Francisco José I da Áustria

Fonte: Monarquia Wiki
Francisco José I
Imperador da Áustria
Rei da Hungria, Croácia e Boêmia
Reinado 2 de dezembro de 1848
a 21 de novembro de 1916
Coroação 8 de junho de 1867
Antecessor(a) Fernando I & V
Sucessor(a) Carlos I & IV
 
Nascimento 18 de agosto de 1830
  Palácio de Schönbrunn, Viena, Império Austríaco
Morte 21 de novembro de 1916 (86 anos)
  Palácio de Schönbrunn, Viena, Áustria-Hungria
Sepultado em Cripta Imperial, Viena, Áustria
Esposa Isabel da Baviera
Descendência Sofia Frederica da Áustria
Gisela da Áustria
Rodolfo, Príncipe Herdeiro
Maria Valéria da Áustria
Casa Habsburgo-Lorena
Pai Francisco Carlos da Áustria
Mãe Sofia da Baviera
Religião Catolicismo
Assinatura Assinatura de Francisco José I
Brasão

Franz Joseph I ou Francisco José I (alemão: Franz Joseph Karl; húngaro: Ferenc József Károly; 18 de agosto de 1830 - 21 de novembro de 1916) foi imperador da Áustria, rei da Hungria e dos outros estados da monarquia dos Habsburgos de 2 de dezembro de 1848 até sua morte em 21 de novembro de 1916.;No início de seu reinado, seus reinos e os territórios foram referidos como o Império Austríaco, mas foram reconstituídos como a monarquia dual do Império Austro-Húngaro em 1867. De 1º de maio de 1850 a 24 de agosto de 1866, ele também foi presidente da Confederação Alemã.

Em dezembro de 1848, o tio de Franz Joseph, o imperador Ferdinand, abdicou do trono em Olomouc, como parte do plano do ministro presidente Felix zu Schwarzenberg para encerrar as revoluções de 1848 na Hungria. Franz Joseph (seu pai renunciou a seus direitos) então ascendeu ao trono. Amplamente considerado um reacionário, ele passou o início de seu reinado resistindo ao constitucionalismo em seus domínios. O Império Austríaco foi forçado a ceder sua influência sobre a Toscana e a maior parte de sua reivindicação à Lombardia-Venetia para o Reino da Sardenha, após a Segunda Guerra de Independência Italianaem 1859 e a Terceira Guerra de Independência Italiana em 1866. Embora Franz Joseph não tenha cedido nenhum território ao Reino da Prússia após a derrota austríaca na Guerra Austro-Prussiana, a Paz de Praga (23 de agosto de 1866) resolveu a Questão Alemã em favor de Prússia, que impediu que a unificação da Alemanha ocorresse sob a Casa de Habsburgo.

Franz Joseph foi incomodado pelo nacionalismo durante todo o seu reinado. Ele concluiu o Compromisso Austro-Húngaro de 1867, que concedeu maior autonomia à Hungria e criou a monarquia dual da Áustria-Hungria. Ele governou pacificamente pelos 45 anos seguintes, mas sofreu pessoalmente as tragédias da execução de seu irmão, o imperador Maximiliano I do México em 1867, o suicídio de seu filho, o príncipe herdeiro Rodolfo, em 1889, o assassinato de sua esposa, a imperatriz Elisabeth ("Sisi" ) em 1898, e o assassinato de seu sobrinho e herdeiro presuntivo, o arquiduque Franz Ferdinand, em 1914.

Após a Guerra Austro-Prussiana, a Áustria-Hungria voltou sua atenção para os Bálcãs, que era um foco de tensão internacional por causa dos interesses conflitantes da Áustria não apenas com os otomanos, mas também com o Império Russo. A Crise da Bósnia foi resultado da anexação de Franz Joseph em 1908 da Bósnia e Herzegovina, que já havia sido ocupada por suas tropas desde o Congresso de Berlim (1878). Em 28 de junho de 1914, o assassinato de seu sobrinho Franz Ferdinand em Sarajevo resultou na declaração de guerra da Áustria-Hungria contra o Reino da Sérvia., que era um aliado do Império Russo. Isso ativou um sistema de alianças declarando guerra umas às outras, o que resultou na Primeira Guerra Mundial. O Imperador morreu em 1916, depois de governar seus domínios por quase 68 anos. Ele foi sucedido por seu sobrinho-neto Carlos I e IV.

Referências

Notas