Família imperial brasileira

Fonte: Monarquia Wiki
A família imperial brasileira, da direita para esquerda, o príncipe Luiz (ex-chefe da Casa Imperial), o príncipe Bertrand (atual chefe da Casa Imperial), o príncipe imperial Antônio, a princesa imperial Christine, o príncipe Rafael (atual Príncipe do Grão-Pará), a princesa Maria Gabriela e a princesa Amélia Maria.

A família imperial brasileira é constituída pelos parentes do chefe da Casa Imperial do Brasil, geralmente, é usado o termo Sua Alteza Imperial e Real (S.A.I.R) ou Sua Alteza Real (S.A.R.) como forma de tratamento aos membros da família. A família imperial governou o Império do Brasil de 1822 a 1889, após a proclamação da independência pelo príncipe Pedro de Bragança, que mais tarde foi aclamado como Pedro I do Brasil, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.

Os membros da família são descendentes dinásticos do imperador Pedro I do Brasil. Os pretendentes à chefia do legado imperial brasileiro pós-monárquico descendem do imperador Pedro II do Brasil, incluindo os agnatos mais antigosde dois ramos da Casa de Orléans-Braganza; as chamadas linhas de Ramo Petrópolis e Ramo Vassouras. O príncipe Pedro Carlos, Príncipe do Brasil (nascido em 1945) chefia a linha de Ramo Petrópolis, enquanto o ramo de Vassouras é liderado por seu primo de segundo grau, Bertrand, Príncipe do Brasil.

A rivalidade familiar eclodiu em 1946, quando o príncipe Pedro Gastão (1913–2007) repudiou a renúncia ao trono do seu falecido pai, Pedro de Alcântara, Príncipe do Grão-Pará (1875–1940), para si e para os seus futuros descendentes, quando ele fez um casamento não dinástico em 1908. Pedro de Alcântara era o filho mais velho da Princesa Imperial Isabel (1846–1921) que, como filha mais velha de Pedro II e herdeira presuntiva quando ele foi destronado, tornou-se o último chefe indiscutível da família após a morte do pai no exílio em 1891. Pedro Carlos é o filho mais velho de Pedro Gastão. Bertrand descende do filho mais novo de Isabel, o príncipe Luís (1878–1920) que, por uma princesa Bourbon, foi pai do príncipe Pedro Henrique (1909–1981). Dom Bertrand é filho de Pedro Henrique com uma princesa da Baviera e mantém sua reivindicação dinástica ao mesmo legado. Seguindo a tradição da monarquia portuguesa abolida em 1910, são considerados membros da família imperial brasileira.

Membros[editar | editar código-fonte]

Os membros da família imperial menciona todos os descendentes do príncipe Pedro Henrique do Brasil. O site da Casa Imperial fornece uma lista de "membros da família imperial"; os listados correspondem aos membros da família imperial mencionados e retratados abaixo.

Ramo de Vassouras[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ramo de Vassouras
Na foto vemos: Luiz, Príncipe do Brasil, Bertrand, Príncipe do Brasil, Antônio, Príncipe Imperial do Brasil, Cristina de Ligne, Rafael, Príncipe do Grão-Pará, Amélia Maria do Brasil e Maria Gabriela do Brasil.

O ramo de Vassouras é formado pelos descendentes do segundo filhos da princesa Isabel, o príncipe Luís de Orléans e Bragança, com sua esposa a princesa Maria Pia das Duas Sicílias, que foram pais de Pedro Henrique de Orléans e Bragança, casado com a princesa Maria Elizabeth da Baviera. Dom Bertrand, filho de Pedro Henrique e de Maria Elizabeth, é o atual Chefe da Casa Imperial do Brasil.

Geneologia[editar | editar código-fonte]

Ramo de Petrópolis[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ramo de Petrópolis

O Ramo de Petrópolis é formado pelos descendentes de Pedro de Alcântara, Príncipe do Grão-Pará, primeiro filho da Princesa Isabel. No entanto, com a renúncia de Pedro de Alcântara ao pretenso trono imperial do Brasil para que pudesse se casar com a condessa Elisabeth de Dobrzenicz, ele abdicou de seus direitos, que passaram para seu irmão, Luís Maria Filipe, que deu origem ao chamado Ramo de Vassouras.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada por Pedro de Bragança, até então Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, membro da Casa de Bragança, herdeiro aparente do trono português e representante do Rei no Reino do Brasil como Príncipe Regente, a Casa Imperial do Brasil foi soberana desde 7 de setembro de 1822 a novembro de 1889, quando ocorreu um golpe de estado militar e derrubou a monarquia.

O príncipe Pedro, então, foi aclamado imperador do Brasil por todo o país. A constituição do Império do Brasilde 1824 – a primeira carta constitucional brasileira – foi organizada dois anos após a independência, sendo o imperador chefe de estado e chefe de governo do Império do Brasil, bem como chefe do poder moderador e do poder executivo. Ele reinou até 7 de abril de 1831, quando abdicou devido a um longo conflito ideológico entre uma facção parlamentar considerável sobre o papel do monarca no governo e outros obstáculos. O sucessor de Pedro I no Brasil foi seu filho de cinco anos, Pedro II. Como este último ainda era menor de idade, criou-se uma regência fraca. O vácuo de poder resultante da ausência de um monarca governante como o árbitro final nas disputas políticas levou a guerras civis regionais entre facções locais. Tendo herdado um império à beira da desintegração, Pedro II, uma vez declarado maior de idade, conseguiu trazer paz e estabilidade ao país, que acabou se tornando uma potência internacional emergente. Embora as últimas quatro décadas do reinado de Pedro II tenham sido marcadas por contínua paz interna e prosperidade econômica, ele não esperava ver a monarquia sobreviver além de sua vida e não fez nenhum esforço para manter o apoio à instituição. A próxima na linha de sucessão ao trono era sua filha Isabel, mas nem Pedro II nem as classes dominantes consideravam aceitável uma monarca feminina. Na falta de um herdeiro viável, os líderes políticos do Império não viam razão para defender a monarquia. Após um reinado de 58 anos, em 15 de novembro de 1889 o imperador foi derrubado em um súbito golpe de estado liderado por uma camarilha de líderes militares cujo objetivo era a formação de uma república chefiada por um ditador, formando a Primeira República Brasileira.

Pós-monarquia[editar | editar código-fonte]

Com a proclamação da república brasileira em 15 de novembro de 1889, a família imperial se exilou em Portugal, Espanha, França e Áustria-Hungria. Na comitiva que acompanhava a família imperial estavam incluídos muitos súditos leais e nobres, como políticos como o Visconde de Ouro Preto, o deposto último Primeiro Ministro do Império, bem como o médico particular do Imperador. O príncipe Augusto Leopoldo de Saxe-Coburgo e Gotha, neto do imperador Pedro II foi o único membro da família imperial que não embarcou para o exílio porque estava a bordo do cruzador Almirante Barroso, em uma viagem de circunavegação. Posteriormente, ao receber a notícia da deposição da monarquia, foi enviado para o exílio. Além da proibição, o governo republicano confiscou e leiloou muitos dos bens da família imperial. Em 1890, foram realizados treze leilões de bens da Casa Imperial. A imperatriz Teresa Cristina morreu nos primeiros meses de exílio. Mais tarde, o imperador Pedro II morreu na França, onde recebeu o funeral de um chefe de estado do governo francês. A família imperial instalou-se no Château d'Eu, antiga residência do rei Luís Filipe de França e propriedade de Gastão de Orléans, Conde d'Eu, marido de Isabel, Princesa Imperial do Brasil, herdeira de Pedro II e de jure Imperatriz no Exílio do Brasil.

Apesar da proibição então vigente, o Príncipe Luiz de Orléans-Braganza tentou desembarcar no Rio de Janeiro em 1906, mas foi impedido pelas autoridades locais. Por fim, o Presidente Epitácio Pessoa, por decreto presidencial de 3 de setembro de 1920, revogou a Lei dos Banimentos. A Família Imperial pôde então retornar ao solo brasileiro. A ocasião serviu para repatriar os restos mortais do último imperador e sua consorte, que seriam transferidos de Portugal um ano depois. Dos nove membros da família imperial originalmente exilados, apenas dois retornaram vivos ao Brasil: Pedro de Alcântara, Príncipe do Grão-Paráe seu pai, o príncipe Gastão, Conde d'Eu, falecido no ano seguinte a bordo do navio Massilia, a caminho do Brasil para comemorar o centenário da independência. O Príncipe Pedro de Alcântara adquiriu um de seus antigos palácios, o Palácio do Grão-Pará em Petrópolis, onde residiu até sua morte e onde ainda vivem seus descendentes. Por outro lado, nem toda a família voltou imediatamente para o Brasil, e o ramo Vassouras, presente clamando ao trono brasileiro, só pôde retornar após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Repatriamento da família imperial[editar | editar código-fonte]

Atualmente, estão sepultados no Mausoléu Imperial de Petrópolis os restos mortais de cinco membros da família imperial: o Imperador Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina, cujos restos mortais foram trasladados do Panteão Real da Casa de Bragança em Lisboa, em 1921, no por ocasião do centenário da Independência do Brasil, a Princesa Isabel, retirada do cemitério da Eu em 1953 com seu marido, o Príncipe Gaston, e o Príncipe do Grão-Pará, transferido do cemitério de Petrópolis em 1990, juntamente com sua esposa. Príncipe Luiz e Príncipe Antônio estão sepultados na Capela Real de Dreux, França, onde a esposa do primeiro, a princesa Maria Pia, foi enterrada em 1973. Os príncipes Pedro Augusto, August Leopold, Joseph Ferdinand e Ludwig Gaston estão enterrados na cripta da Igreja de Santo Agostinho em Coburg, Alemanha, onde seus mãe, a princesa Leopoldina, havia sido enterrada em 1871.

Em 1954, os restos mortais da primeira Imperatriz, Maria Leopoldina, foram trasladados para a Cripta e Capela Imperial de São Paulo, que ficavam no Convento de Santo Antônio, Rio de Janeiro. Alguns dos filhos de ambos os imperadores estão sepultados no Convento de Santo Antônio: o príncipe Miguel, o príncipe João Carlos, a princesa Paula Mariana, o príncipe Afonso Pedro e o príncipe Pedro Afonso, além da princesa Luísa Vitória. Em 1972, por ocasião do sesquicentenário da Independência, os restos mortais do Imperador Pedro I foram transferidos do Real Panteão da Casa de Bragança para a Capela Imperial. O corpo de sua segunda esposa, A Imperatriz Amélie, foi transferida do Panteão de Bragança para a Capela Imperial em 1982. Nesse mesmo ano o corpo de sua filha, a Princesa Maria Amélia, foi trasladado do Panteão de Bragança para o Convento de Santo Antônio.

Imperadores do Brasil[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de monarcas do Brasil
Imperadores brasileiros Pedro I e Pedro II, respectivamente
Nome Tornou-se monarca Notas
Pedro I do Brasil 1822 Imperador do Brasil; Declarador da Independência do Brasil
Rei de Portugal e dos Algarves
Pedro II do Brasil 1831 Imperador do Brasil; último imperador do Brasil

Heráldico[editar | editar código-fonte]

Brasão de armas Título Posse
1889-presente
1822–presente
1909–presente

Formas de tratamento[editar | editar código-fonte]

De acordo com a Constituição de 1824, a Família Imperial reconhece os seguintes pronomes de tratamento:[4]

Dinastia[editar | editar código-fonte]

Orleans e Bragança[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Casa Imperial do Brasil

Com o casamento de Isabel de Bragança, Princesa Imperial do Brasil, com o Príncipe Gastão de Orléans, Conde d'Eu em 1864, a Casa Imperial associou-se à Casa de Orléans, que compõe a família real francesa. Assim começou um novo ramo dinástico do Brasil: Orléans-Braganza, que nunca teve a oportunidade de reinar no Brasil.

Dos quatro filhos do casal, dois geraram descendência e este ramo da família conta com mais de trinta membros. Muitos são os que renunciaram para si e para seus descendentes quaisquer direitos na sucessão ao trono imperial, perdendo títulos e precedência na família imperial.

Em 1909, o príncipe Gaston iniciou negociações com Philippe, duque de Orléans, resultando em um documento assinado por quase todos os príncipes de linhagem masculina descendentes do cidadão-rei da França, Louis Philippe, chamado Pacte de Famille: foi criado o título de Príncipe de Orléans e Braganza, e reconhecido o estilo de Alteza Real, exclusivo aos descendentes masculinos daquele ramo da família.[5]

Saxe-Coburgo e Bragança[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ramo de Saxe-Coburgo e Bragança

O ramo Saxe-Coburgo eBragança é descendente da Princesa Leopoldina do Brasil, segunda filha de Dom Pedro II, e de seu marido, o Príncipe Ludwig August da Casa de Saxe-Coburg e Gotha-Koháry. Devido a vários anos de dificuldades que a Princesa Imperial Isabel experimentou para produzir um herdeiro ao trono, foram incluídas cláusulas no contrato de casamento entre Leopoldina e seu marido para garantir que o casal deveria, entre outras coisas, residir parte do ano no Brasil. e têm em território brasileiro os filhos, como herdeiros presuntivos de Isabel: Pedro Augusto, Augusto Leopoldo, e José Fernando. Com o nascimento de Dom Pedro de Alcântara, príncipe do Grão-Pará e filho mais velho da princesa Isabel, o ramo Saxe-Coburgo e Bragança cedeu o primeiro lugar na linha de sucessão ao ramo Orleans e Bragança.

Os únicos integrantes do ramo Saxe-Coburgo-Braganza que ainda conservam a nacionalidade brasileira, requisito constitucional para suceder ao extinto trono brasileiro, são os descendentes da princesa Teresa Cristina de Saxe-Coburgo-Gota, filha de Augusto Leopoldo. Sua nacionalidade brasileira foi reconhecida pelo governo do Brasil somente em 1922; seus quatro filhos foram registrados no consulado do Brasil em Viena como cidadãos brasileiros. Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, Barão Taxis-Bordogna-Valnigra e filho da Princesa Teresa Cristina, é o atual chefe desta sucursal.[6]

Questão dinástica de 1908[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Questão dinástica brasileira

Em 30 de outubro de 1908 Pedro de Alcântara assinou um documento em que renunciava, por si e seus descendentes, à pretensão ao extinto trono brasileiro. Tal documento foi redigido por exigência de sua mãe, Isabel, por não aceitar que Pedro de Alcântara se casasse com Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz, a qual era de nobreza inferior, haja vista que seu pai teria sido o primeiro a ser titulado conde em sua família, e os seus antecedentes haviam sido até então barões.

Anos depois, a renúncia começou a se contestada pelos descendentes de Pedro de Alcântara, membros do chamado Ramo de Petrópolis. Uma disputa dinástica teve início em 1946, quando Pedro Gastão, filho mais velho de Pedro de Alcântara, repudiou a renúncia de seu pai e reivindicou a Chefia da Casa Imperial . Após a morte de Pedro Gastão em 2007, o seu filho mais velho, Pedro Carlos e os seus filhos declararam-se republicanos, acabando assim com a disputa.

Estados e propriedades[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bodstein, Astrid (2006). The Imperial Family of Brazil. Royalty Digest Quarterly
  2. Gutiérrez, Bernardo La familia real brasileña defiende los nuevos ideales, Príncipes Republicanos (09/01/2008)
  3. «La familia real brasileña defiende los nuevos ideales». 2008 
  4. «CONSTITUIÇÃO POLITICA DO IMPERIO DO BRAZIL». art. 105. Casa Civil. 25 de março de 1824 
  5. Barman 2005.
  6. Pausini 2017, p. 443.

Notas

A Monarquia Wiki possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Família imperial brasileira