Filipe, Duque de Edimburgo

Fonte: Monarquia Wiki
Filipe
Filipe, Duque de Edimburgo
Consorte Real do Reino Unido
Reinado 6 de fevereiro de 1952
a 9 de abril de 2021
Predecessora Isabel Bowes-Lyon
Sucessor(a) Camila Shand
 
Nascimento 10 de junho de 1921
  Corfu, Grécia
Morte 9 de abril de 2021 (99 anos)
  Castelo de Windsor, Windsor, Inglaterra, Reino Unido
Sepultado em 17 de abril de 2021, Capela de São Jorge, Castelo de Windsor
Nome completo  
pt: Filipe Mountbatten
en: Philip Mountbatten
Esposa Isabel II do Reino Unido (c. 1947)
Descendência Carlos III do Reino Unido
Ana, Princesa Real
André, Duque de Iorque
Eduardo, Duque de Edimburgo
Casa Glücksburg (até 1947)
Battenberg
Mountbatten (de 1947)
Pai André da Grécia e Dinamarca
Mãe Alice de Battenberg
Religião Anglicanismo
(anteriormente Ortodoxa Grega)
Brasão

Príncipe Philip, Duque de Edimburgo (Corfu, 10 de junho de 1921[fn 1]Castelo de Windsor, 9 de abril de 2021), foi consorte do monarca britânico de 6 de fevereiro de 1952 até sua morte em 2021 como marido da rainha Elizabeth II. Ele é o consorte real mais antigo da história.

Philip nasceu no Grécia na grega e famílias reais dinamarquesas; sua família foi exilada do país quando ele tinha dezoito meses. Após ser educado na França, Alemanha e no Reino Unido, ingressou na Marinha Real em 1939, quando tinha 18 anos. Em julho de 1939, ele começou a se corresponder com a princesa Elizabeth, de 13 anos, a filha mais velha e herdeira presuntiva do rei Jorge VI. Philip a conheceu em 1934. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele serviu com distinção nas frotas britânica Mediterrâneo e Pacífico.

No verão de 1946, o rei concedeu permissão a Philip para se casar com Elizabeth. Antes do anúncio oficial de seu noivado em julho de 1947, Philip parou de usar seus títulos e estilos gregos e dinamarqueses escaladas imperiais, reais e nobres, tornou-se um naturalizado sujeito britânico e adotou o sobrenome de seus avós maternos Mountbatten. Ele casou-se com Elizabeth em 20 de novembro de 1947. Um dia antes do casamento, o rei concedeu a Philip o estilo Sua Alteza Real. No dia do casamento, ele também foi nomeado Duque de Edimburgo, Conde de Merioneth e Barão de Greenwich. Philip deixou o serviço militar ativo quando Elizabeth ascendeu ao trono em 1952, tendo alcançado o posto de comandante. Em 1957, ele foi criado um príncipe britânico. Philip teve quatro filhos com Elizabeth: Carlos, Ana, André e Eduardo.

Entusiasta de esportes, Philip ajudou a desenvolver o evento equestre de condução de carruagens. Ele foi um patrono, presidente ou membro de mais de 780 organizações, incluindo o Fundo Mundial para a Natureza, e atuou como presidente do Prêmio do Duque de Edimburgo, um programa de premiação para jovens entre 14 e 24 anos.[1] Philip é o membro masculino mais longevo da família real britânica. Philip morreu em 2021 no Castelo de Windsor, aos 99 anos.

Notas

Referências

  1. «Do your DofE – The Duke of Edinburgh's Award», dofe.org, consultado em 29 January 2019, cópia arquivada em 29 January 2019  Parâmetro desconhecido |url-status= ignorado (ajuda); Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata= (ajuda)

Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "fn", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="fn"/> correspondente