Beatriz do Reino Unido

Fonte: Monarquia Wiki
 Nota: Para Beatriz do Reino Unido, filha do príncipe André, Duque de Iorque, veja Beatriz do Reino Unido (1988).
Beatriz
Princesa do Reino Unido
Princesa de Battenberg
Beatriz do Reino Unido
Nascimento 14 de abril de 1857
  Palácio de Buckingham, Londres, Reino Unido
Morte 26 de outubro de 1944 (87 anos)
  Brantridge Park, Balcombe, Sussex, Reino Unido
Sepultado em 28 de agosto de 1945, Igreja de Santa Mildrith, Whippingham, Ilha de Wight, Reino Unido
Nome completo Beatriz Maria Vitória Teodora
Marido Henrique de Battenberg
Descendência Alexandre de Battenberg
Vitória Eugênia de Battenberg
Leopoldo de Battenberg
Maurício de Battenberg
Casa Saxe-Coburgo-Gota (nascimento)
Battenberg (casamento)
Pai Alberto de Saxe-Coburgo-Gota
Mãe Vitória do Reino Unido
Religião Anglicanismo

Beatrice (Beatrice Mary Victoria Feodore; 14 de abril de 1857 - 26 de outubro de 1944), mais tarde princesa Henrique de Battenberg, foi a quinta filha e filha mais nova da rainha Vitória e do príncipe Alberto. Beatrice também foi a última filha da rainha Vitória a morrer, quase 66 anos depois da primeira, sua irmã mais velha, Alice.

A infância de Beatrice coincidiu com a dor da rainha Vitória após a morte de seu marido em 14 de dezembro de 1861. Quando suas irmãs mais velhas se casaram e deixaram sua mãe, a rainha passou a contar com a companhia de sua filha mais nova, a quem ela chamava de "bebê" na maior parte do tempo. a infância dela. Beatrice foi criada para ficar sempre com a mãe e logo se resignou ao seu destino. A rainha estava tão contra o casamento de sua filha mais nova que se recusou a discutir a possibilidade. No entanto, muitos pretendentes foram apresentados, incluindo Luís Napoleão, príncipe imperial, filho do exilado imperador Napoleão III da França, e Luís IV, grão-duque de Hesse, viúvo da irmã mais velha de Beatrice, Alice. Ela foi atraída pelo Príncipe Imperial e falava-se de um possível casamento, mas ele foi morto na Guerra Anglo-Zulu em 1879.

Referências

Notas