Ernesto Agusto, Príncipe Herdeiro de Hanôver

Fonte: Monarquia Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ernesto Agusto
Príncipe Herdeiro de Hanover
Nascimento 19 de julho de 1983 (40 anos)
  Hildesheim, Baixa Saxônia, Alemanha Ocidental
Nome completo  
Ernst August Andreas Philipp Constantin Maximilian Rolf Stephan Ludwig Rudolph
Esposa Ekaterina Malysheva
Descendência Isabel de Hanover
Welf Agusto de Hanover
Eleonora de Hanover
Casa Hanôver
Pai Ernesto Agusto, Príncipe de Hanover
Mãe Chantal Hochuli

Ernst August, Príncipe Herdeiro de Hanover (alemão: Ernst August Prinz von Hannover Herzog zu Braunschweig und Lüneburg, Königlicher Prinz von Großbritannien und Irland; Hildesheim, 19 de julho de 1983) é o filho mais velho de Ernst August, Príncipe de Hanover (chefe da antiga Casa de Hanover, que já governou o Reino de Hanover), e sua ex-esposa Chantal Hochuli. Devido ao segundo casamento de seu pai, ele também é enteado de Caroline, princesa de Hanover, uma princesa monegasca e irmã de Alberto II de Mônaco.

Ernst August e seu irmão mais novo Christian nasceram em Hildesheim, Baixa Saxônia, enquanto sua meia-irmã, Alexandra l, nasceu na Áustria e mora com a mãe em Mônaco. Ernst August foi batizado em 15 de outubro de 1983 no Castelo de Marienburg, sendo seus padrinhos Felipe VI da Espanha e Constantino II da Grécia. Apesar da família residir na Alemanha durante as duas Guerras Mundiais, seu avô paterno, como descendente distante da rainha Vitória na linha de sucessão britânica, obteve a cidadania britânica para si e seus filhos em novembro de 1956 sob a Lei de Naturalização de Sophia de 1705. Sua família possuía propriedades e conduzia negócios no Reino Unido do pós-guerra. Até meados da adolescência, Ernst August e seu irmão viveram em Hurlingham Lodge em Londres.

Ele também descende do último imperador da Alemanha, Wilhelm II, após cuja abdicação no final da Primeira Guerra Mundial, os Hanovers também perderam a soberania sobre o Ducado de Brunswick, mantendo grande parte de sua propriedade pessoal continental.

Educação[editar | editar código-fonte]

Ernst August frequentou o Malvern College e depois estudou história e economia nacional na cidade de Nova York.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Depois de voltar para Londres, ele trabalhou no setor bancário por alguns anos. Entre outros empregos, ele trabalhou com um fundo aberto do Banco de Investimento Islâmico no Bahrein e com um banco de investimento de Londres especializado no financiamento de empresas menores de mineração e tecnologia em países recém-industrializados.

Após seu casamento em 2017, ele e sua esposa se mudaram para Hanover. Em 2022 o casal mudou-se para Gmunden, na Áustria, com os filhos.

Já em 2004, seu pai havia cedido a ele a propriedade alemã da Casa de Hanover, incluindo o Castelo de Marienburg do renascimento gótico, as propriedades agrícolas do Castelo de Calenberg e a Fürstenhaus ("Casa Principesca") nos Jardins Herrenhausen em Hanover; o elaborado museu neste pequeno palácio, construído pelo rei George I da Grã-Bretanha em 1720, está fechado ao público desde 2011. Desde 2004, o príncipe assumiu muitas tarefas representativas em nome de seu pai.

O pai permaneceu a cargo dos bens da família austríaca até 2013, quando foi afastado da presidência de uma fundação familiar com sede em Liechtenstein, a Duke of Cumberland Foundation, que detém as propriedades perto de Gmunden, na Áustria, principal residência dos Hanover no exílio após 1866 quando seu Reino de Hanover foi anexado pela Prússia. Em vez disso, o jovem Ernst August foi colocado no comando, supostamente por negligência por parte de seu pai, por iniciativa do curador da fundação, Príncipe Michael de Liechtenstein. A fundação administra vastas florestas, o "Parque de Vida Selvagem de Cumberland", a "Villa da Rainha", o pavilhão de caça "Hubertihaus" (onde mora seu pai) e o mausoléu no Castelo de Cumberland (que foi vendido após a Segunda Guerra Mundial). 2017 Ernst August the Elder entrou com uma ação legal para recuperar a presidência.

Em 2014, Ernst August emprestou uma série de pinturas e objetos para uma exposição estadual da Baixa Saxônia , When the Royals came from Hanover - The rules of Hanover on England's throne, que incluiu exposições em cinco museus e castelos sob os auspícios de Charles, Príncipe de País de Gales. Trinta dos mais de 1.000 itens foram doados por Elizabeth II, incluindo a Coroa do Estado de George I, enquanto Ernst August forneceu o famoso trono de prata de Augsburg do rei e outros móveis datados de 1720. Ele organizou uma exposição paralela, The Way to the Crown , em Castelo de Marienburg até 2016, exibindo, entre outros itens, as joias da coroado Reino de Hanôver.

Em 2005 vendeu grande parte das coleções de arte e mobiliário da família num leilão da Sotheby's, com um resultado de 44 milhões de euros. Ele havia planejado inicialmente alocar os fundos em uma fundação para a renovação e manutenção do Castelo de Marienburg; no entanto, ele foi forçado a usar a maior parte para saldar a dívida de seu pai, que, na época, era desconhecida para ele, como ele disse a um jornal em 2019.

Em 2011 ele vendeu a casa senhorial e estábulos em Calenberg, mantendo a terra. Afirmando que seus rendimentos não seriam suficientes para manter o Castelo de Marienburg, infestado de podridão seca e ameaçado por problemas estáticos, ele entrou em negociações com o Estado da Baixa Saxôniasobre o futuro do castelo, e a sua reabilitação, orçada em 27 milhões de euros. Em novembro de 2018, ele anunciou que planejava transferir o castelo para uma fundação controlada pelo Estado (a Câmara dos Monastérios Hanoverianos, fundada por sua família em 1569, que ainda possui a maioria dos mosteiros secularizados e propriedades eclesiásticas do antigo reino), em um preço simbólico de venda de 1 euro, com a fundação a proceder à sua renovação.

A coleção de arte restante foi planejada para ser mantida no castelo, com partes compradas pelo estado, partes mantidas pela família e emprestadas ao estado, e partes transferidas para uma fundação controlada pela família e pelo estado. A transação, no entanto, foi interrompida por ação judicial de seu pai, buscando reaver a propriedade.

Noivado[editar | editar código-fonte]

No verão de 2016, Ernst August ficou noivo de Ekaterina Igorievna Malysheva (n. 30 de julho de 1986, Apatity, Rússia), uma designer russa, gerente geral da Audiotube e fundadora da EKAT, filha de Igor Malyshev e Svetlana Malysheva. Dias antes do casamento, seu pai, o mais velho Ernst August, declarou publicamente preocupações sobre possíveis impactos adversos nos bens da família se o jovem Ernst August se casasse com sua noiva escolhida. Apesar da dinastiatradição de obter autorização expressa do chefe da Casa de Hanover para o casamento de um herdeiro de acordo com uma lei da casa de Hanover de 1836 (como o pai de Ernst August havia feito ao se casar com a futura mãe de seus filhos em 1981), o pai do noivo declarou sua intenção de negar o consentimento para o casamento de seu filho com Ekaterina Malysheva, supostamente em uma disputa sobre os bens da família.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Seu casamento civil ocorreu em 6 de julho de 2017 na Nova Prefeitura de Hanover e foi conduzido pelo prefeito de Hanover, Stefan Schostok. O casamento na igreja ocorreu em 8 de julho de 2017 na Igreja do Mercado de Hanover, presidida pelo ex-Landesbischof da Igreja Evangélica Luterana de Hanover, Horst Hirschler. A noiva foi escoltada por seu pai, Igor Malyshev. Seu vestido de noiva foi obra da estilista libanesa Sandra Mansour, e ela usou uma tiara que pertenceu à única filha do ex-kaiser Guilherme II, a princesa Victoria Louise da Prússia.

Entre os convidados do casamento estavam: Príncipe Christian de Hanover, Princesa Alexandra de Hanover, Andrea Casiraghi, Tatiana Santo Domingo, Pierre Casiraghi, Beatrice Borromeo, Charlotte Casiraghi, Georg Friedrich, Príncipe da Prússia e sua esposa Princesa Sophie, Príncipe Herdeiro Pavlos da Grécia e sua esposa, a princesa herdeira Marie-Chantal, o príncipe herdeiro Hubertus de Saxe-Coburg e Gotha, Alexander, príncipe de Schaumburg-Lippe e a princesa Elisabeth von Thurn und Taxis.

O pai do noivo, o príncipe Ernst August, não compareceu ao casamento. Da igreja, o casal real cavalgou em uma carruagem para Herrenhausen Gardens para a recepção do casamento no Gallery Building. À noite, houve um baile no Castelo de Marienburg.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Ele e sua esposa tem duas filhas e um filho:

  • Princesa Elisabeth Tatiana Maximiliana Iacobella Faiza (nascida em 22 de fevereiro de 2018)
  • Príncipe Welf August Johannes Ferdinand Karl Wilhelm Anthony Julio Mario (nascido em 14 de março de 2019)
  • Princesa Eleanora Dina Daniela Alexandra (nascida em 26 de julho de 2021)

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

Na Alemanha, os privilégios legais da realeza e da nobreza foram abolidos em 1919; depois disso, para fins legais, os títulos hereditários fazem parte apenas do sobrenome. No entanto, enquanto descendentes de casamentos não dinásticos podem ter um direito legal ao uso de "Prinz/Prinzessin von Hannover Herzog/Herzogin zu Braunschweig und Lüneburg Königlicher Prinz/Prinzessin von Großbritannien und Irland" como sobrenomes, eles não são reconhecidos como tendo posição, títulos de estilo ou membros pertencentes à Casa de Hanover, de acordo com as regras da casa. Tampouco é o título "Príncipe/ss da Grã-Bretanha e Irlanda", reivindicado pela deposta Casa de Hanover em 1931, concedido pelos soberanos britânicos aos membros nascidos após 30 de novembro de 1917.

Referências

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]