Amélia Maria de Orleans e Bragança

Fonte: Monarquia Wiki
Amélia
Baronesa Spearman
Amélia Maria de Orleans e Bragança
A princesa Amélia em 2023.
Nascimento 15 de março de 1984 (40 anos)
  Bruxelas, Bélgica
Nome completo  
Amélia Maria de Fátima Josefa Antônia Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga
Marido Alexandre James Spearman (c. 2014)
Descendência
Casa Orléans e Bragança
Dinastia Bragança
Pai Antônio, Príncipe Imperial do Brasil
Mãe Cristina, Princesa Imperial do Brasil
Religião Catolicismo

Amélia, Baronesa Spearman (nascida Amélia Maria de Fátima Josefa Antônia Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga; Bruxelas, 15 de março de 1984) é uma arquiteta e designer de interiores brasileira, descendente da família imperial brasileira. Ela é filha dos príncipes imperiais do Brasil, Antônio e Cristina, e sobrinha do príncipe Bertrand, atual chefe da Casa Imperial do Brasil.

Amélia iniciou seus estudos no Instituto Social São José e no Colégio Ipiranga em Petrópolis, onde seus pais moravam em um palacete. Depois, frequentou o curso de arquitetura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ela trabalhou em várias empresas de arquitetura e design, tanto no Brasil quanto no exterior.

Em 15 de agosto de 2014, ela se casou com Alexandre James Spearman, um empresário escocês, na Capela Imperial de Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro. O casamento foi celebrado pelo padre Jorjão, que recebeu uma bênção especial do papa Francisco para o casal. A noiva usou uma tiara de sua família materna, a Casa Principesca de Ligne, e um vestido inspirado no de Grace Kelly, que também inspirou Catarina, Princesa de Gales em seu casamento com o príncipe Guilherme, Príncipe de Gales. O noivo usou um fraque com calças na tradição escocesa, usando o xadrez exclusivo do clã Spearman. Amélia e Alexander têm dois filhos: Alexandre Joaquim Pedro Spearman, nascido em 2016, e Nicholas Rafael Spearman, nascido em 2018. Eles vivem atualmente em Londres, na Reino Unido. Amélia renunciou aos seus direitos dinásticos e ao título principesco brasileiro ao se casar, embora isso não seja legalmente permitido pela constituição monárquica do Brasil sem a aprovação parlamentar. Ela recebeu o título de baronesa Spearman por seu marido, que é o 11º Barão Spearman, um título nobiliárquico britânico criado em 1661. Ela era a 5ª na linha de sucessão ao trono brasileiro até renunciar aos seus direitos ao trono ao se casar.

Nascimento e infância[editar | editar código-fonte]

A princesa Amélia nasceu em Bruxelas, na Bélgica, como a filha mais velha do príncipe Antônio do Brasil e da princesa Cristina de Ligne. Por parte de pai, é tataraneta da imperatriz Isabel I do Brasil, enquanto por parte de mãe, é bisneta de Carlota, grã-duquesa de Luxemburgo. Atualmente, ela ocupa a quinta posição nas linhas legitimistas de sucessão ao extinto trono brasileiro, que atualmente é chefiado por seu tio Bertrand, Príncipe do Brasil.

Formação[editar | editar código-fonte]

Iniciou seus estudos no Instituto Social São José e no Colégio Ipiranga em Petrópolis , onde seus pais moravam em um palacete. Tardiamente, frequentou o curso de arquitetura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ela trabalhou em muitas empresas; Foi arquiteta e designer de interiores no Marcia Muller Arquitetura no Rio de Janeiro de 2007 a 2008, arquiteta e coordenadora de ampliações no Brasil Estudio Lamela em Madrid de 2008 a 2010, atelier de arquiteta no Architecture Frédéric de Bonhome sprl em Bruxelas em 2012 e arquiteta e designer de interiores naCamu & Morrison em Londres de 2012 a 2014. Atualmente, ela é freelancer.

Casamento e descendentes[editar | editar código-fonte]

A princesa Amélia casou-se na Capela Imperial de Nossa Senhora do Carmo, Rio de Janeiro, em 16 de julho de 2014, com Alexander James Spearman (nascido em Perth, Escócia, 27 de março de 1984), da casa dos baronetes Spearman. O casamento foi amplamente notado como o casamento real nas Américas e contou com a presença de membros da Família Imperial Austríaca, Família Real Portuguesa, Família Real Bi-siciliana, Família Real Belga, etc.

O casal tem dois filhos:

Títulos, estilos e honras[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 8 de junho de 1989 – 16 de julho de 2014: Sua Alteza Real Princesa Amélia do Brasil, Princesa de Orleáns-Braganza
  • 16 de julho de 2014 – presente: Sua Alteza Real Princesa Amélia de Orleáns-Braganza

Com o casamento, a princesa Amélia foi "obrigada" a renunciar aos seus títulos e direitos brasileiros pelo chefe da família em 16 de julho de 2014. No entanto, tal ato não é previsto pela constituição monárquica de 1824 sem aprovação parlamentar e, portanto, é inconstitucional, nulo e sem efeito.

Honras[editar | editar código-fonte]

Como membro da Casa de Orléans-Braganza, ela é destinatário dos seguintes despachos:

  • : Grã-Cruz da Imperial Ordem da Rosa

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]