Alexandre Georgievich Romanov

Fonte: Monarquia Wiki
Alexandre Georgievich Romanov
Nascimento 2022-10-21
Batizado 2022-11-06
Cidadania Rússia
Progenitores
Título Príncipe

Alexandre Georgievich Romanov (em inglês: Alexander Georgievich Romanoff, em russo: Александр Георгиевич Романов; 21 de outubro de 2022) é um príncipe russo e o filho mais velho e herdeiro aparente do grão-duque Jorge Mikhailovich e da princesa Victoria Romanovna. Ele também é o primeiro neto da grã-duquesa Maria Vladimirovna da Rússia, a atual pretendente ao trono imperial russo segundo as leis paulinas.

Batizado[editar | editar código-fonte]

Alexander Georgievich foi batizado em 6 de novembro de 2022, na Catedral do Cristo Salvador, em Moscou, pelo patriarca Kirill de Moscou e toda a Rússia. No batismo, ele recebeu o título de Sua Alteza Sereníssima Príncipe Alexander Georgievich da Rússia.

Sucessão[editar | editar código-fonte]

Alexander Georgievich é o terceiro na linha de sucessão ao trono imperial russo, depois de seu pai e sua avó. Ele é considerado por alguns monarquistas russos como o futuro czar Alexandre IV da Rússia. No entanto, sua posição dinástica é contestada por outros membros da família Romanov e pela Associação da Família Romanov, que não reconhecem a legitimidade dos direitos sucessórios de sua avó e seu pai. Eles argumentam que o casamento de seus bisavós, o grão-duque Vladimir Kirillovich da Rússia e a princesa Leonida Bagration-Mukhraneli, não foi igual e que sua mãe, a princesa Victoria Romanovna, não pertence à nobreza russa.

Referências