Constantino II da Grécia

Fonte: Monarquia Wiki
Constantino II
Constantino II da Grécia
Constantino em 2010.
Rei da Grécia
Reinado 6 de março de 1964
a 1 de junho de 1973
Coroação 7 de março de 1964
Predecessor Paulo I
Sucessor Monarquia Abolida
Nascimento 2 de junho de 1940
  Palácio de Psykhikó, Atenas, Reino da Grécia
Morte 10 de janeiro de 2023 (82 anos)
  Hospital Hygeia, Atenas, República da Grécia
Sepultado em 16 de janeiro de 2023,
Cemitério Real de Tatoi, Palácio de Tatoi, Atenas, Grécia
Esposa Ana Maria da Dinamarca (1964–2023)
Descendência Alexia da Grécia e Dinamarca
Paulo, Príncipe Herdeiro
Nicolau da Grécia e Dinamarca
Teodora da Grécia e Dinamarca
Filipe da Grécia e Dinamarca
Casa Eslésvico-Holsácia-
Sonderburgo-Glucksburgo
Pai Paulo I da Grécia
Mãe Frederica de Hanôver
Religião Igreja Ortodoxa Grega
Brasão

Constantino II (grego: Κωνσταντίνος Βʹ; Palácio de Psykhikó, 2 de junho de 1940Hospital Hygeia, 10 de janeiro de 2023) foi o último rei da Grécia, reinando de 6 de março de 1964 até a abolição da monarquia grega em 1 de junho de 1973.

Sendo descendente de dinamarqueses, ele também nasceu como um príncipe da Dinamarca. Como sua família foi forçada ao exílio durante a Segunda Guerra Mundial, ele passou os primeiros anos de sua infância no Egito e na África do Sul. Ele voltou para a Grécia com sua família em 1946 durante a guerra civil. Depois que o tio de Constantino, Jorge II , morreu em 1947, Paulo tornou-se o novo rei e Constantino o príncipe herdeiro. Quando jovem, Constantine era um marinheiro competitivoe olímpico, conquistando a medalha de ouro nas Olimpíadas de Roma em 1960 na classe Dragão junto com Odysseus Eskitzoglou e George Zaimis no iate Nireus . A partir de 1964, ele serviu no Comitê Olímpico Internacional.

Constantino assumiu o cargo de rei após a morte de seu pai em 1964. Mais tarde naquele ano, ele se casou com a princesa Anne-Marie da Dinamarca, com quem teve cinco filhos. Embora a ascensão do jovem monarca tenha sido inicialmente considerada auspiciosa, o seu reinado conheceu uma instabilidade política que culminou no Golpe dos Coronéis de 21 de abril de 1967. O golpe deixou Constantino, como chefe de estado, com pouco espaço de manobra, uma vez que não tinha forças militares leais com as quais contar. Assim, ele concordou relutantemente em inaugurar a junta com a condição de que ela fosse composta em grande parte por ministros civis. Em 13 de dezembro de 1967, Constantino foi forçado a fugir do país, após um contragolpe malsucedido contra a junta.

Referências

Notas