Alexandre da Iugoslávia

Fonte: Monarquia Wiki
Alexandre
Alexandre da Iugoslávia
Chefe da Casa de Karađorđević
Reinado 3 de novembro de 1970 – atualidade
Antecessor(a) Pedro II
 
Nascimento 17 de julho de 1945 (79 anos)
  Claridge's Hotel, Londres, Reino Unido
Cônjuge Maria da Glória, Duquesa de Sergobe (1972–1985)
Caterina Batis (1985– presente)
Descendência Pedro da Iugoslávia
Felipe da Iugoslávia
Alexandre da Iugoslávia
Casa Karađorđević
Pai Pedro II da Iugoslávia
Mãe Alexandra da Grécia e Dinamarca
Religião Ortodoxa Sérvia
Brasão

Alexandre da Iugoslávia (em sérvio: Александар Карађорђевић, Престолонаследник Југославије; Claridge's Hotel, Londres, 17 de julho de 1945), é o chefe da Casa de Karađorđević, a antiga casa real do extinto Reino da Iugoslávia, filho único do rei Pedro II e de sua esposa, a princesa Alexandra da Grécia e Dinamarca.

Ele ocupou o cargo de príncipe herdeiro na Iugoslávia durante os primeiros quatro meses e meio de sua vida, desde seu nascimento até a declaração da República Popular Federal da Iugoslávia mais tarde, em 1945. Em público, ele reivindica o título real coroado de "Alexandre II Karađorđević". A monarquia foi posteriormente abolida em novembro de 1945, quando a Iugoslávia foi renomeada como República Popular Federal da Iugoslávia, quando um governo comunista foi estabelecido.

Nascido e criado no Reino Unido, ele mantém relações estreitas com seus parentes da família real britânica. Seus padrinhos foram o rei Jorge VI do Reino Unido e sua filha, a então princesa Elizabeth (mais tarde rainha Elizabeth II). Por meio de seu pai, Alexandre é descendente direto da rainha Vitória do Reino Unido, por meio de seu trisavô, o príncipe Alfredo, Duque de Saxe-Coburgo e Gota, o segundo filho mais velho de Vitória. Maternalmente, ele também é descendente direto da rainha Vitória, por meio de sua tataravó Vitória, Imperatriz da Alemanha, filha mais velha de Vitória. Alexander é conhecido por seu apoio ao monarquismo e seu trabalho humanitário.

Estado de nascimento[editar | editar código-fonte]

Tal como aconteceu com muitos outros monarcas europeus durante a Segunda Guerra Mundial , o rei Pedro II deixou seu país para estabelecer um governo no exílio. [1] Ele deixou a Iugoslávia em abril de 1941 e chegou a Londres em junho de 1941. As Forças Armadas Reais Iugoslavas capitularam em 18 de abril.

Após a Conferência de Teerã , os Aliados mudaram o apoio dos chetniks monarquistas para os guerrilheiros liderados pelos comunistas. Comentando sobre o evento e o que aconteceu com seu pai, o príncipe herdeiro Alexander disse: "Ele [Pedro II] era muito hetero. Ele não podia acreditar que seus aliados - a poderosa democracia americana e seus parentes e amigos em Londres - pudessem matá-lo. Mas foi exatamente isso que aconteceu". Em junho de 1944, Ivan Šubašić , o primeiro-ministro monarquista, e Josip Broz Tito , o líder partidário comunista, assinaram um acordo que foi uma tentativa de fundir o governo real e comunistamovimento.

Em 29 de novembro de 1943, AVNOJ (formado pelos guerrilheiros) declarou-se o governo comunista soberano da Iugoslávia e anunciou que retiraria todos os direitos legais do governo real. Em 10 de agosto de 1945, menos de um mês após o nascimento de Alexander, AVNOJ nomeou o país como Iugoslávia Federal Democrática. Em 29 de novembro de 1945, o país foi declarado uma república comunista e mudou seu nome para República Federal Popular da Iugoslávia.

Em 1947, todos os membros da família de Alexandre, exceto seu tio-avô, o príncipe George, foram privados de sua cidadania iugoslava e suas propriedades foram confiscadas.

Em 8 de julho de 2015, o Tribunal Superior de Belgrado considerou nulo o decreto 392, emitido pela Presidência do Presidium da Assembleia Nacional em 3 de agosto de 1947, que privou o rei Pedro II e outros membros da Casa de Karađorđević de sua cidadania e nulo desde o momento de sua adoção, nas partes pertencentes ao príncipe herdeiro Alexander, e que todas as suas consequências legais são, portanto, nulas e sem efeito.

Nascimento e infância[editar | editar código-fonte]

Alexander nasceu na Suite 212 do Claridge's Hotel em Brook Street, Mayfair, Londres. Diz-se que o governo britânico cedeu temporariamente a soberania sobre a suíte em que ocorreu o nascimento para a Iugoslávia, para que o príncipe herdeiro nascesse em território iugoslavo, embora a história possa ser apócrifa, pois não existe nenhum documentário registro disso. Outra parte da história diz que uma caixa de terra da pátria foi colocada debaixo da cama, para que o príncipe pudesse nascer em solo iugoslavo.

Ele era o único filho do rei Pedro II e da rainha Alexandra da Iugoslávia . Ele foi batizado em 24 de outubro de 1945 na Abadia de Westminster. Seus padrinhos eram membros da família real britânica, o rei George VI e a princesa Elizabeth, que mais tarde se tornou a rainha Elizabeth II.

Seus pais eram relativamente incapazes de cuidar dele, devido a seus vários problemas de saúde e financeiros, então Alexandre foi criado por sua avó materna, a princesa Aspásia da Grécia e Dinamarca. Ele foi educado na Trinity School, Institut Le Rosey, Culver Military Academy, Gordonstoun, Millfield e Mons Officer Cadet School, Aldershot, e seguiu carreira no exército britânico.

Serviço militar[editar | editar código-fonte]

Alexander se formou na Royal Military Academy Sandhurst em 1966 e foi comissionado como oficial no 16º/5º Regimento de Lanceiros Reais da Rainha do Exército Britânico, chegando ao posto de capitão. Suas viagens de serviço incluíram a Alemanha Ocidental, Itália, Oriente Médio e Irlanda do Norte. Depois de deixar o exército em 1972, Alexander, que fala vários idiomas, seguiu carreira em negócios internacionais.

Primeiro casamento[editar | editar código-fonte]

Em 1º de julho de 1972, em Villamanrique de la Condesa , perto de Sevilha , Espanha, casou-se com a princesa Maria da Glória de Orléans-Bragança, da família imperial brasileira. Eles são primos duplos em quarto grau, uma vez removidos, pois ambos são descendentes do príncipe Ferdinand de Saxe-Coburg e Gotha (1785–1851) e sua esposa, a princesa Maria Antonia von Koháry (1797–1862), bem como de Pedro I, imperador do Brasil e sua esposa, a arquiduquesa Maria Leopoldina da Áustria. Eles têm três filhos: Peter (nascido em 5 de fevereiro de 1980) e gêmeos fraternos: Philip e Alexander(ambos nascidos em 15 de janeiro de 1982).

Segundo casamento[editar | editar código-fonte]

Alexandre e Maria da Glória divorciaram-se a 19 de fevereiro de 1985. Ambos casaram pela segunda vez. Maria da Glória casou-se com Ignacio de Medina, duque de Segorbe (n. 1947), enquanto o príncipe herdeiro Alexandre casou-se com Katherine Clairy Batis, filha de Robert Batis e sua esposa, Anna Dosti, civilmente em 20 de setembro de 1985, e religiosamente no dia seguinte, na Igreja Ortodoxa Sérvia de St. Sava, Notting Hill, Londres. Desde o casamento, ela é conhecida como princesa herdeira Katherine, de acordo com o site da família real.

Retorno para a Iugoslávia[editar | editar código-fonte]

Alexander veio pela primeira vez para a Iugoslávia em 1991. Ele trabalhou ativamente com a oposição a Slobodan Milošević e mudou-se para a Iugoslávia depois que Milošević foi deposto em 2000. Em 27 de fevereiro de 2001, o parlamento da República Federal da Iugoslávia (RFJ) aprovou legislação que confere cidadania aos membros da família Karađorđević. A legislação também pode ter efetivamente anulado um decreto que despojava a família de sua cidadania da República Socialista Federal da Iugoslávia (SFRY) em 1947.

A anulação foi o tema de algum debate. Notavelmente, o FRY não foi o sucessor do SFRY; em vez disso, a RFJ era um novo estado (e foi admitido nas Nações Unidas como um novo estado nessa base). Portanto, a competência de um novo estado para anular uma ação de um estado anterior diferente foi questionada. Com efeito, a família Karađorđević teve a cidadania da RFJ conferida a eles, não "restaurada" como tal.

A legislação da RFJ também aborda a restauração de propriedade da família Karađorđević. Em março de 2001, a propriedade confiscada de sua família, incluindo palácios reais, foi devolvida para fins residenciais, com a posse da propriedade a ser decidida pelo parlamento em uma data posterior.

Ele vive desde 17 de julho de 2001 no Palácio Real (Kraljevski Dvor) em Dedinje, uma área exclusiva de Belgrado. O Palácio, que foi concluído em 1929, é uma das duas residências reais no Royal Compound; o outro é o Palácio Branco, que foi concluído em 1936.

Crença na monarquia constitucional[editar | editar código-fonte]

Alexandre é um defensor da recriação de uma monarquia constitucional na Sérvia e se vê como o rei legítimo. Ele acredita que a monarquia pode dar à Sérvia "estabilidade, continuidade e unidade".

Vários partidos e organizações políticas apóiam uma monarquia parlamentar constitucional na Sérvia. A Igreja Ortodoxa Sérvia apoiou abertamente a restauração da monarquia. O ex-primeiro-ministro sérvio assassinado Zoran Đinđić era frequentemente visto na companhia do príncipe e sua família, apoiando suas campanhas e projetos, embora seu Partido Democrata nunca tenha abraçado publicamente a monarquia.

O príncipe herdeiro Alexander prometeu ficar fora da política. Ele e a princesa Katherine passam um tempo considerável engajados em trabalhos humanitários.

O príncipe herdeiro tem, no entanto, participado cada vez mais em funções públicas ao lado dos líderes da Sérvia, das ex-repúblicas iugoslavas e membros do corpo diplomático. Em 11 de maio de 2006, ele ofereceu uma recepção no Palácio Real para os delegados de uma cúpula sobre a Sérvia e Montenegro. A recepção contou com a presença do Governador do Banco Nacional da Sérvia, além de embaixadores e diplomatas da Eslovênia, Polônia, Brasil, Japão, Estados Unidos e Áustria. Mais tarde, ele fez um discurso importante na frente dos primeiros-ministros Vojislav Koštunica e Milo Đukanović. No discurso, ele falou sobre a possível adesão da Sérvia à União Européia. Ele disse aos delegados:

Além disso, nós, na Sérvia e Montenegro, devemos levar em consideração que, qualquer que seja a forma que assumamos na União Européia, temos apenas uma escolha: trabalhar para o bem comum de todos os países membros. Também é fundamental levar em consideração que a estabilidade em nossa região será reforçada quando a Sérvia estiver em plena paz consigo mesma.

Após o referendo de independência bem-sucedido de Montenegro em 21 de maio de 2006, a recriação da monarquia sérvia encontrou seu caminho no debate político diário. Uma proposta monarquista para a nova constituição sérvia foi publicada juntamente com outras propostas. O documento aprovado em outubro de 2006 é republicano. O povo sérvio não teve chance de votar no sistema de governo.

O príncipe herdeiro levantou a questão de uma restauração real logo após a votação. Em um comunicado de imprensa emitido em 24 de maio de 2006, ele afirmou:

Foi oficialmente confirmado que o povo de Montenegro votou pela independência. Estou triste, mas desejo paz, democracia e felicidade aos nossos irmãos montenegrinos. O povo de Montenegro é nosso irmão e irmã, não importa se vivemos em um ou em dois países, assim foi e assim será para sempre.

Eu acredito fortemente em um Reino Parlamentar Constitucional da Sérvia. Novamente, precisamos nos orgulhar, uma Sérvia forte que está em paz consigo mesma e com seus vizinhos. Éramos um país orgulhoso, respeitado e feliz na época do meu bisavô, o rei Pedro I. Então, vamos conseguir! Só se tivermos uma forma de governo próxima da alma sérvia: o Reino da Sérvia.

Simplesmente, o Rei está acima da política cotidiana, ele é o guardião da unidade nacional, da estabilidade política e da continuidade do estado. Nas Monarquias Parlamentares Constitucionais o Rei é o protetor do interesse público: não há interesse pessoal ou partidário. O mais importante é o interesse da Sérvia.

Estou pronto para atender todos os nossos políticos; temos que trabalhar juntos para o bem comum da Sérvia e ser amigos em nome do futuro de nosso país. Apelo pelo fim das contínuas disputas, divisões e discussões políticas. Apelo a um debate democrático maduro no interesse da Sérvia. A Sérvia deve ter objetivos claros e realistas.

Em 2011, uma pesquisa de acesso aberto on-line do tabloide sérvio Blic mostrou que 64% dos sérvios apóiam a restauração da monarquia. Outra pesquisa em maio de 2013 teve 39% dos sérvios apoiando a monarquia, com 32% contra ela. O público também teve reservas com a aparente falta de conhecimento da língua sérvia por Alexandre. Em 27 de julho de 2015, o jornal Blic publicou uma pesquisa " Da li Srbija treba da bude monarhija? " ("Deveria a Sérvia ser uma monarquia?"); 49,8% dos entrevistados expressaram apoio à reconstituição da monarquia, 44,6% foram contra e 5,5% foram indiferentes. Em 16 de dezembro de 2017, Alexandre compareceu com sua esposa ao funeral de estado de seu primo, uma vez removido, o rei Miguel da Romênia em Bucareste, junto com outros chefes de famílias reais europeias e convidados.

Em 19 de setembro de 2022, Alexandre e sua esposa compareceram ao funeral de estado de sua madrinha, a rainha Elizabeth II.

Referências

Notas