Antônio, Príncipe Imperial do Brasil

Fonte: Monarquia Wiki
Antônio
O Príncipe Imperial em 2021.
Príncipe Imperial do Brasil (mais)
Nascimento 24 de junho de 1950 (74 anos)
  Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Nome completo  
Antonio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga
Esposa Cristina Maria Isabel (c. 1981)
Descendência
Herdeiro Rafael, Príncipe do Grão-Pará
Casa Orleans e Bragança
Pai Pedro Henrique, Príncipe do Brasil
Mãe Maria Isabel da Baviera
Religião Catolicismo
Assinatura Assinatura de Antônio

Antônio, Príncipe Imperial do Brasil (Antonio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga; Rio de Janeiro, 24 de junho de 1950) é o herdeiro presuntivo do trono brasileiro, como irmão de Bertrand. Ele é filho de Pedro Henrique, Príncipe do Brasil e da princesa Maria Isabel da Baviera. Sendo neto de Luís, Príncipe Imperial do Brasil, bisneto da imperatriz Isabel I e tataraneto do imperador Pedro II.

Antônio é o atual titular do título Príncipe Imperial do Brasil de acordo com as reivindicações disputadas do ramo Vassouras (ramo da família imperial brasileira), sendo o segundo na linha de sucessão ao trono brasileiro como herdeiro de seu irmão mais velho, Bertrand, Príncipe do Brasil. Ele também é engenheiro e pintor aposentado. Ativo na promoção da causa da restauração da monarquia no Brasil, Príncipe Antônio representa a Família imperial brasileira na maioria dos eventos que acontecem no Rio de Janeiro, onde mora, tendo ocasionalmente representado também na Europa e percorrido o país em campanhas monarquistas. Menos franco do que seus irmãos mais velhos em questões políticas e controversas, o príncipe Antonio é frequentemente visto como uma alternativa menos conservadora em quem alguns monarquistas depositam sua confiança.

Antônio se casou em 26 de setembro de 1981, com a princesa Christine Marie Elisabeth, uma nobre da Casa de Ligne da Bélgica. O casamento aconteceu na Igreja de Saint-Pierre, em Beloeil, na Bélgica, e foi celebrado pelo Núncio Apostólico em Bruxelas. Em 1983, nasceu o primeiro filho do casal, o príncipe Pedro Luiz Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, que morreu em 2009, no Voo Air France 447 no Oceano Atlântico. Em 1984, nasceu o segundo filho do casal, a princesa Amélia Maria de Fátima Josefa Antônia Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga, que renunciou seu lugar na linha de sucessão ao trono brasileiro, ao se casar com Alexandre James Spearman. Em 1986, nasceu o terceiro e penúltimo filho do casal, o príncipe Rafael Antonio Maria José Francisco Miguel Gabriel Gonzaga, o atual Príncipe do Grão-Pará e herdeiro de Antônio. Em 1989, nasceu Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga, a última filha do casal.

Nascimento e infância[editar | editar código-fonte]

Príncipe Antônio na década de 50.
Príncipe Antônio e sua irmã, Eleonora, Princesa de Ligne.

Antônio nasceu no Rio de Janeiro, o sexto filho do príncipe herdeiro Pedro Henrique do Brasil e de sua esposa, a princesa Maria Isabel da Baviera. Passou a infância em uma confortável propriedade na cidade de Jacarezinho, no Paraná, e depois sua família mudou-se para um palácio na cidade de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro.

Educação e formação[editar | editar código-fonte]

Antonio estudou no Colégio (Jacarezinho) e no Colégio Vassouras (Vassouras). Em 1976, concluiu o curso de Engenharia Civil da Universidade de Barra do Piraí (atual Centro Universitário Geraldo Di Biasi), no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Atividade profissional[editar | editar código-fonte]

Trabalhou como engenheiro na Construtora Adolpho Lindenberg, onde ingressou ainda como estagiário, e na Nuclebrás Engenharia S.A. (atual Eletrobrás Eletronuclear), empresa de capital misto, formada pela empresa brasileira Nuclebrás e a alemã KWU. Trabalhou depois na Assessoria da Presidência da Varig Agropecuária S.A. e na área comercial de diferentes divisões do Grupo Belga-Mineiro. Atualmente é aposentado.

Além de português, o Príncipe fala fluentemente francês e compreende bem alemão e inglês.

Como pintor[editar | editar código-fonte]

Antônio em uma fotografia, ao fundo, seu tataravô, o imperador Pedro II do Brasil.

Antônio é um artista, geralmente pintando paisagens em aquarela retratando prédios, sítios e fazendas típicas do Brasil colonial.

1999[editar | editar código-fonte]

Em maio de 1999 realizou a exposição "A Herança Portuguesa no Brasil Colonial" no Parque de Ipanema, em Portugal.

2001[editar | editar código-fonte]

Em 2001 realizou exposições em Curitiba e Joinville. Seu trabalho também foi exposto no Palácio de Cristal em Petrópolis, no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, na Galeria Quadrante e no Museu da Casa Brasileira em São Paulo.

Vida pessoal e passatempos[editar | editar código-fonte]

Antonio é um grande apreciador do golfe e do futebol, torcendo, neste último esporte, assim como toda a Família Imperial, pelo Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro.

Em seus momentos de descanso, o príncipe tem o hábito de ler livros e assistir documentários a respeito de temas históricos e religiosos.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Antônio e sua esposa, a princesa Cristina de Ligne.

Em 1981, ele se casou com a princesa Christine de Ligne, filha de Antoine, 13º príncipe de Ligne (chefe de uma das principais famílias nobres da Bélgica) e sua esposa, a princesa Alix de Luxemburgo.

A cerimônia civil ocorreu em 25 de setembro e a religiosa em 26 de setembro, ambas em Belœil.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Antônio e sua esposa, a princesa Cristina de Ligne, junto aos seus 4 filhos: Pedro Luiz do Brasil, Amélia Maria do Brasil, Rafael, Príncipe do Grão-Pará e Maria Gabriela do Brasil.

Da união com a princesa Cristina de Ligne, nasceram:

Imagem Nome Nascimento Morte Notas
Pedro Luiz do Brasil 12 de janeiro de 1983 1 de junho de 2009 (26 anos)
Amélia Maria do Brasil 15 de março de 1984 (40 anos) viva Casou-se com Alexandre James Spearman. Com descendência.
Rafael, Príncipe do Grão-Pará 24 de abril de 1986 (38 anos) vivo
Maria Gabriela do Brasil 8 de junho de 1989 (35 anos) viva

Antônio mora com a família em Petrópolis.

Reivindicações dinásticas[editar | editar código-fonte]

O irmão mais velho de Dom Antônio é Bertrand, príncipe do Brasil, atual chefe da família imperial brasileira e, do ponto de vista monárquico, imperador de jure Bertrand I do Brasil.

Antônio junto com seu irmão, Bertrand, Príncipe do Brasil.

Após a morte de seu irmão mais velho Luiz, Príncipe do Brasil, o Príncipe Bertrand tornou-se Chefe da Casa Imperial e Antônio, como herdeiro presuntivo ao trono, sucedeu automaticamente como Príncipe Imperial se seu irmão mais velho estivesse realmente reinando, e que frequentemente recebe esse estilo nos círculos monarquistas.

Apesar de ser o sexto irmão, Antônio segue Bertrand na ordem sucessória porque três irmãos mais velhos renunciaram às suas reivindicações ao trono para se casar com plebeus. Alguns monarquistas brasileiros consideram o casamento do Príncipe Antônio com a princesa Christine de Ligne como uma mésalliance ou morganática, já que os Príncipes de Ligne nunca foram uma família soberana, nem uma família mediatizada.

Títulos, estilos e honras[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 24 de junho de 1950 – 9 de julho de 2022: Sua Alteza Imperial e Alteza Real o Príncipe Antônio do Brasil
  • 15 de julho de 2022 – presente: Sua Alteza Imperial e Alteza Real o Príncipe Imperial do Brasil'

Seu título completo é: "Sua Alteza Imperial e Real o Principe Dom Antonio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, Príncipe do Brasil, Príncipe de Orleans e Bragança"

Honras[editar | editar código-fonte]

Enquanto membro da Casa de Orléans-Braganza, é destinatário das seguintes ordens:

É destinatário das seguintes encomendas estrangeiras:

  • Castroan Família Real das Duas Sicílias: Grã-Cruz da Sagrada Militar Constantino Ordem de São Jorge

Ancestralidade[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome new

A Monarquia Wiki possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Antônio, Príncipe Imperial do Brasil
Antônio, Príncipe Imperial do Brasil
Ramo cadete da Casa de Orléans
Nascimento: 24 de junho de 1950
Realeza brasileira
Precedido por Príncipe Imperial do Brasil
Reivindicação da Ramo de Vassouras

9 de julho de 2022 - presente
Titular
Herdeiro:
Príncipe Rafael

Precedido por
Bertrand do Brasil
Linha de sucessão ao trono brasileiro
2.º
Sucedido por
Rafael, Príncipe do Grão-Pará