Eugênio, Duque de Gênova

Fonte: Monarquia Wiki

Eugenio de Savoy, 5º Duque de Gênova (Eugenio Alfonso Carlo Maria Giuseppe; 13 de março de 1906 - 8 de dezembro de 1996) foi um membro da Casa de Savoy, Duque de Ancona desde o nascimento, ele foi o 5º e último duque de Gênova. O príncipe Eugenio era o sexto e mais novo filho do príncipe Thomas de Savoy, 2º duque de Gênova e sua esposa, a princesa Isabella da Baviera.

Casamento e descendentes[editar | editar código-fonte]

Em 29 de outubro de 1938, em Nymphenburg Pailace, o príncipe Eugenio casou-se com a princesa Lúcia das Duas Sicílias. filha do príncipe Fernando Pio das Twa Sicílias, duque da Calábria e da princesa Maria Ludwiga Theresia da Baviera.

  1. A princesa Maria Isabel de Saboia (nascida em 23 de junho de 1943) casou-se com Alberto Frioli, conde de Rezzano e teve filhos.

Últimos anos[editar | editar código-fonte]

Após a dissolução do Reino da Itália em 1946, o príncipe Eugenio e sua família se mudaram para o Brasil, onde o duque dirigia uma fazenda. Após sua morte em 8 de dezembro de 1996, a linha masculina do ramo de Gênova da Casa de Sabóia foi extinta, assim como o Ducado Real de Gênova. Em 2006, as cinzas do duque e da duquesa de Gênova foram transferidas para a Cripta Real de Superga, perto de Turim.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 13 de março de 1906 - 7 de setembro de 1990: Sua Alteza Real o Duque de Ancona.
  • 7 de setembro de 1990 - 8 de dezembro de 1996: Sua Alteza Real o Duque de Gênova.

Honras[editar | editar código-fonte]

  • Cavaleiro da Ordem de Saint Hubert (Itália)
  • Cavaleiro da Ordem Suprema da Santíssima Anunciação (Itália)

Referências

Notas