Alberto de Saxe-Coburgo-Gota
Alberto de Saxe-Coburgo e Gotha (Franz August Karl Albert Emanuel; 26 de agosto de 1819 – 14 de dezembro de 1861) foi consorte real do monarca britânico como marido da rainha Vitória desde seu casamento em 10 de fevereiro de 1840 até sua morte em 1861.
Albert nasceu no ducado saxão de Saxe-Coburg-Saalfeld em uma família ligada a muitos dos monarcas governantes da Europa. Aos 20 anos, ele se casou com sua prima Victoria; eles tiveram nove filhos. Inicialmente, ele se sentiu constrangido por seu papel de consorte, que não lhe conferia poder ou responsabilidades. Ele gradualmente desenvolveu uma reputação de apoiar causas públicas, como a reforma educacional e a abolição da escravidão em todo o mundo, e foi encarregado de administrar a casa, o escritório e as propriedades da rainha. Ele esteve fortemente envolvido com a organização da Grande Exposição de 1851, que foi um sucesso retumbante.
Victoria passou a depender cada vez mais do apoio e orientação de Albert. Ele ajudou o desenvolvimento da monarquia constitucional da Grã-Bretanha persuadindo sua esposa a ser menos partidária em seus negócios com o Parlamento - embora discordasse ativamente da política externa intervencionista adotada durante o mandato de Lord Palmerston como secretário de Relações Exteriores . Albert morreu em 1861 aos 42 anos, devastando tanto Victoria que ela entrou em profundo estado de luto e vestiu preto pelo resto de sua vida. Com sua morte em 1901, seu filho mais velho o sucedeu como Eduardo VII , o primeiro monarca britânico da Casa de Saxe-Coburg e Gotha, em homenagem à casa ducal à qual Alberto pertencia.