque de Rothesay' após a morte da rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022, um dia antes de ser criado 'Príncipe de Gales'.

Notas