Francisco Carlos da Áustria

Fonte: Monarquia Wiki
Francisco Carlos
Arquiduque da Áustria
Francisco Carlos da Áustria
Príncipe Imperial da Áustria
Reinado 2 de março de 1835
a 2 de dezembro de 1848
Predecessor Fernando Carlos
Sucessor Fernando Maximiliano
 
Nascimento 17 de dezembro de 1802
  Palácio de Schönbrunn, Viena, Arquiducado da Áustria
Morte 8 de março de 1878 (75 anos)
  Palácio de Schönbrunn, Viena, Império Austríaco
Sepultado em Cripta Imperial de Viena
Nome completo Francisco Carlos José
Cônjuge Sofia da Baviera
Descendência Francisco José I da Áustria
Maximiliano I do México
Carlos Luís da Áustria
Maria Ana da Áustria
Luís Vítor da Áustria
Casa Habsburgo-Lorena
Pai Francisco I da Áustria
Mãe Maria Teresa da Sicília
Religião Catolicismo

Arquiduque Franz Karl Joseph da Áustria (17 de dezembro de 1802 - 8 de março de 1878) foi membro da Casa de Habsburgo-Lorena. Ele foi pai de dois imperadores: Francisco José I da Áustria e Maximiliano I do México. Por meio de seu terceiro filho, Karl Ludwig, ele era o avô do arquiduque Franz Ferdinand da Áustria - cujo assassinato desencadeou as hostilidades que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial - e o bisavô do último imperador dos Habsburgos, Karl I.

Franz Karl era um homem pouco ambicioso e geralmente ineficaz, embora fosse, junto com seu tio, o arquiduque Louis, membro do conselho Geheime Staatskonferenz, que após a morte do imperador Francisco I governou o Império Austríaco no lugar de seu irmão doente mental Ferdinand de 1835 a 1848. As decisões, porém, foram na verdade tomadas pelo Ministro de Estado, Príncipe Klemens Wenzel von Metternich, e seu rival, Conde Franz Anton von Kolowrat-Liebsteinsky. Sua esposa Sophie já havia transferido suas ambições, quando instou Franz Karl a renunciar a suas reivindicações ao trono na época da abdicação de seu irmão em 2 de dezembro de 1848, permitindo que seu filho mais velho, Franz Joseph I, assumisse o trono.

Referências

Notas