Duarte Pio, Duque de Bragança

Fonte: Monarquia Wiki
Duarte Pio
Duque de Bragança
Duarte Pio, Duque de Bragança
O Duque de Bragança em 2023.
Rei de Portugal (de jure)
Reinado 24 de dezembro de 1976
a até atualidade
Antecessor(a) Duarte Nuno
Herdeiro Afonso, Príncipe da Beira
 
Nascimento 15 de maio de 1945 (78 anos)
  Berna, Suíça
Nome completo  
Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael
Esposa Isabel de Herédia
Descendência Afonso, Príncipe da Beira
Maria Francisca, Duquesa de Coimbra
Dinis, Duque do Porto
Casa Bragança
Pai Duarte Nuno, Duque de Bragança
Mãe Maria Francisca de Orléans e Bragança
Religião Catolicismo
Assinatura Assinatura de Duarte Pio
Brasão

Dom Duarte Pio (Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael; Berna, 15 de maio de 1945) é o atual rei titular de Portugal como Duarte III, filho de Duarte Nuno, Duque de Bragança e da princesa Maria Francisca, Duquesa de Bragança, e, portanto, membro da Casa de Bragança. Duarte Pio é uma figura da rede real europeia e é frequentemente convidado para vários eventos reais estrangeiros. Embora ele apoie um governo monárquico e seja amplamente visto como o herdeiro do trono, nenhum grande movimento ou partido apóia a restauração da monarquia.

O Miguelista Braganças é um ramo da família Bragança a que Duarte Pio pertence como bisneto de Miguel I. Com a extinção da dinastia masculina da rainha D. Maria II de Portugal em 1932, os descendentes de Miguel tornaram-se a única dinastia masculina remanescente de Bragança e os herdeiros masculinos mais próximos do extinto trono português.

Duarte Pio casou-se com Isabel de Herédia em 13 de maio de 1995. Em 25 de março de 1996, nasceu Afonso de Santa Maria Miguel Gabriel Rafael, baptizado em 1 de junho de 1996. Em 3 de março de 1997, nasceu Maria Francisca Isabel de Herédia de Bragança, baptizada a 31 de maio de 1997. Em 25 de novembro de 1999, nasceu Dinis de Santa Maria Miguel Gabriel Rafael Francisco João, baptizado em 19 de fevereiro de 2000.

Nascimento e infância[editar | editar código-fonte]

Duarte Pio nasceu a 15 de maio de 1945 em Berna, Suíça, como o primeiro dos três filhos de Duarte Nuno de Bragança e Maria Francisca de Orléans e Bragança. Duarte Pio afirma que seu nome completo termina com Miguel Gabriel Rafael, uma tradição de nomenclatura da Casa de Bragança que homenageia os três arcanjos da Igreja Católica, apesar de seu nome legal completo ser simplesmente Duarte Pio de Bragança.

Seu pai era neto do rei D. Miguel I, enquanto sua mãe era bisneta do rei D. Pedro IV. (Imperador Pedro I do Brasil), que era irmão mais velho de Miguel. Por parte do pai, é membro do ramo miguelista da Casa de Bragança . Os padrinhos de Duarte Pio foram o Papa Pio XII, Rainha Amélie de Portugal (a mãe do Rei Manuel II , último monarca de Portugal) e sua tia-avó Infanta Aldegundes, Duquesa de Guimarães.

Exílio[editar | editar código-fonte]

O Duque é tido como cidadão português de descendência, uma vez que o seu pai era português (pelo que o nascimento de Duarte Pio foi legitimamente inscrito no Registo Civil Português). À data do seu nascimento, Duarte Pio e os restantes Braganças miguelistas foram proibidos de entrar em Portugal, pelas leis do exílio de 19 de Dezembro de 1834.

Em 27 de Maio de 1950, a Assembleia Nacional Portuguesa revogou ambas as leis de o exílio de 19 de dezembro de 1834, que baniu os Braganças miguelistas, e as leis do exílio de 15 de outubro de 1910, que baniram os Braganças legitimistas. Em 1951, D. Duarte visitou Portugal pela primeira vez, acompanhado da sua tia, a Infanta Filipa. Em 1952, mudou-se definitivamente para Portugal com os pais e irmãos.

Educação[editar | editar código-fonte]

De 1957 a 1959, Duarte foi matriculado no Colégio Nun'Álvres em Santo Tirso . Em 1960, ingressou no Colégio Militar de Lisboa. Frequentou o Instituto Superior de Agronomia (agora parte da Universidade Técnica de Lisboa) e mais tarde o Graduate Institute of Development Studies da Universidade de Genebra.

De 1968 a 1971, Dom Duarte cumpriu o serviço militar como piloto de helicóptero da Força Aérea Portuguesa na Angola Portuguesa na época da Guerra Colonial Portuguesa . Em 1972, participou com um grupo multiétnico angolano na organização de uma lista independente de candidatos à Assembleia Nacional. Isso resultou na sua expulsão de Angola por ordem do primeiro-ministro Marcelo Caetano.

Sucessão dinástica[editar | editar código-fonte]

Duarte Pio reivindica o trono como herdeiro de Manuel II de Portugal de acordo com a Carta Constitucional de 1826. Duarte Pio é amplamente considerado o herdeiro do trono português abolido, mas um pequeno número de Os monarquistas portugueses não o reconhecem como pretendente ao trono nem como Duque de Bragança.

A disputa remonta a 1828, quando o bisavô de Duarte Pio teria usurpado o trono como D. Miguel I, iniciando as Guerras Liberais. As forças de Miguel foram derrotadas em 1834 pelas forças lideradas por seu próprio irmão. Miguel I foi exilado e sua sobrinha, D. Maria II, foi restaurada em seu trono. Pela Lei do Banimento de 1834, Miguel I e ​​todos os seus descendentes foram excluídos para sempre da sucessão ao trono. Essa exclusão foi reforçada quatro anos depois com a aprovação da Constituição de 1838, que trazia dispositivo semelhante. No entanto, a Carta Constitucional de 1826 foi restabelecida em 1842; esta constituição (que vigorou até 1910 quando a monarquia foi derrubada) não impediu que os descendentes de Miguel ascendessem ao trono.

Finalmente, a Lei de Banimento de 1834 foi revogada em 1950.

Em 1912 e 1922, o avô de Duarte Pio, Miguel, duque de Bragança , reconciliou-se com D. Manuel II, mas esta reconciliação não foi aceite por todos os seus adeptos. Existem várias organizações monarquistas em Portugal (como o Partido Monarquista do Povo (Portugal) que sustentam que apenas as Cortes ou a Assembleia Nacional poderiam determinar legalmente o legítimo requerente se Portugal decidisse restaurar a monarquia. Um grupo monárquico em Portugal que apoiou Miguel, Duque de Bragança, em vez do deposto D. Manuel II foi o Integralismo Lusitano.

Declarações parlamentares[editar | editar código-fonte]

Em Maio de 2006, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal emitiu um comunicado onde se referia a Duarte Pio como Duque de Bragança. Em 5 de Julho de 2006, em resposta a esta declaração, Nuno da Câmara Pereira, deputado português e então líder do Partido Monarquista Popular , dirigiu-se ao Presidente da Assembleia da República, pedindo esclarecimentos sobre a reconhecimento oficial de Duarte Pio como pretendente ao trono e como Duque de Bragança. Na sua resposta oficial de 11 de julho de 2006, o Ministério dos Assuntos Parlamentares reafirmou que a constituição portuguesa garante o regime republicano, e que a referência a Duarte Pio como duque de Bragança foi apenas uma polida cortesia.

Função dinástica[editar | editar código-fonte]

O Duque interage frequentemente com instituições políticas e culturais nacionais e internacionais, através das quais representa o povo português e a sua cultura. Embora não seja chefe de estado ou representante oficial do estado português, Duarte Pio tem sido recebido com tais honras por vários chefes de estado, governo e organizações estrangeiras.

Política[editar | editar código-fonte]

Dom Duarte foi um grande ativista pela independência de Timor-Leste , uma ex-colônia portuguesa que foi anexada à força pela Indonésia em 1975. Antes da popularidade global da questão a partir da década de 1990, o Duque contribuiu com várias campanhas nacionais e internacionais para o auto político -determinação do território, incluindo Timor 87 Vamos Ajudar e Lusitânia Expresso. Em 1997, Dom Duarte também sugeriu um referendo sobre a independência de Timor-Leste ao vice-presidente indonésio Jusuf Habibie. Depois que Habibie se tornou presidente da Indonésia em 1999, foi realizado um referendo que resultou na independência do país.

Em Dezembro de 2010, o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, manifestou o seu interesse em tornar Duarte Pio cidadão timorense, o que o Duque aceitou, pelas "profundas e espirituais relações do povo timorense com Portugal", continuando por dizer que os símbolos da Câmara de Bragança têm um "grande significado" em Timor-Leste.

Em fevereiro de 2012, com aprovação final e apoio do parlamento de Timor-Leste, o Presidente Ramos-Horta conferiu a cidadania timorense a Duarte Pio, juntamente com a Ordem do Mérito. O Presidente Ramos-Horta afirmou que estas honras foram atribuídas devido à "dedicação de grande parte da sua vida à defesa da justiça e da liberdade do povo timorense" de Duarte Pio.

Em setembro de 2011, o presidente Bashar al-Assad da Síria convidou o duque para uma visita de estado a Damasco. O duque afirmou que foi convidado pelo presidente al-Assad com a intenção de que Duarte Pio transmitisse os planos e intenções do chefe de estado sírio para a Síria e seu povo. Duarte Pio disse a vários meios de comunicação portugueses que era intenção do Presidente sírio "colaborar na criação de uma futura constituição para a Síria, próxima da de Marrocos, que garanta a liberdade política, religiosa e de imprensa." A par da comunicação das intenções políticas e reformistas do Presidente sírio, Duarte Pio afirmou que o Presidente al-Assad era um "homem bom e bem-intencionado" e que "desde que assumiu o poder tem procurado democratizar e humanizar a política e que ele já alcançou grandes avanços."

Na qualidade de Presidente da Fundação D. Manuel II, Duarte Pio está frequentemente envolvido com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, organização intergovernamental de amizade económica, política e cultural entre Portugal e muitas das suas ex-colónias. Em 2009, o Duque requereu à Fundação D. Manuel II o estatuto de observador consultivo na CPLP, mas sem sucesso.

Em 2012, Duarte Pio requereu, juntamente com Maria Hermínia Cabral, Diretora da Fundação Calouste Gulbenkian , que as respetivas organizações se tornassem observadores consultivos da CPLP, ao que ambos lograram êxito. Em novembro de 2012, para uma reunião dos observadores consultivos da CPLP o Duque visitou Mindelo, Cabo Verde. Durante a sua estada, o Duque visitou vários locais de Cabo Verde, tendo sido recebido pelo Presidente Jorge Carlos de Almeida Fonseca.

Durante a visita, Duarte Pio condecora o Presidente Almeida Fonseca com a Ordem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa . Duarte Pio visita frequentemente vários municípios do país, a título oficial, para eventos económicos e políticos.

Em 14 de Novembro de 2007, o Duque visitou a Câmara Municipal de Santiago do Cacéme foi recebido com honras pelo Presidente da Câmara Municipal, no Palácio do Concelho. No dia 11 de outubro de 2011, Duarte Pio visitou a freguesia de São Pedro de Oliveira , em Braga, e foi recebido com honras pelo Presidente da Freguesia Augusto de Carvalho.

No dia 28 de março de 2012, o Duque e o seu filho D. Afonso, Príncipe da Beira, foram convidados de honra na XII Exposição do Folar e Produtos da Terra, exposição organizada com o objetivo de promoção económica dos produtos de Valpaços Município.

Em 2014, o Tribunal de Lisboa proibiu Duarte Pio de Bragança de usar a insígnia da Ordem de São Miguel da Ala e exigiu que indemnizasse 300.000 euros ao legítimo titular dos direitos, Nuno da Câmara Pereira , que alegadamente registou o nome "Ordem de São Miguel da Ala" em 1981, enquanto Duarte Pio teria registrado em 2004. A condenação foi repetida em 5 de outubro de 2015. Mas então em 3 de novembro de 2015, os direitos de Nuno da Câmara Pereira sobre os símbolos foram perdidos, e em 7 de dezembro, Duarte Pio de Bragança ganhou a causa e recuperou os direitos legais.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Duarte Pio desloca-se e visita frequentemente vários locais, em missão oficial, para assuntos relacionados com assuntos culturais, tanto em Portugal como no estrangeiro. De 24 a 25 de maio de 2009, o Duque visitou a Ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores, como convidado de honra da Santa Casa da Misericórdia, para a apresentação do livro de Mendo Castro Henriques, Dom Duarte e a Democracia – Uma Biografia Portuguesa. Durante a sua estada na Terceira, Duarte Pio foi recebido com honras pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e assistiu e visitou diversas instituições e eventos culturais e religiosos, entre os quais um jantar na Santa Casa da Misericórdia e assistência numtourada portuguesa.

No dia 12 de setembro de 2011, o Duque, na qualidade de Presidente do Henry the Navigator Award, prémio parceiro do Duke of Edinburgh's Award , deslocou-se ao Funchal, na Região Autónoma da Madeira, para uma visita oficial. Durante a sua estadia, o Duque foi recebido com honras por Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, visitou os Jardins Municipais do Funchal e realizou uma cerimónia de entrega do Prémio Henrique, o Navegador.

No dia 30 de setembro de 2011, Duarte Pio visitou Vila Franca de Xira , como convidado de honra da Real Tourada, e visitou várias instituições culturais do concelho, entre as quais o Museu do Neo-Realismo e o Celeiro da Patriarcal.

No dia 8 de Janeiro de 2012, o Duque visitou o Município de Vila Verde , como convidado especial da Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho, onde assistiu a uma exposição sobre a cultura e produtos regionais e foi apresentado um tradicional Lenço de Namorados, confeccionado em 1912.

Todos os anos, no dia 1 de dezembro, Dia da Restauração, o Duque faz o seu discurso anual em homenagem à Restauração portuguesa no jantar dos Quarenta Conspiradores.

Foi a 1 de dezembro de 1640 que D. João II, Duque de Bragança, antepassado de Duarte Pio, depôs a Casa Portuguesa dos Habsburgos., instalou a Casa de Bragança como a casa reinante de Portugal e restaurou o domínio soberano de Portugal. Nos seus discursos, o Duque reflete sobre o significado histórico da data, os acontecimentos do ano anterior e o caminho a seguir para Portugal em geral e para a causa monárquica. Em 2012, o Dia da Restauração deixou de ser feriado oficial do Estado português, levando Duarte Pio a pronunciar-se contra a ação, afirmando que a extinção do feriado oficial “desvaloriza o dia que deveria unir os portugueses”.

Casamento e descendentes[editar | editar código-fonte]

Casou-se, em 13 de maio de 1995, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, com Isabel Inês de Castro Curvelo de Herédia (Lisboa, 22 de novembro de 1966) e tem desta três filhos:[1]

Em 1995, o Duque casou-se com Isabel Inês de Castro Curvelo de Herédia , empresária portuguesa e descendente da nobreza portuguesa . O casamento deles foi o primeiro casamento de um real português a acontecer em território português desde o casamento do rei Carlos I com a princesa Amélie de Orléans , em 1886. O duque e a duquesa têm três filhos, continuando assim a linhagem dos Braganças, já que nenhum dos dois os irmãos do duque se casaram ou tiveram filhos. O Duque de Bragança é cidadão português, de nascimento, e timorense devido aos elevados serviços prestados ao país.

Títulos, estilos e condecorações[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • Desde 24 de dezembro de 1976: Sua Alteza Real, o Duque de Bragança

Condecorações[editar | editar código-fonte]

Genealogia[editar | editar código-fonte]

D. João VI
Rei de Portugal
(1767–1826)
D. Pedro IV
Rei de Portugal
Imperador do Brasil
(1798–1834)
D. Miguel I
Rei de Portugal
(1802–1866)
D. Pedro II
Imperador do Brasil
(1825–1891)
D. Miguel Januário de Bragança
Duque de Bragança
(1853–1927)
D. Isabel
Princesa Imperial do Brasil
(1846–1921)
D. Pedro de Alcântara
Príncipe do Grão-Pará
(1875–1940)
D. Maria Francisca
Princesa de Orléans e Bragança
(1914–1968)
D. Duarte Nuno de Bragança
Duque de Bragança
(1907–1976)
D. Duarte Pio, Duque de Bragança
(n. 1945)

Referências

  1. «D. Duarte Pio de Bragança e D. Isabel de Herédia comemoram 20º aniversário de casamento». Lux. Consultado em 22 de janeiro de 2016 
  2. Blog Família Real Portuguesa
  3. «Illustrious Royal Order of Saint Januarius - Sacred Military Constantinian Order of Saint George» (em inglês). Consultado em 15 de maio de 2021 
  4. 4,0 4,1 4,2 Casa Bourbon Duas Sicílias
  5. Família Real Juguslava
  6. «Ordem Real e Hachemita da Pérola do Real Sultanato de Sulu». Consultado em 24 de julho de 2018. Arquivado do original em 31 de janeiro de 2018 
  7. «Decreto Presidente 7/2012». Consultado em 11 de abril de 2019. Arquivado do original em 15 de novembro de 2015 
  8. «Ordem Constantiniana». Consultado em 24 de julho de 2018. Arquivado do original em 23 de setembro de 2015 
  9. «Site da Ordem Constantiniana». Consultado em 24 de julho de 2018. Arquivado do original em 23 de setembro de 2015 

Notas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Duarte Pio
Casa de Bragança
Precedido por
Duarte Nuno

Chefe da Casa Real Portuguesa
24 de dezembro de 1976 – presente
-