Alexandre da Grécia

Fonte: Monarquia Wiki
Alexandre I
Rei dos Helenos
Alexandre da Grécia
Rei Alexandre I da Grécia
Rei da Grécia
Reinado 11 de junho de 1917
a 25 de outubro de 1920
Predecessor Constantino I
Sucessor Constantino I
 
Nascimento 1 de agosto de 1893
  Palácio Real de Tatoi, Atenas, Reino da Grécia
Morte 25 de outubro de 1920 (27 anos)
Sepultado em 29 de outubro de 1920, Cemitério Real de Tatoi, Atenas, Reino da Grécia
Esposa Aspasia Manos
Descendência Alexandra da Grécia e Dinamarca
Casa Eslésvico-Holsácia-
Sonderburgo-Glucksburgo
Pai Constantino I da Grécia
Mãe Sofia da Prússia
Religião Ortodoxa Grega
Brasão

Alexandre (grego: Αλέξανδρος, Aléxandros; 1º de agosto de 1893 — 25 de outubro de 1920) foi Rei da Grécia de 11 de junho de 1917 até sua morte em 1920.

O segundo filho do Rei Constantino I, Alexandre nasceu no palácio de verão de Tatoi nos arredores de Athens. Ele sucedeu seu pai em 1917, durante Primeira Guerra Mundial, depois que a Entente Powers e os seguidores de Eleftherios Venizelos empurraram o rei Constantino e seu filho mais velho, Príncipe herdeiro Jorge, para o exílio. Sem nenhuma experiência política real, o novo rei foi destituído de seus poderes pelos Venizelistas e efetivamente preso em seu próprio palácio. Sob seu reinado, a extensão territorial da Grécia aumentou consideravelmente, após a vitória da Entente e seus Aliados na Primeira Guerra Mundial e nos estágios iniciais da Guerra Greco-Turca de 1919–1922.

Alexandre casou-se controversamente com a plebeia Aspasia Manos em 1919, provocando um grande escândalo que forçou o casal a deixar a Grécia por vários meses. Logo depois de retornar à Grécia com sua esposa, Alexandre foi mordido por um macaco de Barbary doméstico e morreu aos 27 anos de sepse. A morte repentina do soberano levantou dúvidas sobre a sobrevivência da monarquia e contribuiu para a queda do regime venizelista. Após uma eleição geral e um referendo, Constantino I foi restaurado ao trono.

Notas

Referências