Filipe VI

Fonte: Monarquia Wiki
Filipe VI
Filipe VI
Rei de Espanha
Reinado 19 de junho de 2014presente
Investidura 19 de junho de 2014[1]
Antecessor(a) João Carlos I
Herdeira presuntiva Leonor, Princesa das Astúrias
 
Nascimento 30 de janeiro de 1968 (56 anos)
  Madrid, Espanha
Nome completo  
Filipe João Paulo Afonso de Todos os Santos
Esposa Letícia Ortiz Rocasolano
Descendência Leonor, Princesa das Astúrias
Sofia da Espanha
Casa Bourbon
Pai João Carlos I de Espanha
Mãe Sofia da Grécia e Dinamarca
Religião Catolicismo
Assinatura Assinatura de Filipe VI
Brasão

Felipe VI (Filipe João Paulo Afonso, em espanhol: Felipe Juan Pablo Alfonso; Madrid, Espanha, 30 de janeiro de 1968) é o rei da Espanha, filho do ex-rei Juan Carlos I e da rainha Sofia.

Em 2004, Felipe casou-se com a jornalista Letizia Ortiz, com quem tem duas filhas, Leonor, Princesa das Astúrias (sua herdeira presuntiva) e Sofia de Bourbon. De acordo com a Constituição espanhola, como monarca, ele é chefe de estado e comandante-em-chefe das Forças Armadas espanholas com o posto militar de capitão-general, e também desempenha o papel de representação suprema da Espanha nas relações internacionais. Felipe VI tem duas irmãs mais velhas, a infanta Elena, Duquesa de Lugo, e a infanta Cristina.

Felipe ascendeu ao trono em 19 de junho de 2014 após a abdicação de seu pai. Seu reinado foi marcado por sua dissolução do Parlamento espanhol em 2016 (para que novas eleições pudessem ser convocadas), forte condenação do referendo de independência da Catalunha, a pandemia de COVID-19 e movimentos em direção a maior transparência nos assuntos reais. Segundo pesquisa realizada em 2020, Felipe tem índices de aprovação moderadamente altos.

Nascimento e primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Nasceu no Hospital Nossa Senhora do Loreto em Madrid, terceiro filho e único filho do infante Juan Carlos e da princesa Sofia da Grécia e Dinamarca. Foi baptizado a 8 de fevereiro de 1968 no Palácio da Zarzuela pelo Arcebispo de Madrid , Casimiro Morcillo, com água do rio Jordão.

Seu nome completo de batismo , Felipe Juan Pablo Alfonso de Todos los Santos, consiste nos nomes do primeiro rei Bourbon da Espanha (Felipe V), de seus avós (Infante Juan da Espanha e Rei Paulo da Grécia), seu bisavô, o rei Alfonso XIII da Espanha, e de Todos los Santos ("de todos os santos"), como é costume entre os Bourbons. Seus padrinhos foram seu avô paterno Juan e sua bisavó paterna, a rainha Vitória Eugênia da Espanha. Além disso, ele é o primo de terceiro grau da rainha Elizabeth II, do rei Harald V, da rainha Margrethe II e do rei Carl XVI Gustav do Reino Unido, Noruega, Dinamarca e Suécia respectivamente.

Príncipe das Astúrias[editar | editar código-fonte]

Em 1977, Felipe foi formalmente proclamado Príncipe das Astúrias. Em maio, Felipe, de nove anos, foi nomeado soldado honorário do 1º Regimento de Infantaria Inmemorial do Rei. A ocasião foi assinalada a 28 de maio e contou com a presença do rei, do primeiro-ministro e de vários outros ministros numa cerimónia no quartel da infantaria. Em 1º de novembro do mesmo ano, ele foi homenageado cerimoniosamente como Príncipe das Astúrias em Covadonga. Em 1981, Felipe recebeu o Colar da Ordem do Tosão de Ouro de seu pai, o Chefe e Soberano da Ordem. Em seu 18º aniversário em 30 de janeiro de 1986, Felipe jurou lealdade à Constituição e ao Rei no Parlamento espanhol conforme exigido pela constituição, aceitando plenamente seu papel como sucessor da Coroa.

Educação e treinamento militar[editar | editar código-fonte]

Felipe frequentou a escola em Santa María de los Rosales, que suas filhas frequentam atualmente Felipe cursou o ensino médio na Lakefield College School em Ontário, Canadá, e estudou na Universidade Autônoma de Madri, onde se formou em direito; ele também completou vários cursos de economia. Ele completou seus estudos acadêmicos obtendo o grau de Mestre em Ciências em Serviço Exterior da Escola de Serviço Exterior da Universidade de Georgetown em Washington, DC, onde foi colega de quarto de seu primo, o príncipe herdeiro Pavlos da Grécia.

Como herdeiro do trono, um plano cuidadosamente regulado e estruturado foi traçado para o treinamento militar de Felipe. Em agosto de 1985, um Decreto Real nomeou Felipe como oficial da Academia Militar Geral de Zaragoza.

Ele começou seu treinamento militar lá em setembro. Ele completou a primeira fase de sua formação em outubro. Em julho de 1986, foi promovido a 2º Tenente Cadete. Ele também foi nomeado aspirante a marinheiro. Em setembro de 1986, iniciou o treinamento naval na Escuela Naval Militar de Marin (Pontevedra), ingressando na Terceira Brigada. Em janeiro de 1987, ele continuou seu treinamento naval a bordo do navio de treinamento Juan Sebastián Elcano.

Em julho, foi nomeado alferes da Academia General del Aire, em Múrcia. Em setembro de 1987, ele começou seu treinamento na força aérea lá onde aprendeu a pilotar aeronaves. Em 1989, foi promovido a tenente do Exército, alferes da Marinha e tenente da Aeronáutica. Em 1992, foi promovido a capitão da Força Aérea. Em 1993, foi promovido a tenente da Marinha e capitão da Infantaria do Exército.

Outras promoções em 2000 foram comandante do Exército, capitão de corveta da Marinha e comandante da Força Aérea. As promoções em 2009 foram tenente-coronel do Exército, capitão de fragata da Marinha e tenente-coronel da Aeronáutica.

Desde 19 de junho de 2014, após sua ascensão ao trono, adquiriu o posto de Capitán General (Comandante-em-Chefe) de todos os exércitos espanhóis (Terra, Marinha e Aeronáutica).

Esportes e participação nas Olimpíadas[editar | editar código-fonte]

Felipe foi membro da equipe olímpica espanhola de vela nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, realizados em Barcelona. Felipe participou da cerimônia de abertura como porta-bandeira da seleção espanhola. A tripulação espanhola terminou em sexto lugar na classe Soling e obteve um diploma olímpico. Ele é um membro honorário da International Soling Association. Tanto sua mãe quanto seu tio, o rei Konstantínos II dos helenos, fizeram parte da equipe grega de vela nos Jogos Olímpicos de Verão de 1960 em Roma (sua mãe como substituta), e o pai e a irmã de Felipe também foram velejadores olímpicos da Espanha.

Felipe tem apoiado o Atlético de Madrid desde que os viu vencer a final da Copa del Generalísimo de 1976. Ele também é o presidente honorário do clube desde 2003.

Mais tarde, como rei, Felipe também compareceu à última partida da união de rúgbi em casa da seleção espanhola de rúgbi no Campeonato Europeu de Rúgbi de 2018.

Atividades em Espanha e no estrangeiro[editar | editar código-fonte]

Felipe assumiu seus deveres constitucionais como herdeiro do trono, hospedando muitos eventos oficiais na Espanha e participando de todos os eventos de diferentes setores e aspectos da vida pública espanhola. Desde outubro de 1995, Felipe representa a Espanha em uma série de visitas oficiais às Comunidades Autônomas da Espanha, começando por Valência. Felipe tem mantido reuniões regulares com órgãos constitucionais e instituições estatais para manter-se atualizado sobre suas atividades. Participa também nas reuniões dos diversos órgãos da Administração Central e das Comunidades Autónomas por força das suas obrigações constitucionais nacionais e internacionais. Em particular, manteve encontros com pessoas de sua geração que construíram carreiras de sucesso nos meios político, econômico, cultural e midiático. Como parte de seu treinamento militar, Felipe treinou como piloto de helicóptero militar. Nas ocasiões em que o rei Juan Carlos I não pôde comparecer, Felipe presidiu a apresentação anual de despachos a oficiais e suboficiais das Forças Armadas, além de participar de exercícios militares realizados pelas três Forças Armadas.

Felipe VI preside a sessão de abertura das 14ª Cortes Gerais em 2020 Desde janeiro de 1996, Felipe representou o Estado espanhol em muitas cerimônias de posse de presidentes latino-americanos. Como príncipe, ele visitou todos os países da América Latina, exceto Cuba, que visitou como Felipe VI de 11 a 14 de novembro de 2019. Ele fez mais de 200 viagens ao exterior no total. Felipe também desempenhou um papel ativo na promoção dos interesses econômicos, comerciais e culturais da Espanha e da língua espanhola no exterior. Frequentemente representa a Espanha em eventos econômicos e comerciais mundiais (por exemplo, Expotecnia, Expoconsumo e Expohabitat), e está especialmente interessado em promover a criação de Centros e Cátedras Universitárias para promover o estudo da Espanha tanto historicamente quanto na atualidade em importantes universidades.

Após os atentados de março de 2004 em Madri, Felipe, junto com suas irmãs Elena e Cristina, participou de uma manifestação pública.

Felipe fala espanhol, catalão, francês, inglês e um pouco de grego.

Atividades sociais[editar | editar código-fonte]

Além de suas atividades oficiais, Felipe atua como presidente honorário de várias associações e fundações, como a Fundação Codespa, que financia o desenvolvimento econômico e social na Ibero-América e em outros países, e a filial espanhola da Associação de Jornalistas, formado por destacados profissionais de comunicação. Destaca-se a Fundação Príncipe de Astúrias , onde preside anualmente à cerimónia de entrega de prémios internacionais dos prestigiados Prémios Princesa das Astúrias (antigos Prémios Príncipe das Astúrias).

Felipe foi nomeado "Pessoa Eminente da ONU" pelo Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, em 2001, durante o Ano Internacional dos Voluntários, e continua a fazer contribuições internacionalmente para aumentar a importância do trabalho voluntário.

Felipe é membro dos Filhos da Revolução Americana devido ao seu ancestral patriota Carlos III da Espanha. ​​Mais tarde, em 2019, como rei, ele recebeu o prêmio World Peace & Liberty da World Jurist Association no World Law Congress em Madri.

Casamento e filhas[editar | editar código-fonte]

Os anos de solteiro de Felipe foram fonte de interesse para a imprensa espanhola por vários anos. Seu nome foi associado a várias mulheres elegíveis, mas apenas duas namoradas notáveis: a nobre espanhola Isabel Sartorius, por volta de 1989 a 1991, filha do marquês de Mariño, que era vista desfavoravelmente pela família real devido ao vício em cocaína de sua mãe, e a modelo norueguesa Eva Sannum, que modelou roupas íntimas. Quando Felipe finalmente começou um relacionamento sério, nada se suspeitou antes do anúncio oficial do noivado do príncipe em 1º de novembro de 2003 com Letizia Ortiz Rocasolano, uma jornalista de televisão que já havia sido casada. O casal se casou na manhã de 22 de maio de 2004 no Catedral da Almudena, Madrid, com a presença de representantes das famílias reais de todo o mundo e da maioria dos chefes de estado da América Latina.

Felipe e Letizia têm duas filhas: Leonor, Princesa das Astúrias (nascida em 31 de outubro de 2005) e Infanta Sofia de Bourbon (nascida em 29 de abril de 2007). Ambos nasceram no Hospital Internacional Ruber de Madri.

Reinado[editar | editar código-fonte]

Ascensão[editar | editar código-fonte]

Em 2 de junho de 2014, o rei Juan Carlos anunciou sua intenção de abdicar em favor de Felipe. Conforme exigido pela Constituição da Espanha, o gabinete espanhol iniciou as deliberações no dia seguinte sobre uma lei orgânica para efetivar a abdicação. A lei teve que ser aprovada pela maioria de todos os membros do Congresso dos Deputados, a câmara baixa das Cortes Gerais (Parlamento). Segundo Jesús Posada, presidente do Congresso dos Deputados, Felipe poderia ter sido proclamado rei já em 18 de junho. Em 4 de junho, o El País de Madri informou que Felipe seria de fato proclamado rei em 18 de junho.

Felipe ascendeu ao trono ao bater da meia-noite de 19 de junho; seu pai havia dado sua sanção à lei orgânica efetuando sua abdicação poucas horas antes. Na manhã seguinte, depois de receber a faixa de capitão -mor de seu pai, ele foi formalmente empossado e proclamado rei em uma cerimônia discreta realizada nas Cortes. Ele jurou defender a Constituição antes de ser formalmente proclamado rei por Posada. Após sua ascensão, ele se tornou o monarca mais jovem da Europa, sendo nove meses mais novo que o rei Willem-Alexander da Holanda.

Como rei, Felipe tem poderes de reserva bastante extensos no papel. Ele é o guardião da Constituição e é responsável por garantir que ela seja obedecida e seguida. Esperava-se que ele seguisse a prática de seu pai de assumir um papel principalmente cerimonial e representativo, agindo principalmente sob o conselho do governo. Indicou-o num discurso às Cortes no dia da sua entronização, dizendo que seria "um chefe de Estado leal que está pronto para ouvir e compreender, advertir e aconselhar, bem como para defender o interesse público em todos os momentos ". Embora seja nominalmente o principal executivo, ele não é politicamente responsável pelo exercício de seus poderes. De acordo com a Constituição, seus atos não são válidos se não forem referendados por um ministro, que então assume a responsabilidade política pelo ato em questão.

Uma pesquisa realizada pelo El País, no entanto, indica que a maioria dos espanhóis deseja que Felipe tenha um papel mais importante na política, com 75% das 600 pessoas entrevistadas afirmando que aprovariam se ele pressionasse pessoalmente os partidos políticos a chegarem a acordos sobre problemas nacionais. De acordo com uma pesquisa do jornal El Mundo , Felipe tinha uma aprovação maior do que seu pai antes de seu reinado.

Reformas[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2014, Felipe e Letizia se tornaram os primeiros reis e rainhas espanhóis a receber e reconhecer organizações LGBT no Palácio. Felipe também mudou o protocolo para permitir que as pessoas fizessem o juramento de posse sem crucifixo ou Bíblia. Em sua primeira viagem ao exterior como rei e rainha, Felipe VI e Letizia se encontraram com o Papa Francisco no Palácio Apostólico em 30 de junho de 2014. Posteriormente, eles se encontraram com o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin. Antoine Camilleri, subsecretário de Relações com os Estados. A visita seguiu-se à do rei Juan Carlos I e da rainha Sofia em 28 de abril. Em 18 de julho, o novo rei presidiu à sua primeira reunião do Conselho de Ministros.

Em fevereiro de 2015, Felipe anunciou que reduziria seu salário anual em 20% como resultado da recessão econômica e das dificuldades que continuam prejudicando a Espanha.

Viagem de Estado ao Reino Unido[editar | editar código-fonte]

De 12 a 14 de julho de 2017, o rei e a rainha da Espanha fizeram uma visita de estado ao Reino Unido, que havia sido adiada duas vezes: a primeira em março de 2016, devido à crise política na Espanha e a segunda em maio de 2017, devido ao avanço das eleições britânicas.

Na manhã de quarta-feira, dia 12, Charles, Príncipe de Gales, e Camila, Duquesa da Cornualha, vieram receber o Rei e a Rainha. De lá, seguiram para Horse Guards Parade, onde foram oficialmente recebidos pela Rainha Elizabeth II e seu marido, Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, com honras militares e saudações de ordenança. Os hinos dos dois países foram tocados e o Rei passou em revista a Guarda Inglesa ali formada. Em seguida, eles se mudaram para o Palácio de Buckingham, onde visitaram a Galeria de Imagens. À tarde o Rei deslocou-se ao Parlamento do Reino Unido onde proferiu algumas palavras na sessão conjunta e manteve um encontro informal com o líder da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn. À noite, o Jantar de Estado, oferecido pela Rainha Elizabeth e pelo Duque de Edimburgo em homenagem ao Rei e à Rainha da Espanha, aconteceu no Gala Hall do Palácio de Buckingham.

Na quinta-feira, dia 13, ocorreu um encontro empresarial hispano-britânico (UK-SPAIN Business Forum) na Mansion House , com a presença do prefeito da cidade de Londres, Andrew Parmley, e uma importante delegação empresarial dos dois países. Mais tarde, a festa mudou-se para a Abadia de Westminster acompanhada pelo Príncipe Harry. Lá, o rei fez uma oferenda no túmulo do soldado desconhecido. A meio da manhã, dirigiram-se à Embaixada de Espanha em Londres, onde receberam representantes da comunidade espanhola residente na capital inglesa e onde, anteriormente, tiveram um breve encontro com as famílias de Ignacio Echeverría e Aysha Frade, assassinado nos ataques terroristas em Londres. Mais tarde, o Rei mudou-se para o número 10 de Downing Street, onde teve um almoço de trabalho com a Primeira-Ministra do Reino Unido, Theresa May, no qual discutiram assuntos de interesse bilateral. O dia de quinta-feira foi completado com um jantar de gala oferecido pelo Presidente da Câmara de Londres em homenagem ao Rei e à Rainha, no Guildhall.

Na sexta-feira, 14, Felipe e Letizia se despediram oficialmente da Rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo, às portas do Palácio de Buckingham. Posteriormente, Felipe e Letizia mudaram-se para o Francis Crick Institute, um centro de pesquisa biomédica que abriga o maior laboratório biomédico individual da Europa. Mais tarde, eles foram a Oxford para visitar a Biblioteca de Weston, onde foram mostrados um manuscrito do Codex Mendoza, eles viram uma cópia de um Ptolomeu, com o brasão dos Reis Católicos e uma cópia original do uma primeira edição de Dom Quixote . [65]Ao meio-dia, a Universidade de Oxford ofereceu um almoço em sua homenagem. Para encerrar, eles realizaram um encontro no Exeter College com representantes da comunidade acadêmica da Universidade, incluindo professores, alunos de pós-graduação e doutorandos ligados à Espanha.

Dissolução do Parlamento[editar | editar código-fonte]

As eleições de 2015 resultaram em nenhum partido ganhando assentos suficientes para formar um governo. Nenhum acordo com as diferentes partes foi bem-sucedido. Após meses de conversações com os diferentes líderes partidários, e não havendo nenhum candidato aparente em posição de apoio à formação de um governo, foi emitido um decreto real dissolvendo o parlamento com novas eleições marcadas para junho. Isto marcou a primeira vez desde a transição para a democracia que uma eleição foi convocada ao abrigo do Artigo 99.5 da Constituição , em que a iniciativa de decretar a dissolução das Cortes pertencia ao Rei e não ao Primeiro-Ministro.

Referendo de independência da Catalunha[editar | editar código-fonte]

Em 3 de outubro de 2017, quando grandes comícios de protesto e uma greve geral ocorreram na Catalunha após o referendo de independência da Catalunha de 2017 que foi considerado ilegal pelas autoridades espanholas, Felipe fez um pronunciamento televisionado com palavras fortes e incomuns, no qual condenou as ações dos organizadores do referendo por agindo "fora da lei", acusando-os de "deslealdade inaceitável" e de "estragar a harmonia e a coexistência dentro da própria sociedade catalã". Ele também alertou que o referendo pode colocar em risco a economia de toda a região nordeste da Espanha. As reações ao seu discurso foram variadas. Dirigentes partidários do PP e Ciudadanos aclamaram o "enquanto os líderes do Unidos Podemos e do Catalunya en Comú o criticaram como "tão indigno quanto irresponsável", abrindo caminho para uma dura intervenção da autonomia catalã. Quanto ao PSOE, seus líderes mostraram seu apoio às palavras do rei em público, mas ficaram oficiosamente chateados pelo fato de o rei não ter feito nenhum apelo ao entendimento ou diálogo entre os governos espanhol e catalão.

Controvérsia das finanças reais de 2020[editar | editar código-fonte]

Em 15 de março de 2020, após a revelação no The Telegraph de que Felipe VI apareceu como segundo beneficiário (depois de seu pai) da Lucum Foundation, entidade que recebeu uma doação de € 65 milhões de Abdullah bin Abdulaziz, rei da Arábia Saudita, a Casa Real emitiu um comunicado declarando que Felipe VI renunciaria a qualquer herança de seu pai a que pudesse ter direito e que Juan Carlos perderia seu estipêndio público da parte do Orçamento Geral do Estado dedicado à Casa Real. A renúncia à herança é uma mera declaração de vontade, uma vez que o Código Civil espanhol proíbe aceitar ou rejeitar uma herança até que ocorra a morte da pessoa que a lega.

A Casa Real também deu a entender que Felipe VI já tinha conhecimento prévio da Fundação Lucus e sua condição de beneficiário desde abril de 2019.

Em 25 de abril de 2022, num movimento de maior transparência, Felipe VI tornou públicos pela primeira vez os seus bens pessoais, revelando-os avaliados em 2,6 milhões de euros (US$ 2,8 milhões). O palácio real espanhol afirmou que sua riqueza está em poupança, contas correntes e títulos, além de arte, antiguidades e joias; e que não possui negócios imobiliários ou financeiros no exterior. Também observou que Felipe VI pagou impostos sobre todos os seus ganhos financeiros. Essa quantia o torna um dos monarcas menos ricos do mundo, apesar das estimativas anteriores de que a riqueza de seu pai, Juan Carlos I , era estimada entre US$ 2 e 2,3 bilhões.

Pandemia do covid-19[editar | editar código-fonte]

No dia 18 de março de 2020, ocorreu uma cacerolada generalizada das varandas de cidades de toda a Espanha, na tentativa de contra-programar o discurso televisivo de Felipe VI sobre a pandemia de COVID-19 naquele país. A intenção era obrigar Juan Carlos I a doar à saúde pública os € 100 milhões que teria obtido por meio de propina da Arábia Saudita, que acabou sendo rejeitada. Em julho, ele liderou um memorial em homenagem às vítimas da pandemia.

Em dezembro de 2021, Felipe VI alertou contra a complacência do vírus durante a pandemia, afirmando que “o risco não desapareceu”. Em 9 de fevereiro de 2022, ele testou positivo para COVID-19 e entrou em auto-isolamento. Sua quarentena foi estendida em 15 de fevereiro, depois de testar positivo novamente.

Títulos, estilos, honras e armas[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

Estilos de
Filipe VI

Monograma real de Filipe

Estilo de referência Vossa Majestade
Estilo de falado Sua Majestade
Estilo alternativo Sua Majestade Católica

Juan Carlos tornou-se rei no final de novembro de 1975, mas nenhum título foi conferido a Felipe como herdeiro aparente até 1977, quando foi nomeado Príncipe das Astúrias, título tradicional normalmente detido pelo herdeiro do trono espanhol. O decreto real que lhe concedeu este título também o habilitava a usar "os outros títulos históricos correspondentes ao herdeiro da Coroa". Felipe começou a usar o título aragonês de Príncipe de Girona publicamente em 21 de abril de 1990, durante uma viagem por Aragão, Catalunha e Valência, tornando-se o primeiro Bourbon a usar esse título.

Ao subir ao trono, Felipe assumiu os mesmos títulos de seu pai. Se os antigos reinos de Aragão e Navarra tivessem estilos de nomenclatura separados, ele também seria conhecido como Felipe V de Aragão e Felipe VIII de Navarra junto com Felipe VI de Castela.

Brasões[editar | editar código-fonte]

Como herdeiro do trono espanhol, as armas de Felipe eram o brasão espanhol com um rótulo de três pontos azul (azul). O primeiro quarto representa Castela, o segundo Leão, o terceiro Aragão e o quarto Navarra; abaixo estão as armas de Granada. No centro, em um escudo, estavam as armas ancestrais da soberana Casa de Bourbon-Anjou. Ao redor do escudo estava o colar da Ordem do Velocino de Ouro e encimado por uma coroa heráldica do herdeiro do trono, decorada com quatro meios-arcos.

Após sua ascensão ao trono, o rótulo em seus braços foi removido e a coroa do herdeiro foi alterada para a do monarca (oito meios-arcos em vez de quatro). Essas armas diferem das de seu pai como rei, pois omitem a Cruz de Borgonha, o jugo e o feixe de cinco flechas.

Condecorações espanholas[editar | editar código-fonte]

Condecorações estrangeiras[editar | editar código-fonte]

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cerimónia para uma Espanha distinta». El Pais 
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 «Cidadãos Estrangeiros Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Rei Felipe VI". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 26 de maio de 2018 

Notas