Carlota de Gales (2015)

Fonte: Monarquia Wiki
Carlota
Carlota de Gales (2015)
Nascimento 2 de maio de 2015 (8 anos)
  Hospital de St. Mary, Londres, Reino Unido
Nome completo  
pt: Carlota Isabel Diana

en: Charlotte Elizabeth Diana

Casa Windsor
Pai Guilherme, Príncipe de Gales
Mãe Catherine Elizabeth Middleton
Irmãos Jorge de Gales
Luís de Gales
Religião Anglicanismo

Charlotte de Gales (Charlotte Elizabeth Diana; Hospital de St. Mary, Londres, 2 de maio de 2015) é membro da família real britânica. Ela é a segunda filha e filha única de William, Príncipe de Gales, e Catarina, Princesa de Gales. Como neta do rei Carlos III, ela é a terceira na linha de sucessão ao trono britânico.

Charlotte é uma princesa britânica com o estilo oficial e o título de "Sua Alteza Real Princesa Charlotte de Gales". Antes de seu pai ser nomeado príncipe de Gales em 9 de setembro de 2022, Charlotte era chamada de "Sua Alteza Real, a princesa Charlotte de Cambridge".

Nascimento[editar | editar código-fonte]

A princesa Charlotte nasceu em 2 de maio de 2015 na ala Lindo do St Mary's Hospital, em Londres, às 08:34 BST, durante o reinado de sua bisavó, a rainha Elizabeth II, como segunda filha do duque e da duquesa de Cambridge. Vários pontos de referência foram iluminados em rosa para marcar seu nascimento, incluindo a Tower Bridge, a London Eye e as fontes da Trafalgar Square; também houve salvas de tiros no Hyde Park e na Torre de Londres. Em 4 de maio, seu nome foi anunciado como Charlotte Elizabeth Diana, em homenagem a seu avô Charles ("Charlotte" sendo uma forma feminina de "Charles"), sua bisavó e sua avó Diana, Princesa de Gales. Ela foi carinhosamente chamada de "Lottie" e "Mignonette" por seus pais.

Educação[editar | editar código-fonte]

Em 5 de julho de 2015, Charlotte foi batizada pelo Arcebispo de Canterbury na Igreja de Santa Maria Madalena, Sandringham, a mesma igreja onde sua avó paterna foi batizada em 1961. Seus padrinhos são os primos de seus pais, Laura Fellowes e Adam Middleton, e os amigos da família Thomas van Straubenzee, James Meade e Sophie Carter. A princesa Charlotte usou o vestido de batizado real, e a cerimônia usou o Lily Font, que foi feito para a princesa Victoria, com água do rio Jordão.

A família morou em Anmer Hall em Norfolk durante a infância de Charlotte, antes de se mudar para o Palácio de Kensington em 2017. Em 2022, a família mudou-se para Adelaide Cottage em Windsor Home Park. Em 8 de setembro de 2022, a bisavó de Charlotte, Elizabeth II, morreu e foi sucedida como monarca por seu avô, Carlos III. Como tal, Charlotte tornou-se a terceira na linha de sucessão ao trono. No dia seguinte, os pais de Charlotte foram nomeados Príncipe e Princesa de Gales, dando-lhe o novo título de "Princesa Charlotte de Gales".

Educação[editar | editar código-fonte]

Charlotte começou seus estudos na Willcocks Nursery School, perto da casa de sua família no Kensington Palace, em janeiro de 2018. Ela se juntou a seu irmão Prince George na Thomas's School em Battersea em setembro de 2019, onde era conhecida como Charlotte Cambridge. Charlotte e seus irmãos começaram a frequentar Lambrook, uma escola preparatória independente em Berkshire em setembro de 2022.

Aparições oficiais[editar | editar código-fonte]

Em 11 de junho de 2016, ela fez sua primeira aparição pública, que foi na sacada do Palácio de Buckingham durante o Trooping the Color. Ela acompanhou seus pais e irmão mais velho, George, em sua viagem real ao Canadá em setembro de 2016 e em sua visita diplomática à Polônia e Alemanha em julho de 2017. Em dezembro de 2019, Charlotte e George compareceram seu primeiro culto do dia de Natal em Sandringham em Santa Maria Madalena.

Em março de 2020, ela se juntou a seus irmãos, George e Louis, em um vídeo online para aplaudir os principais trabalhadores durante a pandemia de coronavírus. Em setembro de 2020, eles conheceram David Attenborough ; O Palácio de Kensington posteriormente divulgou um vídeo deles fazendo perguntas a Attenborough sobre a conservação ambiental. Em 11 de dezembro de 2020, as crianças fizeram sua primeira aparição no tapete vermelho acompanhando seus pais ao London Palladium para uma apresentação de uma pantomima realizada para agradecer aos principais trabalhadores por seus esforços durante a pandemia. Em 20 de junho de 2021, Charlotte e George acompanharam seu pai para iniciar uma corrida de meia maratona do Dia dos Pais para o evento Run Sandringham em Sandringham Estate.

Em 29 de março de 2022, Charlotte acompanhou seus pais e irmão mais velho a um serviço de ação de graças pela vida do falecido príncipe Philip, duque de Edimburgo. Em 2 de junho de 2022, durante o fim de semana de comemoração do Jubileu de Platina de sua bisavó, Charlotte e seus irmãos fizeram sua estreia na procissão da carruagem Trooping the Color. A procissão foi seguida por um sobrevoo, durante o qual todas as três crianças de Cambridge se juntaram a seus pais, a rainha e outros membros da realeza que trabalhavam na sacada do Palácio de Buckingham. Alguns dias depois, em 4 de junho, Charlotte e George fizeram sua primeira visita oficial ao País de Gales com seus pais, onde assistiram aos ensaios do concerto no Castelo de Cardiff, parte das comemorações do Jubileu de Platina. Mais tarde naquele mesmo dia, Charlotte e George acompanharam seus pais à Platinum Party no Palace.

No dia seguinte, 5 de junho, Charlotte compareceu ao Platinum Jubilee Pageant com seus pais e irmãos. Após o concurso, ela se juntou a seus pais, irmãos, a rainha, o príncipe de Gales e a duquesa da Cornualha na sacada do Palácio de Buckingham. Em 19 de setembro de 2022, Charlotte e seu irmão mais velho, o príncipe George, acompanharam seus pais ao funeral de estado de sua bisavó paterna, a rainha Elizabeth II.

Na mídia[editar | editar código-fonte]

Apesar dos esforços de seus pais para proteger seus filhos da imprensa, cada fotografia ou aparição pública de Charlotte causou um frenesi na mídia. De acordo com estatísticas de compras e pesquisas entre os pais, Charlotte é um ícone de estilo infantil importante. Os varejistas, principalmente de roupas, se beneficiam muito com a exibição de seus produtos nas fotos da princesa. O fenômeno foi referido como o "efeito Princesa Charlotte" ou "efeito Charlotte". Brand Finance estimou que ela valerá mais de £ 3 bilhões para a economia britânica ao longo de sua vida. Em julho de 2018, Reader's Digestavaliou-a em $ 5 bilhões ou £ 3,8 bilhões.

Título e estilos[editar | editar código-fonte]

Sucessão[editar | editar código-fonte]

Charlotte é a terceira na linha de sucessão ao trono britânico, depois do pai e do irmão mais velho. Devido à implementação do Acordo de Perth, que substituiu a primogenitura de preferência masculina pela primogenitura absoluta, ela não desceu na linha de sucessão quando seu irmão mais novo, o príncipe Louis, nasceu em 23 de abril de 2018; isso a torna a primeira princesa britânica a ficar acima de um irmão na linha de sucessão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

Referências